Filosofia Contemporânea | Unifai Pular para o conteúdo principal

Filosofia Contemporânea

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu

Presencial

 

As diversas correntes do pensamento filosófico contemporâneo e suas implicações na reflexão e prática políticas estão contempladas neste curso. Três eixos compõem sua estrutura: a filosofia de tradição continental, com enfoque na tradição fenomenológica, existencialista, hermenêutica e os herdeiros do pensamento nietzschiano; a tradição analítica e a filosofia da linguagem; e, por fim, o pensamento político na contemporaneidade.

 

Porque fazer o curso no UNIFAI

Com um corpo docente qualificado, composto por mestres e doutores especializados no pensamento contemporâneo, o curso capacita seus egressos a realizarem uma análise rigorosa e atuante da sociedade contemporaneidade.

 

Público-alvo

Graduados na área de Ciências Humanas, professores, pesquisadores e demais interessados no tema que possuam ensino superior. 

 

Turmas e horários

Sábados, das 7h30 às 14h30
 

Duração

3 semestres

 

Modalidade

Presencial

 

Carga Horária

360 horas

 

Observações

Depoimentos

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

clique aqui

Corpo Docente

Ivanir Signorini

Ivanir Signorini

Acesse o Lattes

Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais-SP - UNICLAR (1998), em Teologia pelo Instituto São Paulo de estudos superiores - ITESP (1999), em Direito pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) (2018), mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2002) e Doutorando em Filosofia pela mesma instituição. Atualmente é professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) em "Filosofia Contemporânea", além de atuar nos cursos de Graduação da mesma instituição. 

Jean Rodrigues Siqueira

Jean Rodrigues Siqueira

Acesse o Lattes

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017) e Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do ABC (desde 2020), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Licenciado em História pelo Centro Universitário Nove de Julho (2007) e Bacharel em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (2001). Atualmente é professor do curso de Graduação em Filosofia do Centro Universitário Assunção e dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em "Filosofia Contemporânea" e "História, Civilização, Pensamento Medieval" e “Pensamento Político Contemporâneo” da mesma instituição. 

Thiago Rodrigues

Thiago Rodrigues

http://lattes.cnpq.br/9987473970854660

Realizou pesquisa de Pós-doutorado (2020-2022) pela Universidade de São Paulo - USP sob a supervisão do professor Franklin Leopoldo e Silva. Doutor e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2018 e 2012, respectivamente). Especialista em Filosofia Contemporânea e História pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2010). Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção - UNIFAI (2008). Professor e coordenador dos cursos de pós-graduação Lato Sensu em "Filosofia Contemporânea", "História e Pensamento Medieval", "Pensamento Político Contemporâneo" (UNIFAI). Professor dos cursos de graduação em Filosofia, Pedagogia e História (UNIFAI). Autor dos livros "Fenomenologia crítica, filosofia e literatura: uma incursão nos primeiros textos de Sartre" (2014) e "A necessidade do ensaio: o ensaio como experiência filosófica" (2023). 

Corpo Docente Convidado

César Mangolin de Barros

César Mangolin de Barros

Acesse o Lattes

Doutor em Filosofia (Unicamp). Estuda e produz sobre e a partir da obra de Marx e Engels, bem como de outros autores da tradição marxista. Tendo como base o materialismo histórico, produz análises no campo da politologia, da filosofia, da história, da economia e da educação. Atualmente é professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) em "Filosofia Contemporânea" e "História, Civilização e Pensamento Medieval" e “Pensamento Político Contemporâneo”. 

Diego dos Anjos Azizi

Diego dos Anjos Azizi

Acesse o Lattes

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com ênfase em história da filosofia moderna e ética e filosofia política. Pós-graduado (especialista) em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP). Doutorando em Filosofia pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Atualmente é professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em "Filosofia Contemporânea" e "História, Civilização e Pensamento Medieval" e “Pensamento Político Contemporâneo” da mesma instituição. Diretor e professor do Instituto Welt_Abaeté. 

Douglas Rodrigues Barros

Douglas Rodrigues Barros

Acesse o Lattes

Psicanalista e participante do Fórum do Campo Lacaniano. É doutor em ética e filosofia política pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor filiado ao Laboratório de experiências coloniais comparadas, ligado ao Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) em "Filosofia Contemporânea" e "História, Civilização e Pensamento Medieval" e “Pensamento Político Contemporâneo”. É escritor com três romances publicados e autor dos livros Lugar de negro, lugar de branco? Esboço para uma crítica à metafisica racial, Hegel e o sentido do político e Racismo. 

Edson Dognaldo Gil

Edson Dognaldo Gil

Acesse o Lattes

Mestre em Filosofia (PUC-SP) e bacharel em Administração de Empresas (ESAN/FEI). Formação em pedagogia Waldorf no Witten/Annen Institut für Waldorf-Pädagogik (1991-4), Alemanha. Tradutor (alemão e castelhano) e revisor de livros, periódico científico (Revista Cognitio – PUC-SP). Atualmente é professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) em "Filosofia Contemporânea" e "História, Civilização e Pensamento Medieval" e “Pensamento Político Contemporâneo”. 

Sidnei de Oliveira

Sidnei de Oliveira

Lattes

Músico, compositor e instrumentista. Possui graduação em Filosofia pela UNIFRAN (2010) e Licenciatura em Música - Ingressou no curso de Bacharelado e Licenciatura no Departamento de Música USP-Ribeirão Preto (2005), concluindo-o posteriormente o curso de Licenciatura em Música no Centro Universitário Claretiano (2017) e Pedagogia EPT pelo Instituto Federal de São Paulo - IFSP (2022). Mestre em Filosofia pelo programa de pós-graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com financiamento CAPES (2013). Doutor em Filosofia pelo programa de pós-graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com financiamento FAPESP (2017) e Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE/FAPESP) pela Universität Leipzig/Deutschland (2014-2015). Doutor em música, pelo Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP) com financiamento CAPES. Publicou o livro intitulado O Beethoven de Wagner em O Nascimento da Tragédia de Nietzsche (Passo Fundo, Editora IFIBE, 2016. Atualmente é professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) em "Filosofia Contemporânea". 

Wesley Adriano Martins Dourado

Wesley Adriano Martins Dourado

Acesse o Lattes

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Metodista de São Paulo (2000), graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1997); mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2003) e doutorado em educação pela mesma Universidade (2017). Foi professor auxiliar da Universidade Metodista de São Paulo de 2002 a 2018 e foi coordenador do curso de filosofia (2010 a 2017) desta Universidade. Membro do Cemoroc - Centro de Estudos Medievais Oriente e Ocidente, do EDF-Feusp (Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da USP). Atualmente é professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) em "Filosofia Contemporânea". 

Erinson Cardoso Otenio

Erinson Cardoso Otenio

Acesse o Lattes

Graduação, mestrado e doutorado em Filosofia na FFLCH/USP. Bolsista do CNPq de 2006 a 2012. Professor conferencista na UNESP, ministrando a disciplina Fundamentos das Ciências Humanas no curso de Ciências Biológicas. Professor da Universidade São Judas Tadeu nos cursos de Filosofia, Direito, Administração, Comunicação Social e Psicologia. Professor orientador de TCC na Especialização em Ensino Integrado em Filosofia, Geografia, História e Sociologia, na Universidade Aberta do Brasil em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina. Atualmente leciona no curso de Filosofia da Universidade São Judas. 

Ficou com dúvidas?