
Gestão de Projetos Sociais e Políticas Públicas
Sobre o Curso
Especialização Lato Sensu
Aulas on-line síncronas
O curso forma especialistas para gestão de políticas públicas em governos, iniciativa privada e organizações da sociedade civil.
Os(as) profissionais estudarão conteúdos que lhes possibilitarão atuar como elaboradores(as), coordenadores(as) e consultores(as) na articulação/intervenção de projetos de parcerias público-privadas, aptos(as), portanto, a potencializar o resultado de investimentos e esforços em diferentes segmentos das políticas sociais, entre as quais destacam-se a assistência e inclusão social, justiça, cidadania, cultura, habitação, educação, entre outras.
Público-alvo
Profissionais com graduação em todas as áreas do conhecimento, com ou sem experiência em políticas públicas e projetos sociais.
Turmas e horários
3ª e 5ª feiras, das 19h10 às 22h45
Início previsto das aulas: 17/08/2023
Prazo final de matrículas: 28/08/2023
Modalidade
O curso oferece disciplinas com aulas on-line síncronas pela plataforma Teams
Duração
3 semestres
Carga Horária
360 horas
Observações
Depoimentos
Matriz Curricular
ESTRUTURA CURRICULAR
Corpo Docente
Corpo Docente Convidado

Mariana da Silva Santos
Socióloga, Assistente social, Mestre em Serviço Social pela PUC SP e Trabalhadora do SUAS em serviço de medida socioeducativa em meio aberto. Administradora do site www.ongsetor3.com.br. Experiência profissional na área de planejamento governamental e em serviços socioassistenciais.

Joana Maria Gouveia Franco Duarte
Possui graduação (2002), mestrado (2012) e doutorado (2017) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É docente em cursos de graduação e pós-graduação em Serviço Social. Participação em grupos de pesquisa. Consultoria, assessoria e supervisão técnica. Experiência profissional nas políticas de Assistência Social, Habitação, Saúde, questões socioambientais e resíduos sólidos. Assistente Social no TJ-SP.

Kajali Lima Vitorio
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestra em Serviço Social e Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Federal de São Paulo. Unifesp - Baixada Santista (2019). Possui graduação em Serviço Social pela Unesp - Franca. Possui especialização em " Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais" pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua como assistente social no Tribunal de Justiça de São Paulo. Docente na Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS-SP). Docente Convidada no Centro Universitário Assunção (UNIFAI).

Leandro Teodoro Ferreira
Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo e Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC. É Doutorando em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP. Pesquisador de programas de transferência de renda em seus aspectos institucionais, formas de difusão e transformações atuais. É Pesquisador do Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento (CEDE) e presidente da Rede Brasileira de Renda Básica, organização voltada ao estudo, pesquisa e promoção de reformas nos programas de transferência de renda. Tem experiência profissional em governos no poder executivo e em diversas casas legislativas em diferentes níveis federativos. Trabalha também como consultor na gestão pública e em relações institucionais.

Luciane de Cássia de Faria
Supervisora de Assistência Social de M'Boi Mirim. Bacharela em Direito pela Universidade Santo Amaro (2021). Especialista em Saúde Coletiva com ênfase em saúde da Família, Universidade Santo Amaro (2021). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Santo Amaro - UNISA (2015). Especialista em Administração e Planejamento de Programas Sociais pela Universidade Veiga de Almeida - UVA (2008). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade de Santo Amaro - UNISA (2004). Graduada em Serviço Social pela Universidade de Santo Amaro - UNISA (2001). Experiência em gestão, docência e coordenação de Curso de Serviço Social. Experiência na Política de Assistência Social, com ênfase em Gestão de equipe multidisciplinar.

Tatiana de Fátima Domingues
Graduada em Serviço Social pela Universidade de Santo Amaro (2004), Doutora e Mestre pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Já atuou como gestora pública e coordenadora acadêmica de curso de graduação. Atualmente atua como consultora e assessora de Políticas Sociais no setor público e terceiro setor, docente de pós-graduação (convidada) e facilitadora de processos de educação profissional para trabalhadores sociais. Tem como foco dos estudos e trabalhos as políticas da Seguridade Social; Família, Estado e Políticas Públicas: relações de proteção e desproteção Social; Cuidado Domiciliar e as Metodologias do Trabalho Social. Sólida experiência no ensino superior.

Beatriz Helena Ramsthaler Figueiredo
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Mestre em História Social (PUC-SP), pós-graduada em Consultoria Empresarial (Uni Ítalo), Arte e Cultura Barroca (Universidade Federal de Ouro Preto) e História das Artes (Faculdade Paulista de Artes) e graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Uni Santanna). Atua como produtora cultural e professora universitária e de cursos técnicos.

Luciana Nogueira Gontijo Amed Ali
Profissional de desenvolvimento de negócios e consultora de sustentabilidade, ESG, business transformation e inovação, captação de recursos e parcerias estratégicas. Conta com larga experiência em gestão estratégica de pessoas, negócios e serviços (startups). É especializada em evangelização, engajamento, liderança e estratégia, além do CRM e estudo do comportamento e experiência do usuário final e da jornada do colaborador. Tem mais de 24 anos de background como gestora de pessoas e recursos tanto no 3º setor, quanto em serviços (B2B e B2C), no varejo e nas indústrias de IT e Telecom pela América Latina, tendo colaborado com diversas organizações e empresas nacionais e multinacionais, como: Médios Sem Fronteiras, Doutores da Alegria, Chilhood Foundation., ONU Mulheres, World Vision, Ericsson, Americanas.com, Grupo WPP, IBOPE, Fundação Pró-Sangue, Casa do Aconchego, ACS, Alog Data Centers, entre outras. Formada em marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com mestrado em comunicação & semiótica, com ênfase em IT pela PUC-SP, especialização em new business, CRM, comportamento do consumidor e cursos pela Texas A&M University.
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
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No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
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