
História (Licenciatura)
Sobre o Curso
A História é o campo do conhecimento que estuda o passado humano em seus vários aspectos, tais como economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O historiador investiga e interpreta criticamente documentos, manuscritos, gravações, filmes, objetos, jornais, fotos, etc., buscando resgatar a memória e ampliar a compreensão dos acontecimentos.
Perfil do Profissional
Capacidade de reflexão e crítica na leitura e elaboração de textos acadêmicos, no exame de documentos, na preparação de planos de aula e em pesquisas necessárias ao exercício do magistério.
Em que trabalha o Profissional
Com licenciatura, o graduado em História está apto para dar aulas de História Geral e do Brasil para o ensino fundamental, médio e em pré-vestibulares, e aulas de Geografia para o ensino fundamental. O curso possibilita realizar pesquisas em institutos, universidades e em áreas do saber que necessitem do conhecimento histórico, produzir e avaliar material didático para o ensino presencial e a distância para editoras ou instituições de ensino. O campo é amplo também na assessoria/consultoria de cineastas e roteiristas de TV no levantamento de dados históricos para filmes de época e documentários, produção de vídeo e peças de teatro. O historiador é ainda um profissional de grande importância quando proporciona suporte cultural para profissionais de áreas afins, podendo atuar em arquivos públicos e privados, casas de cultura e museus.
Matriz Curricular
Estrutura Curricular
Curso: 00006 - HISTÓRIA
Habilitação: 1 - LICENCIADO(A) EM HISTÓRIA
Grade: 10 - GRADE 2023/1
Matriz Aplicada: 11901
PERÍODO DA DISCIPLINA | CÓDIGO DA DISCIPLINA | DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA (Hora Aula) | CARGA HORÁRIA (Hora relógio) |
1 | 151786 | Antiguidade - As origens do Homem: do paleolítico às primeiras civilizações | 40 | 33,33 |
1 | 151822 | História da África: Antiguidade, Impérios e Diásporas | 80 | 66,67 |
1 | 151831 | Introdução à História da Arte, da Imagem e do Patrimônio | 40 | 33,33 |
1 | EXT - 156374 | Introdução ao Pensamento Histórico-Filosófico | 80 | 66,67 |
1 | 150686 | Introdução ao Pensamento Teológico | 40 | 33,33 |
1 | 150841 | Métodos e Técnicas de Pesquisa | 40 | 33,33 |
1 | EXT - 156373 | Oficina de Interpretação de Textos Acadêmicos | 40 | 33,33 |
1 | 151848 | Práticas Pedagógicas Orientadas e Caracterização | 40 | 33,33 |
2 | EXT - 156375 | Diversidade Étnico Cultural | 40 | 33,33 |
2 | 151821 | História Antiga: a civilização greco-romana e as origens da cultura ocidental | 80 | 66,67 |
2 | 151823 | História da Ásia: do Oriente Médio às potências asiáticas | 40 | 33,33 |
2 | 150684 | Introdução ao Pensamento Econômico | 40 | 33,33 |
2 | EXT - 156377 | Laboratório de Ensino de História: Intersecções entre História, Cinema e Literatura | 40 | 33,33 |
2 | 150820 | Memória, Pensamento e História | 40 | 33,33 |
2 | 151840 | Oficina de Didática: Trajetória Histórica e Formação do Professor | 40 | 33,33 |
2 | 151853 | Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 40 | 33,33 |
2 | EXT - 156376 | Técnicas de Linguagem e Comunicação para Docentes | 40 | 33,33 |
3 | 151783 | Alta Idade Média: das origens à consolidação do feudalismo | 80 | 66,67 |
3 | 152704 | Brasil Colonial: Mundo Atlântico, Economia e Sociedade | 40 | 33,33 |
3 | EXT - 156378 | Introdução aos Estudos Históricos e Geográficos | 80 | 66,67 |
3 | 151839 | Oficina de Didática: Reflexões da Docência | 40 | 33,33 |
3 | 151841 | Oficina de Produção de Textos Acadêmicos | 40 | 33,33 |
3 | 151843 | Práticas e Técnicas Assistivas à Inclusão | 40 | 33,33 |
3 | 151092 | Sociologia Clássica | 80 | 66,67 |
4 | 151789 | Baixa Idade Média: a crise do feudalismo e as origens da modernidade | 80 | 66,67 |
4 | EXT - 156380 | Brasil Colonial: o extrativismo aurífelo e a crises do colonialismo | 80 | 66,67 |
4 | 152706 | Cultura e Sociedade Ameríndia | 40 | 33,33 |
4 | EXT - 156379 | Fundamentos da Ética Natural e Direitos Humanos | 40 | 33,33 |
4 | 151829 | História Moderna: A formação dos Estados absolutistas e da sociedade mercantil | 80 | 66,67 |
4 | 150876 | Oficina de Entendimento e Elaboração do Processo Avaliativo | 40 | 33,33 |
4 | 150934 | Política Educacional e Organização da Educação Brasileira | 40 | 33,33 |
5 | EXT - 156381 | América: sistema colonial e processos de independência | 80 | 66,67 |
5 | 151792 | Brasil Monárquico: Período Joanino e Primeiro Reinado | 40 | 33,33 |
5 | 151793 | Brasil Republicano: Ascensão e Queda do Liberalismo Oligárquico | 40 | 33,33 |
5 | EXT - 156382 | Contemporaneidade: liberalismo e sociedade burguesa | 80 | 66,67 |
5 | 151830 | História Moderna: As Revoluções Liberais e a Consolidação da Sociedade Capitalista | 80 | 66,67 |
5 | 151844 | Práticas Inclusivas para Surdos (LIBRAS) | 40 | 33,33 |
5 | 152733 | Práticas Pedagógicas Orientadas em História e Geografia | 40 | 33,33 |
6 | 150046 | Ambiente e Sustentabilidade | 40 | 33,33 |
6 | 151784 | América Contemporânea | 40 | 33,33 |
6 | 152708 | Brasil Monárquico: Das Regências ao Segundo Reinado | 40 | 33,33 |
6 | 151794 | Brasil Republicano: do liberalismo oligárquico à Nova República | 80 | 66,67 |
6 | EXT - 156383 | Contemporaneidade: da ascensão totalitária ao neoliberalismo | 80 | 66,67 |
6 | 151804 | Estudos Geográficos Avançados: Geopolítica e Relações internacionais | 80 | 66,67 |
6 | 156626 | Metodologia e Prática de Ensino de História e Geografia no Ensino Médio | 40 | 33,33 |
7 | EXT - 156384 | Antropologia Cultural: matrizes indígenas e afro-brasileiras | 80 | 66,67 |
7 | 150333 | Discussão Sobre as Práticas Observadas no Ensino Fundamental e Médio | 40 | 33,33 |
7 | 150550 | Gestão do Espaço Educacional | 40 | 33,33 |
7 | 152735 | História da Arte Brasileira | 80 | 66,67 |
7 | 152737 | Pensamento Social e Político Brasileiro | 80 | 66,67 |
7 | 152734 | Práticas Pedagógicas Orientadas de História no Ensino Fundamental - Anos Finais | 40 | 33,33 |
7 | 152736 | Teorias da História | 40 | 33,33 |
8 | 156551 | Atividades Complementares/Orientação | 10 | 8,33 |
8 | 152739 | Brasil Republicano: da Redemocratização à crise do republicanismo | 40 | 33,33 |
8 | 156552 | Estágio Supervisionado | 40 | 33,33 |
8 | 152740 | Estudos Históricos Avançados | 40 | 33,33 |
8 | 151203 | Filosofia da Educação | 80 | 66,67 |
8 | 152742 | História da África Moderna e Contemporânea | 40 | 33,33 |
8 | EXT - 156385 | Laboratório de materiais pedagógicos e recursos tecnológicos | 80 | 66,67 |
8 | 152741 | Práticas Pedagógicas Orientadas de Geografia no Ensino Fundamental - Anos Finais | 40 | 33,33 |
8 | 151094 | Sociologia Contemporânea | 80 | 66,67 |
8 | 156553 | Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação | 40 | 33,33 |
Produção e Apresentação de TCC | 40 | 33,33 | ||
Atividades Complementares | 240 | 200,00 | ||
Carga Horária Total do Curso | 4050 h/a | 3375 horas |
Diversidade Étnico CulturalPráticas Pedagógicas Orientadas e CaracterizaçãoOficina de Interpretação de Textos AcadêmicosMétodos e Técnicas de PesquisaIntrodução ao Pensamento TeológicoIntrodução ao Pensamento Histórico-FilosóficoIntrodução à História da Arte, da Imagem e do PatrimônioHistória da África: Antiguidade, Impérios e DiásporasHistória da África: Antiguidade, Impérios e DiásporasAntiguidade - As origens do Homem: do paleolítico às primeiras civilizações
Corpo Docente

Karen Ambra
Possui Doutorado (2018) e Mestrado (2005) em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Instituição onde a Graduação em Pedagogia foi concluída (no ano de 2001). No UNIFAI (Centro Universitário Assunção), é a atual Reitora (para o mandato 2020-2024), foi Vice-reitora (jan. 2013 - out. 2020) e Pró-reitora Comunitária (de 2010 a 2012). Atua, ainda, como Coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil e Cultura (desde junho de 2012), sendo a Professora e Orientadora (dos Trabalhos de Conclusão de Curso) na referida Especialização. Outrossim, exerce a docência na Licenciatura em Pedagogia, História e Filosofia. Foi professora na Educação Básica, tanto na Educação Infantil como nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. É autora do livro Aprendendo a conviver: as regras na brincadeira de faz de conta (2012). Os seguintes temas são tanto objeto de interesse e pesquisa como de atuação: Psicologia da Educação; Desenvolvimento, Ensino e Aprendizagem Infantis; Educação Infantil; Metodologia de Pesquisa e o Brincar

Laez Barbosa Fonseca

Vanessa Beatriz Bortulucce
Historiadora da imagem, da arte e da cultura. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui Pós-doutorado pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Atualmente é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Faculdade Casper Líbero e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nas áreas da cultura do século XX: Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, arte e política. No ensino e na pesquisa, também desenvolve estudos nas seguintes áreas : Educação (História da Educação, Sociologia da Educação), Cultura de Massa, História da Cultura, História Contemporânea. Pesquisadora e curadora independente. Membro da ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais) e do ICOM Brasil.
Ficou com dúvidas?
Os portadores de diploma de graduação são dispensados de Processo Seletivo.
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No ato da matrícula, o candidato deve entregar uma declaração atualizada da escola informando que concluiu o Ensino Médio e que seu histórico escolar está em fase de confecção. O mesmo também deve conter o prazo no qual o documento ficará pronto.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Sim. A Instituição é credenciada junto ao Governo Federal nos programas ProUni e FIES.
A Instituição possui uma Política de Descontos e Bolsa Filantrópica. Clique aqui conheça todas as modalidades de desconto
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193