
Biblioteca Educativa: Gestão e Mediações
Sobre o Curso
Especialização Lato Sensu Aulas on-line ao vivo
O Curso de Especialização em Biblioteca Educativa: gestão e mediações do Centro Universitário Assunção, visa ressaltar a importância das bibliotecas nos processos formativos, especialmente em contextos como os encontrados no Brasil, que carecem de espaços educativos não formais, de formação de leitores, pesquisadores, cidadãos, bem como espaços de memória social e de educação para o patrimônio. Assim, este curso entende a biblioteca como um dispositivo cultural e de memória social, fundamentado pela mediação de processos educativos que promovem a participação ativa, o protagonismo e a apropriação de práticas e bens culturais.
Porque fazer o curso no ASSUNÇÃO
O Curso aborda questões técnicas relacionadas à gestão e à mediação de bibliotecas, além de tratar de questões contemporâneas relacionadas à diversidade, condição que implica aprendizagens sobre multiculturalismo, pós-colonialidade e decolonialidade, inclusão social, protagonismo social e cultural, dentre outros.
Os docentes do Curso possuem conhecimento teórico e experiência prática dos conteúdos que ministram.
Público-alvo
Profissionais graduados que atuem ou pretendem atuar em bibliotecas, que estejam interessados em atuar como agente de mudança ao promover engajamento cívico, estimular participação cidadã, possibilitar recuperação e fortalecimento da identidade cultural de diferentes grupos e incentivar maior grau de intervenção nos processos de tomada de decisão e resolução de problemas locais.
Turmas e horários
Terças e quintas, a partir das 19h10 - Aulas on-line ao vivo
Duração
3 semestres
Modalidade
A distância - aulas ao vivo, 100% on-line.
Modular – possibilidade de ingresso ao curso no início de cada semestre letivo.
Carga Horária
360h
Observações
Matriz Curricular
ESTRUTURA CURRICULAR:
Corpo Docente

Regina dos Anjos Fazioli
Mestra em Tecnologia: Gestão e Desenvolvimento da Formação Tecnológica pelo Centro Paula Souza - CEETEPS. Especialização em Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica e Curso de Formação em Metodologias, Práticas pedagógicas e Tecnologias Educacionais, ambas pela Universidade Federal do Ceará e Universidade Aberta do Brasil. Especialização em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPSP). Graduação em Biblioteconomia pela FESPSP. Idealizadora e coordenadora da Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo - www.bv.sp.gov.br. Coordenadora do Grupo Técnico incumbido de proceder à adequação e integração de informações disponibilizadas pela Administração Direta e Indireta do Estado - RedeCIAPP: Rede de Integração dos Centros de Informação da Administração Pública Paulista. Membro da Associação Brasileira de Profissionais de Informação (ABRAINFO). Integrou a Comissão de Avaliação e Seleção Prêmio Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Foi Jurada do Prêmio São Paulo de Literatura - Secretaria da Cultura do Governo SP. É professora convidada de Pós-Graduação na FESPSP e ministra a disciplina Mídias Sociais do Curso Gestão da Informação Digital (GID). É vice-presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia 8 Região /SP na 19ª Gestão - 2021/2023 e 20ª Gestão - 2024/2026 e conselheira da 13ª Gestão (2003 - 2005) do Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região/SP. Possui experiência na área de Biblioteconomia, com ênfase em Gestão de Conhecimento, Tecnologia Mobile, Mídias Sociais, Informação Pública, Gestão Pública, Andragogia e Formação do Cidadão. No Centro Universitário Assunção é professora da Graduação em Biblioteconomia e de disciplinas de Pós-Graduação: Marketing digital e mídias sociais, do curso Arquitetura da Informação; Marketing Digital e Mídias Sociais, do curso Mediação de Leitura Literária; Biblioteca e mídias digitais e Gestão de biblioteca: acervos e serviços, do curso Biblioteca Educativa: gestão e mediações.

Carmem Lúcia Batista
Pós-doutora em Estudos Interdisciplinares pela Universidade de Coimbra. Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), com estágio na Sorbonne (Paris/França). Mestre em Ciência da Informação pela ECA/USP. Graduada em Biblioteconomia pela ECA/USP e em Letras (fortuguês/francês), pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP). Foi diretora do Núcleo de Documentação e Informação da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (GPEB-ECA/USP). Foi técnica do Arquivo Público do Estado de São Paulo. É técnica da Secretaria de Governo e Gestão Digital do Estado de São Paulo. No Centro Universitário Assunção é: professora de graduação em Biblioteconomia; professora de disciplinas de pós-graduação: Acesso e restrição à informação arquivística e Mediação cultural em arquivos, do curso de especialização em Arquivologia e Gestão de Arquivos; Mídias Sociais e a Mediação de Leitura Diária, do curso de Mediação de Leitura Literária; Biblioteca e educação: perspectivas históricas e Biblioeducação: mediações e projetos, do curso de Biblioteca Educativa: gestão e mediações. É coordenadora dos cursos de Especialização em Arquivologia e Gestão de Arquivos e Biblioteca Educativa: gestão e mediações.
Corpo Docente Convidado

Charlene Kathlen De Lemos
Doutoranda em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Mestrado em Ciência da Informação pela ECA/USP. Diplomada en Gestión de Bibliotecas Públicas pela Universidad Alberto Hurtado (Chile) Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). É gestora da Biblioteca Pública Municipal Raul Bopp, Temática em Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal de São Paulo. É mediadora do Clube de Leitura Secreto das Bibliotecárias. No Centro Universitário Assunção, é professora de pós-graduação das disciplinas de cursos: Mediação de Leitura Literária e Formação de leitores: mediações e apropriações, do curso Biblioteca Educativa: gestão e mediações. É coordenadora do curso Mediação de Leitura Literária.

Elisangela Alves Silva
Doutoranda em História da Educação: sujeitos, objetos e práticas (EFLCH/Unifesp). Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia (ECA/USP). Especialização em O livro para a infância: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação na Casa Tombada - FACON e em Gestão Pública (UMC). Graduanda em Pedagogia pela UNIVESP. É tutora do curso EAD Mediação de Clubes de Leitura do SISEB/SP. É jurada da lista dos 30 melhores livros do ano da Revista Crescer (2023 e 2024). É Coordenadora da Biblioteca Pública Hans Christian Andersen (temática em contos de fadas), São Paulo/SP. Foi bibliotecária na Biblioteca Pública Paulo Duarte (temática em cultura afro-brasileira), São Paulo/SP. Foi Supervisora de Atendimento da Biblioteca Mário de Andrade, onde também foi Supervisora de Acervo. Foi coordenadora do Centro de Documentação e Memória da Fundação Abrinq. Foi bolsista do Programa The Jay Jordan IFLA/OCLC Early Career Development Fellowship Program em 2007 e do 76. IFLA World Library and Information Congress em 2010. No Centro Universitário Assunção, é professora de pós-graduação das disciplinas Mediação de Leitura: conceitos e abordagens e Clubes de Leitura, do curso do Mediação de Leitura Literária; Biblioteca: organização e mediações, do curso Biblioteca Educativa: gestões e mediações.

Amanda Leal de Oliveira
Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP (Marília). Doutora em Ciência da Informação pela ECA/USP, com estágio na Université de Cergy-Pontoise (França). Mestra em Ciência da Informação pela ECA/USP. Graduada em Ciências Sociais (FFLCH/USP) e Biblioteconomia (Claretiano). Mais de 20 anos de experiência em projetos de fortalecimento de bibliotecas comunitárias, escolares e públicas, curadoria colaborativa de acervos e formação mediadores de leitura no terceiro setor. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (GPEB-ECA/USP), co-idealizadora e coordenadora do projeto "Piracaia na Leitura", na cidade de Piracaia-SP. É professora na Pós-Graduação “Literatura para Crianças e Jovens”, no Instituto Vera Cruz. No Centro Universitário Assunção, é professora de pós-graduação da disciplina Biblioteca e cidadania: diversidade e inclusão, do curso Biblioteca Educativa: gestões e mediações.

Fernanda Lima Passamai Perez
Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Especialização em Literatura para crianças e jovens. Licenciada em Letras. Graduanda em Biblioteconomia pela (ECA/USP). Foi representante da sociedade civil no Conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca da cidade de São Paulo (2020-2021 / 2022-2023). Foi mediadora cultural em biblioteca na escolar. É pesquisadora do GPEB – Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (GPEB-ECA/USP). Colaboradora nos projetos Viajar sem sair do lugar, como parecerista, e Sala de Livros Infantis na biblioteca da Faculdade de Educação (USP). No Centro Universitário Assunção, é professora de pós-graduação da disciplina Biblioteca e escrita: gêneros literários, do curso Biblioteca Educativa: gestões e mediações.

Lilian Viana
Doutora em Ciência da Informação pela ECA/USP. Mestre em Ciência da Informação pela ECA/USP. Graduada em Biblioteconomia pela ECA/USP. Foi bibliotecária na Biblioteca da ECA/USP. É bibliotecária no Serviço de Acesso à Informação da Faculdade de Saúde Pública da USP. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (GPEB/ECA/USP). No Centro Universitário Assunção, é professora de pós-graduação da disciplina Biblioteca e pesquisa: cultura científica e apropriações, do curso Biblioteca Educativa: gestões e mediações.

Regina Garcia Brito
Mestra em Ciência da Informação pela ECA-USP. Especialista em Gestão da Informação Digital pela FESPSP. Graduada em Letras (espanhol-português) pela FFLCH/USP e em Biblioteconomia pela ECA-USP. Foi técnica em Assuntos Administrativos na Biblioteca na EE-USP. Foi bibliotecária da Biblioteca Pública Monteiro Lobato (Osasco). Foi Analista de Informações, Cultura e Desporto, na Prefeitura de São Paulo, no CEU Azul da Cor do Mar. É bibliotecária na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). No Centro Universitário Assunção, é professora de pós-graduação da disciplina Práticas educativo-culturais em bibliotecas, do curso Biblioteca Educativa: gestões e mediações.

Wanderson Scapechi
Doutorando em Educação pela FE/UNICAMP. Mestre em Ciência da Informação pela ECA/USP. Especialista em Educação pelo Centro Universitário SENAC. Graduado em Biblioteconomia pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP). É professor de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação na FESPSP. No Centro Universitário Assunção, é professor de pós-graduação da disciplina Biblioteca e ensino-aprendizagem: mediadores e públicos, do curso Biblioteca Educativa: gestões e mediações.
Marcus Rei de Lima Alves
Mestre em Ciência da Informação, na área de Informação e Cultura – Apropriação Social da Informação (ECA-USP). Bacharel em Biblioteconomia (FFC-UNESP). Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (GPEB-USP). Integrante do Grupo de Trabalho sobre Biblioteca Pública, da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB). Como bibliotecário, tem experiência em biblioteca comunitária e pública, tendo as práticas culturais como uma grande lente de atuação. Atuou na organização, desenvolvimento e formação de coleções em diversas bibliotecas especializadas, como em acervos infantis, em Ciências Sociais, Meio Ambiente, Patrimônio Histórico/Cultural e outras. Realiza avaliação/parecer cultural em projetos advindos de políticas de fomento à cultura, em diversos estados e municípios do país. Foi Diretor Técnico III/Coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), no âmbito da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. No Centro Universitário Assunção, é professor de pós-graduação da disciplina Políticas públicas para Biblioteca e Educação, do curso Biblioteca Educativa: gestões e mediações.
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Clique aqui para conhecer as modalidades de política de desconto para o 2º Semestre de 2021