Durante o mês de abril, o Centro Universitário Assunção recebeu uma série de ações em celebração ao Mês do Livro. A campanha, organizada pela Biblioteca da Instituição, teve como objetivo fomentar o hábito da leitura, democratizar o acesso aos livros e estimular a participação ativa da comunidade acadêmica. Os resultados superaram as expectativas e demonstraram o forte engajamento dos nossos alunos.
Uma das iniciativas mais elogiadas pelos estudantes foi a possibilidade de quitar multas com a doação de livros de literatura. A proposta, além de oferecer uma alternativa acessível para regularização de pendências, incentivou a doação consciente e o fortalecimento do acervo da Biblioteca. Como resultado, foram recebidos 172 novos títulos e 11 alunos tiveram suas dívidas quitadas, podendo voltar a usufruir dos serviços de empréstimo. Essa ação também serviu como ponto de partida para a realização da Feira de Troca de Livros, ampliando ainda mais o impacto positivo da campanha.
Realizada inicialmente entre os dias 22 e 26 de abril, a Feira de Troca de Livros despertou tanto interesse que teve seu período prorrogado até o dia 30. Ao todo, 334 obras foram trocadas, fortalecendo a ideia de circulação de saberes e valorização da literatura. A iniciativa promoveu a democratização do acesso à leitura, estimulando a descoberta de novos gêneros literários e a sustentabilidade por meio da reutilização de livros.
Outro destaque da campanha foi o 1º Encontro de Alunos Autores, realizado no modelo de roda de conversa, que reuniu estudantes escritores da instituição para compartilharem seus processos criativos, desafios e conquistas na publicação de obras. O evento contou com 10 escritores inscritos — entre alunos e ex-alunos —, número que surpreendeu positivamente e revelou a potência literária presente na comunidade acadêmica do Centro Universitário Assunção.
Com a presença de 79 inscritos do público geral, o evento também teve participações especiais dos professores da casa, Prof.ª Regina Fazioli, Prof. Erich Bernat Castilhos e Prof. Thiago Rodrigues, que abordaram diversos assuntos relacionados a proposta do evento, como projetos de editoração e produção de livros, os direitos legais dos autores e conceitos da Ciência Aberta.
“O encontro foi inspirador para todos os presentes, uma verdadeira troca de conhecimentos e reconhecimento da importância dos livros como pontes entre gerações e culturas” afirmou Lilian Gentil, bibliotecária do Centro Universitário Assunção.
As ações desenvolvidas ao longo de abril mobilizaram a comunidade acadêmica, resultando em engajamento expressivo, fortalecendo o acervo bibliográfico da instituição. O sucesso foi tanto que vários participantes deixaram feedbacks pedindo uma nova edição do evento, demonstrando o impacto positivo da iniciativa.
CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO: ELEVE SEU CONHECIMENTO!