Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Acontece

Diálogos entre universidade e comunidade em prol da educação antirracista

 

O Centro Universitário Assunção - UNIFAI promove, nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2023, as “Atividades Integradas: Diálogos entre universidade e comunidade em prol da educação antirracista”.

O evento, gratuito e aberto a todos os alunos e ex-alunos, é realizado pelo Centro Universitário desde 2020, reunindo temas relacionados às diversas áreas do conhecimento e do cotidiano. É a semana acadêmica mais movimentada do ano letivo!

Para este ano, serão estimulados diálogos entre a universidade e a comunidade para que possamos, juntos, construir uma educação antirracista. É na escola e na faculdade que construímos nossos primeiros aprendizados; mas também, é onde experienciamos os primeiros preconceitos e violências, principalmente o racismo. Estreitar essa discussão com a comunidade e com as periferias para além dos muros da instituição de ensino é uma grande oportunidade para que possamos dar o primeiro passo para superar os problemas crônicos da nossa sociedade, como o racismo estrutural, a desigualdade de gênero e outras formas de opressão.

Confira a programação completa.

Segunda-feira, 23 de outubro - ATIVIDADE PRESENCIAL OBRIGATÓRIA PARA OS CURSOS: DIREITO, FILOSOFIA E PEDAGOGIA

Conferência de abertura: Diálogos entre a Universidade e Comunidade em prol da Educação Antirracista

Horário: 19h20
Local: Auditório, com transmissão ao-vivo pelo canal do YouTube do UNIFAI

Participação:

  • Thiago King - Abertura artística
     
  • Samuel de Jesus Pereira - Ex-aluno de Pedagogia pelo UNIFAI. Possui mestrado em Educação no Programa Formação de Formadores (PUC-SP) e Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, além de ser especializado em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Sumaré. É membro fundador do Núcleo de Cultura de Paz e Práticas Restaurativas Nelson Mandela, membro do Grupo de Pesquisa em Educação Integral (GPEI/PUC -SP) e professor da rede pública municipal de Educação de São Paulo.
     
  • Maria Sylvia - Formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestranda no programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades – Diversitas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, é ativista nos Direitos Humanos, atuando em questões de Gênero, Raça e Etnia, no enfrentamento à violência contra a mulher e violência doméstica e familiar. É sócia efetiva do Geledès-Instituto da Mulher Negra, organização onde atualmente ocupa o cargo de Coordenadora de Política de Promoção de Igualdade de Gênero e Raça, no triênio 2021/2024.
     
  • Cláudio Aparecido Silva - Professor de Educação Física e educador popular, é o primeiro Ouvidor egresso de uma comunidade. Da vivência nas ruas à militância nos movimentos negros e antirracistas, atuou como Coordenador de Políticas para Juventude da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e também como coordenador do SOS Racismo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Foi Secretário Nacional de Combate ao Racismo e, no final de dezembro de 2022 ,assumiu a Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo com um plano marcado pelo diálogo, com o órgão sendo uma porta para todos e uma ponte com as forças de segurança do estado para uma equilibrada distribuição de justiça e legitimação da atividade da atividade policial.

 

Inscrições neste link

 

Terça-feira, 24 de outubro - ATIVIDADES PRESENCIAIS E OBRIGATÓRIAS A TODOS OS CURSOS

Roda de conversa: O tráfico mercantil da população preta no Brasil - Análise da legislação e sua falha em garantir direitos humanos

Horário: Das 19h20 às 21h
Local: Auditório, com transmissão ao-vivo pelo canal do YouTube do UNIFAI

Participação:

  • Núbia Otilia Justiniano Arruda Lima - Ex-aluna do curso de Direito do UNIFAI e militante do Movimento Negro.

Inscrições neste link

 

Roda de conversa: Cultura, educação e transformação do território para uma melhor qualidade de vida

Horário: 21h
Local: Auditório, com transmissão ao-vivo pelo canal do YouTube do UNIFAI

Participação: 

  • Fernando Rodrigo de Carvalho (Negotinho) - Presidente do ponto de cultura São Mateus em Movimento. Negotinho é MC, ator, palestrante e CEO da grife Dona Vera Vest.

Inscrições neste link

 

Roda de conversa: A pesquisa tendo como tema as relações étnico-raciais - Reflexões oriundas dos Trabalhos de Conclusão de Curso apresentados no UNIFAI

Horário: 19h20

Participação:

  • Egressos dos cursos do UNIFAI

Inscrições neste link

 

Roda de conversa: Dançando com Eduardo Dialético - Estratégias de revide a coreografias racistas

Horário: 19h20

Participação:

  • Eduardo Dialético - Pedagogo pela faculdade Zumbi dos Palmares, artista da dança e diretor do Sambiral, grupo de dança que estuda as inter-relações dos universos da cultura Hip Hop, do Samba e do Free Jazz no processo de fazer dança. É co-idealizador e curador do Nas Batalhas, evento de batalhas de dança que tem discutido por meio das “danças da cultura Hip Hop” as temáticas raciais de gênero e de classe. Atua como arte-educador, provocador corporal e estuda Danças Urbanas desde 2000. É escritor e lançou seu primeiro livro "Dançando com Edu" em 2021.

Inscrições neste link

 

Roda de conversa: O protagonismo da mulher negra no hip hop e no enfrentamento do racismo

Horário: 19h20

Participação:

  • Vanessa Kryolla - assistente social, produtora cultural, rapper, compositora e palestrante. Vanessa está finalizando o seu próximo álbum, intitulado "SUBMUNDO" e o EP "Mulher Preta em Evolução".

Inscrições neste link

 

Roda de conversa: Militância e educação antirracista: a transformação social é possível?

Horário: 19h20

Participação: 

  • Juliana Pereira Fernandes - Estudante do Ensino Médio, líder de jovens em São Mateus e militante do movimento negro.

Inscrições neste link

 

Quarta-feira, 25 de outubro ATIVIDADES PRESENCIAIS E OBRIGATÓRIAS A TODOS OS CURSOS

Roda de conversa: Black Tax - impostos sociais

Horário: Das 19h20 às 21h
Local: Auditório, com transmissão ao-vivo pelo canal do YouTube do UNIFAI

Participação:

  • Estudantes do curso de Direito (6º semestre) - Bruna Rosa, Kaique Mazaia, Larissa Lima, Miriam Ruiz e Melissa Ramos
     
  • Prof. Dr. Alessandro Venturini
     

Inscrições neste link

 

Roda de conversa: Deus, a Bíblia e o destino do homem negro

Horário: 21h
Local: Auditório, com transmissão ao-vivo pelo canal do YouTube do UNIFAI

Participação: 

  • Erick Adans de Brito - Empreendedor, atuando na área do Marketing Digital. Artista e baterista da banda de reggae Nazireu Rupestre e propagador da mensagem do Rastafari. 

  • Pe. Leomar Nascimento de Jesus - Mestre em Teologia e doutorando em Ciências da Religião pela PUC-SP. Coordenador da Pastoral Universitária e do curso de Pós-graduação em Religião e Diversidade Cultural do UNIFAI.

Inscrições neste link

 

Roda de conversa: Educação antirracista e atuação do Coletivo de Esquerda Força Ativa + Fantasmas Vermelhos

Horário: 19h20

Participação: 

  • Coletivos Fantasmas Vermelhos e Força Ativa.

Inscrições neste link

 

Roda de conversa: Educação antirracista

Horário: 19h20

Participação: 

  • Adelson da Cunha Santos nos conta sobre a sua história de vida: esteve em situação de rua, teve os filhos em situação de acolhimento institucional e hoje é uma liderança da Zona Leste e do movimento negro.

Inscrições neste link

 

Roda de conversa: Serviço Social e antirracismo

Horário: 19h20

Participação: 

  • Richard Santos - Formado em Serviço Social, mestre em Psicologia Social pela PUC-SP, com pós-graduação em diversas áreas, como Educação, Relações étnico raciais, História da África, Movimentos Sociais e Cultura popular e afro-brasileira. Atua como coordenador de grupos de estudos, integra projetos de extensão filosofia afro-brasileira e pesquisa o entrelaçamento entre clínica, psicanálise, umbanda, candomblé e rituais africanos.

Inscrições neste link

 

Roda de conversa: O que os livros didáticos não contam - Histórias da África

Horário: 19h20

Participação: 

  • Priscila Macedo - É pesquisadora da História da África e sua dedicação a esse campo de estudo a levou a realizar palestras em parceria com a instituição Santa Marcelina, por meio dos polos do Projeto Guri. Priscila dá palestras compartilhando conhecimentos e pesquisas sobre a África, uma região que frequentemente sofre com a subestimação ou o desconhecimento de sua riqueza histórica e cultural. 

Inscrições neste link
 

Roda de conversa: Conversas sobre a branquitude

Horário: 19h20

Participação:

  • Profª Drª Eliana Pereira Silva - Assistente social, doutora e mestre em Serviço Social pela PUC/SP com pesquisa sobre lutas e resistências das mulheres negras na periferia de São Paulo. Atua principalmente no campo da promoção de saúde, gênero e violência.
     
  • Profª Ma. Kajali Lima Vitorio - Assistente social, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UERJ; Mestra em Serviço Social e Políticas Sociais pela UNIFESP; Professora na graduação e pós-graduação lato sensu no Centro Universitário Assunção. Assistente Social Judiciária no TJSP.

Inscrições neste link