Gestão Escolar e Empresarial em Direitos Humanos | Unifai Pular para o conteúdo principal

Gestão Escolar e Empresarial em Direitos Humanos

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu

Aulas on-line ao vivo 

 

O curso Gestão Escolar e Empresarial em Direitos Humanos forma especialistas para a gestão de empresas, escolas e ONGs alinhada a cultura da paz, equidade, gestão participativa e promoção dos Direitos Humanos.

Os futuros profissionais terão contato com conteúdos que o habilitam para atuarem como gestores alinhados às políticas públicas mais atualizadas, direito ambiental e trabalhista, saúde mental e segurança pública, contando ainda, com metodologias para a realização da mediação de conflitos e da justiça restaurativa.

 

Porque fazer o curso no UNIFAI:

O curso no UNIFAI conta com professores mestres e doutores, que possuem ampla experiência nas disciplinas que ministram aulas. Além de apresentar como diferencial a abordagem multidisciplinar, contemplando diversas áreas do saber, o que proporciona ao aluno a condição de trabalhar com efetividade com a temática dos Direitos Humanos em múltiplas frentes, independente de sua área de atuação.

Público-alvo

Profissionais graduados em Administração, Ciências Sociais, Comunicação, Direito, Economia, Filosofia, Gestão Pública, História, Letras, Pedagogia, Serviço Social, Publicidade, Teologia ou em qualquer outra área do conhecimento.

Turmas e horários

Terças e quintas, das 19h10 às 22h45
 

Duração

3 semestres

 

Modalidade

O curso oferece aulas on-line ao vivo pela Plataforma Teams.

 

Carga Horária

360 horas

Observações

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR:

clique aqui

Corpo Docente

Foto do Prof. Alessandro Fuentes Venturini

Alessandro Fuentes Venturini

Acesse o Lattes

Advogado atuante, Doutor (2010) e Mestre (2003) em Direitos Difusos e Coletivos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialista (2006) em Direito Tributário pela COGEAE - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui graduação em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo (1998), desempenhando atividade acadêmica como Professor (desde fev/2006) e Vice-Reitor do Centro Universitário Assunção - UNIFAI (desde nov/2020), ex-Coordenador do Curso de Direito do do Centro Universitário Assunção - UNIFAI (2012/2020).

Foto do Prof. Carlos Eduardo Riberi Lobo

Carlos Eduardo Riberi Lobo

Acesse o Lattes

Pós-Doutor em Ciências Sociais - Relações Internacionais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Doutor em Ciências Sociais, Área de Concentração em Relações Internacionais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente é docente Titular 1 A do Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Foi Professor Colaborador nas áreas de Geopolítica e Relações Internacionais na AFA-FAB e do CAES e da ESB da PMESP. Tem experiência nas áreas de Sociologia e História, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações Internacionais, Sociologia, Geopolítica, Geografia Política, Corpos de Bombeiros, Defesa Civil, Polícias Militares, Segurança Pública, Forças Armadas, História da Aviação, Segurança e Conflitos Internacionais, História da Ásia, História do Sudeste Asiático, História de Cingapura, História do Brasil República, História da América, Ciência Política, Teoria Geral do Estado. A linha de pesquisa atual é na área de Relações Internacionais com destaque para: Forças Armadas, Geopolítica, História da América do Sul, História da Ásia, História da Força Aérea de Autodefesa do Japão, História de Cingapura. 

Foto da Profa. Roberta Tânia Guimarães

Roberta Tânia Guimarães

Acesse o Lattes

Possui graduação em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos , Especialista em Direito Penal pela FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas e pela Universidade de Coimbra e Mestrado pela Universidade Santa Cecília . Atualmente é professora do Centro Universitário Assunção - PUC e Strong - FGV . Autora de diversos artigos jurídicos e dos livros "Crimes contra a Administração Pública" e "Direito Penal para Concursos"

Foto do Prof. Sergio de Andrade Capelli

Sergio de Andrade Capelli

Acesse o Lattes

Possui graduação em Direito - Faculdades Metropolitanas - FMU (1988) e mestrado em Direito pelo Centro Universitário Fieo - UNIFIEO (2005). Atualmente é professor universitário do Centro Universitário Assunção - Unifai e Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica - ESAJU, do UNIFAI, Advogado de - Andrade e Capelli Advogados Associados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional, Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing esportivo, bolsa de valores, contratos internacionais e mercado de trabalho.

Foto do Prof. Temístocles Telmo Ferreira Araujo

Temístocles Telmo Ferreira Araujo

Acesse o Lattes

Temístocles Telmo Ferreira Araujo Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo por 37 anos, onde chegou ao posto de Coronel de Polícia, passando para a reserva em 14/12/22.- Exerceu funções como oficial de Polícia Militar nas áreas operacional, administrativa e de inteligência (no 10º e 41º Batalhão de Polícia Militar ? Santo André, Comando de Policiamento de Área 6 (região do Grande ABC), Casa Militar Gabinete do Governador e Comando Geral da PM, Comando de Policiamento Rodoviário, 1º Batalhão de Polícia Rodoviária, sendo Comandante da Unidade em 2017, Comandante do Policiamento da Área Central de São Paulo / CPA/M-1, sendo seu Comandante de fevereiro de 2018 a agosto de 2019; Comandante da Escola Superior de Sargentos de agosto de 2019 a fevereiro de 2022, onde formou, aperfeiçoou e especializou 4.935 alunos policiais militares; Diretor de Pessoal de 15 de fevereiro a 13 de dezembro de 2022. É professor de Direito Processual Penal, Direito Penal e Prática Jurídica Penal do Centro Universitário Assunção e Coordenador Acadêmico da Pós-Graduação em Direito Militar. Professor de Polícia e Comunidade em Sociedade Democrática, no Programa de Doutorado, Curso Superior de Polícia, da PMESP/CAES e Professor de Direito Penal Parte Especial e Processo Penal, na Faculdade Legale. Formação Acadêmica: Doutor e Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Pós-Graduado lato senso em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público, São Paulo. Bacharel em Direito pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco; Competências - É Membro Consultor da Comissão de Segurança Pública da OAB São Paulo, 100ª Subseção do Ipiranga; - Membro nato do Conselho Comunitário de Segurança Santo André Centro de 2007 a 2012; - É autor, coautor e organizador de 12 (onze) livros, com destaque para o livro Vizinhança Solidária - Instrumento de Prevenção Social. Análise histórica. Cenários Prospectivos com a Pandemia Covid-19 e o Fenômeno da Violência Urbana; - Autor de diversos artigos na área jurídica, Direito de Trânsito e Prevenção Primária; - Mentor do Programa Institucional Vizinhança Solidária em desenvolvimento no Estado de São Paulo; - Mentor do Escritório de Cidadania e Governança em desenvolvimento no Comando de Policiamento da Área Central de São Paulo; - Mentor do Projeto Capacitando Pessoas por meio de uma Rede de Proteção Social na Segurança Pública e Privada e a Governança Colaborativa. Escritor, articulista e poeta. Possui 97 condecorações na carreira, com destaque para a Medalha Valor Militar Grau Ouro, Medalha Brigadeiro Tobias, Medalha Sesquicentenária da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Láurea do Mérito Pessoal em 1º Grau e Título Honorário de Cidadão do Município de Santo André.

foto da Profa. Vanessa Beatriz Bortulucce

Vanessa Beatriz Bortulucce

Acesse o Lattes

Historiadora da imagem, da arte e da cultura. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui Pós-doutorado pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Atualmente é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Faculdade Casper Líbero e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nas áreas da cultura do século XX: Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, arte e política. No ensino e na pesquisa, também desenvolve estudos nas seguintes áreas : Educação (História da Educação, Sociologia da Educação), Cultura de Massa, História da Cultura, História Contemporânea. Pesquisadora e curadora independente. Membro da ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais) e do ICOM Brasil.

Corpo Docente Convidado

Erinson Cardoso Otenio

Erinson Cardoso Otenio

Acesse o Lattes

Graduação, mestrado e doutorado em Filosofia na FFLCH/USP. Bolsista do CNPq de 2006 a 2012. Professor conferencista na UNESP, ministrando a disciplina Fundamentos das Ciências Humanas no curso de Ciências Biológicas. Professor da Universidade São Judas Tadeu nos cursos de Filosofia, Direito, Administração, Comunicação Social e Psicologia. Professor orientador de TCC na Especialização em Ensino Integrado em Filosofia, Geografia, História e Sociologia, na Universidade Aberta do Brasil em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina. Atualmente leciona no curso de Filosofia da Universidade São Judas. 

Foto professora Maria Carolina Leisnock

Maria Carolina Leisnock

Acesse o Lattes

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Assunção – Unifai (2021) e graduação em Administração de Empresas pela Unifeo (2010). É pós-graduada com título de Especialista em Direito Ambiental pela Uninter (2023) e pós-graduada com título de Especialista em Direito Animal também pela Uninter (2022). Atualmente é concursada do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Participa, como membro Especialista da Comissão de Meio Ambiente e Proteção Animal da OAB/SP - Butantã e também é Membro do Grupo de Estudos de direito animal do CEAA. É coautora do livro “Os Desafios do Direito e a Judicialização da Sociedade”.

Foto do professor Auro Rodrigues dos Reis

Auro Rodrigues dos Reis

Acesse o Lattes

Mestrado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003).. Assistente jurídico - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo de 1998 até 2020, atuando em Câmaras Criminais e de Direito Privado. Profissional da área de Direito, com vasta experiência como Diretor, Assistente Juridico e Professor Universitário. Experiência na definição de políticas e objetivos, assegurando assim a obtenção dos resultados estabelecidos nos planos da área jurídica e de áreas correlatas. Condução na elaboração e implementação dos planos estratégicos. Atuante no magistério, ministrando disciplinas como: Direito Penal, Processo Penal, Noções de Direito e Ciências Políticas em cursos de Graduação e Pós-Graduação de diversas Universidades

Ficou com dúvidas?