
Gestão Escolar e Empresarial em Direitos Humanos
Sobre o Curso
Especialização Lato Sensu
Aulas on-line síncronas
O curso Gestão Escolar e Empresarial em Direitos Humanos forma especialistas para a gestão de empresas, escolas e ONGs alinhada a cultura da paz, equidade, gestão participativa e promoção dos Direitos Humanos.
Os futuros profissionais terão contato com conteúdos que o habilitam para atuarem como gestores alinhados às políticas públicas mais atualizadas, direito ambiental e trabalhista, saúde mental e segurança pública, contando ainda, com metodologias para a realização da mediação de conflitos e da justiça restaurativa.
Porque fazer o curso no UNIFAI:
O curso no UNIFAI conta com professores mestres e doutores, que possuem ampla experiência nas disciplinas que ministram aulas. Além de apresentar como diferencial a abordagem multidisciplinar, contemplando diversas áreas do saber, o que proporciona ao aluno a condição de trabalhar com efetividade com a temática dos Direitos Humanos em múltiplas frentes, independente de sua área de atuação.
Público-alvo
Profissionais graduados em Administração, Ciências Sociais, Comunicação, Direito, Economia, Filosofia, Gestão Pública, História, Letras, Pedagogia, Serviço Social, Publicidade, Teologia ou em qualquer outra área do conhecimento.
Turmas e horários
3ª e 5ª feiras, das 19h10 às 22h45
Início previsto das aulas: 17/08/2023
Prazo final de matrículas: 28/08/2023
Modalidade
O curso oferece disciplinas com aulas on-line síncronas pela plataforma Teams
Duração
360horas
18 meses
Carga Horária
360 horas
Observações
Matriz Curricular
ESTRUTURA CURRICULAR:
Corpo Docente

Alessandro Fuentes Venturini
Advogado atuante, Doutor (2010) e Mestre (2003) em Direitos Difusos e Coletivos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialista (2006) em Direito Tributário pela COGEAE - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui graduação em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo (1998), desempenhando atividade acadêmica como Professor (desde fev/2006) e Vice-Reitor do Centro Universitário Assunção - UNIFAI (desde nov/2020), ex-Coordenador do Curso de Direito do do Centro Universitário Assunção - UNIFAI (2012/2020).

Carlos Eduardo Riberi Lobo
Pós-Doutor em Ciências Sociais - Relações Internacionais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Doutor em Ciências Sociais, Área de Concentração em Relações Internacionais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente é docente Titular 1 A do Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Foi Professor Colaborador nas áreas de Geopolítica e Relações Internacionais na AFA-FAB e do CAES e da ESB da PMESP. Tem experiência nas áreas de Sociologia e História, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações Internacionais, Sociologia, Geopolítica, Geografia Política, Corpos de Bombeiros, Defesa Civil, Polícias Militares, Segurança Pública, Forças Armadas, História da Aviação, Segurança e Conflitos Internacionais, História da Ásia, História do Sudeste Asiático, História de Cingapura, História do Brasil República, História da América, Ciência Política, Teoria Geral do Estado. A linha de pesquisa atual é na área de Relações Internacionais com destaque para: Forças Armadas, Geopolítica, História da América do Sul, História da Ásia, História da Força Aérea de Autodefesa do Japão, História de Cingapura.

Roberta Tânia Guimarães
Possui graduação em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos , Especialista em Direito Penal pela FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas e pela Universidade de Coimbra e Mestrado pela Universidade Santa Cecília . Atualmente é professora do Centro Universitário Assunção - PUC e Strong - FGV . Autora de diversos artigos jurídicos e dos livros "Crimes contra a Administração Pública" e "Direito Penal para Concursos"

Sergio de Andrade Capelli
Possui graduação em Direito - Faculdades Metropolitanas - FMU (1988) e mestrado em Direito pelo Centro Universitário Fieo - UNIFIEO (2005). Atualmente é professor universitário do Centro Universitário Assunção - Unifai e Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica - ESAJU, do UNIFAI, Advogado de - Andrade e Capelli Advogados Associados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional, Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing esportivo, bolsa de valores, contratos internacionais e mercado de trabalho.

Sueli Terezinha Fernandes Lopes
Coordenadora e Professora do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do Centro Universitário Assunção- UNIFAI. Professora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Possui Graduação em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade de Guarulhos (1977), Bacharelado em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade de Guarulhos (1978), Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho UNINOVE (1986), Especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade Ibirapuera - UNIB (1994). Especialista em Nuevas Tecnologias de La Enzeanza Superior em La Universidad de Madrid - España ( 2001). Mestra em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP - (2019). Atua com formação docente nos cursos de Pedagogia, História e Filosofia nas áreas de educação, comunicação, saúde e Psicologia.

Temístocles Telmo Ferreira Araujo
Temístocles Telmo Ferreira Araujo Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo por 37 anos, onde chegou ao posto de Coronel de Polícia, passando para a reserva em 14/12/22.- Exerceu funções como oficial de Polícia Militar nas áreas operacional, administrativa e de inteligência (no 10º e 41º Batalhão de Polícia Militar ? Santo André, Comando de Policiamento de Área 6 (região do Grande ABC), Casa Militar Gabinete do Governador e Comando Geral da PM, Comando de Policiamento Rodoviário, 1º Batalhão de Polícia Rodoviária, sendo Comandante da Unidade em 2017, Comandante do Policiamento da Área Central de São Paulo / CPA/M-1, sendo seu Comandante de fevereiro de 2018 a agosto de 2019; Comandante da Escola Superior de Sargentos de agosto de 2019 a fevereiro de 2022, onde formou, aperfeiçoou e especializou 4.935 alunos policiais militares; Diretor de Pessoal de 15 de fevereiro a 13 de dezembro de 2022. É professor de Direito Processual Penal, Direito Penal e Prática Jurídica Penal do Centro Universitário Assunção e Coordenador Acadêmico da Pós-Graduação em Direito Militar. Professor de Polícia e Comunidade em Sociedade Democrática, no Programa de Doutorado, Curso Superior de Polícia, da PMESP/CAES e Professor de Direito Penal Parte Especial e Processo Penal, na Faculdade Legale. Formação Acadêmica: Doutor e Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Pós-Graduado lato senso em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público, São Paulo. Bacharel em Direito pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco; Competências - É Membro Consultor da Comissão de Segurança Pública da OAB São Paulo, 100ª Subseção do Ipiranga; - Membro nato do Conselho Comunitário de Segurança Santo André Centro de 2007 a 2012; - É autor, coautor e organizador de 12 (onze) livros, com destaque para o livro Vizinhança Solidária - Instrumento de Prevenção Social. Análise histórica. Cenários Prospectivos com a Pandemia Covid-19 e o Fenômeno da Violência Urbana; - Autor de diversos artigos na área jurídica, Direito de Trânsito e Prevenção Primária; - Mentor do Programa Institucional Vizinhança Solidária em desenvolvimento no Estado de São Paulo; - Mentor do Escritório de Cidadania e Governança em desenvolvimento no Comando de Policiamento da Área Central de São Paulo; - Mentor do Projeto Capacitando Pessoas por meio de uma Rede de Proteção Social na Segurança Pública e Privada e a Governança Colaborativa. Escritor, articulista e poeta. Possui 97 condecorações na carreira, com destaque para a Medalha Valor Militar Grau Ouro, Medalha Brigadeiro Tobias, Medalha Sesquicentenária da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Láurea do Mérito Pessoal em 1º Grau e Título Honorário de Cidadão do Município de Santo André.

Vanessa Beatriz Bortulucce
Historiadora da imagem, da arte e da cultura. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui Pós-doutorado pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Atualmente é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Faculdade Casper Líbero e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nas áreas da cultura do século XX: Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, arte e política. No ensino e na pesquisa, também desenvolve estudos nas seguintes áreas : Educação (História da Educação, Sociologia da Educação), Cultura de Massa, História da Cultura, História Contemporânea. Pesquisadora e curadora independente. Membro da ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais) e do ICOM Brasil.
Corpo Docente Convidado

Erinson Cardoso Otenio
Graduação, mestrado e doutorado em Filosofia na FFLCH/USP. Bolsista do CNPq de 2006 a 2012. Professor conferencista na UNESP, ministrando a disciplina Fundamentos das Ciências Humanas no curso de Ciências Biológicas. Professor da Universidade São Judas Tadeu nos cursos de Filosofia, Direito, Administração, Comunicação Social e Psicologia. Professor orientador de TCC na Especialização em Ensino Integrado em Filosofia, Geografia, História e Sociologia, na Universidade Aberta do Brasil em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina. Atualmente leciona no curso de Filosofia da Universidade São Judas.
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Clique aqui para conhecer as modalidades de política de desconto para o 2º Semestre de 2021