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História e Cultura da África – Educação e Relações Internacionais

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu

Aulas on-line ao vivo Presencial

 

O curso contempla o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, em consonância às leis 10.639/03 e 11.645/08, promovendo e incentivando a formação docente continuada, por meio de instrumentos teóricos e metodológicos para os estudantes e profissionais das mais diversas áreas que estejam interessados na temática dos estudos africanos e afro-brasileiros. 

As disciplinas do curso fornecem aos estudantes subsídios e aprofundamento na história e na visão de mundo africana, habilitando-os a planejar e desenvolver conteúdos acerca da temática e capacitando-os para atuar como gestores e colaboradores em órgãos públicos, organizações não governamentais, empresariais ou sociais, principalmente nas áreas de educação, cultura e relações internacionais. 

 

Porque fazer o curso no UNIFAI

O curso conta com a chancela de uma instituição sólida e renomada e com profissionais docentes qualificados e dedicados, trabalhando em perspectiva interdisciplinar e decolonial.

 

Público-alvo

Professores da educação básica, estudantes de áreas diversas do conhecimento, gestores e trabalhadores de ONGs e demais profissionais interessados no tema.  

 

Turmas e horários

Sábados, das 7h30 às 14h30
 

Duração

3 semestres

 

Modalidade

O curso oferece duas opções de estudo para o aluno escolher. Com aulas ao vivo pela Plataforma Teams e/ou presencial.

 

 

Carga Horária

360 horas

 

Observações

Depoimentos

 

Reconhecimento dos Trabalhos


O curso possui proposta de trabalho aceito na UNESCO na 3ª CAMPANHA PARA A ERRADICAÇÃO DO RACISMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR:

  • ATUAÇÃO DAS IES, POLÍTICAS AFIRMATIVAS E O MERCADO DE TRABALHO: AVANÇOS E DESAFIOS
    Equipe: Nirlene Nepomuceno; Maria Aparecida Alves de Souza; Deivison Mendes Faustino; Rafael Gonzaga; Rivaldo Carlos de Oliveira
    Apoio: Pró-Reitoria de Pós-Graduação/Centro Universitário Assunção- UNIFAI


Abaixo você pode assistir algumas das atividades realizadas para a 3ª CAMPANHA PARA A ERRADICAÇÃO DO RACISMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR


A apresentação do UNIFAI com o resumo e finalização dos trabalhos realizados
 

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

clique aqui

Corpo Docente

Foto da Profa. Kajali Lima Vitorio

Kajali Lima Vitorio

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Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestra em Serviço Social e Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Federal de São Paulo. Unifesp - Baixada Santista (2019). Possui graduação em Serviço Social pela Unesp - Franca. Possui especialização em " Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais" pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua como assistente social no Tribunal de Justiça de São Paulo. Docente na Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS-SP). Docente no Centro Universitário Assunção (UNIFAI).

Corpo Docente Convidado

Adriana Paris

Adriana Paris

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Bacharelada em Direito pela Fundação Instituto de Ensino para Osasco, atual UNIFIEO (1993). Cursou Especialização em Direito com Ênfase em Processual Penal pela mesma instituição (1995/96) e Especialização em Conflitos Internacionais e Globalização pela UNIFESP (2017/2018). Atuou como professora na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo (1989/98). Professora de Teoria do Direito Penal no CEPAD (Curso Especializado para Exame da Ordem) em Osasco/SP (1998). Licenciatura em História pela Universidade Uniban/Bandeirante Anhanguera (2013). Tem contos publicados em livros e coletâneas.  Professora UNIFAI-SP (2023).

Amailton Magno Azevedo

Amailton Magno Azevedo

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Atualmente é Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor do Curso de História e Cultura Africana do UNIFAI. Possui graduação (1988), mestrado (2000) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Possui Pós-doutorado pela Universidade do Texas em Austin-EUA (2011), com bolsa Capes. Desenvolveu pesquisa no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra como Investigador convidado, em 2015. Também cumpriu Estágio de Pós-doutoramento na Casa de Las Americas, em Havana, Cuba, em 2018-2019. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África e do Brasil. 

Heitor de Andrade Carvalho Loureiro

Heitor de Andrade Carvalho Loureiro

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Professor de História e Relações Internacionais. Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (FCHS-UNESP), com estágio sanduíche (PDSE-CAPES) no Matenadaran Scientific Research Institute, Yerevan, República da Armênia. Pesquisador associado do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre o Oriente Médio (Gepom).

Isa Márcia Bandeira de Brito

Isa Márcia Bandeira de Brito

Doutora em Comunicação e Cultura (USP, 2017), Mestre em História e Historiografia da Arte (USP, 2012). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett e em Pintura pela Escola de Belas Artes (UFRJ). Especialização em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ) e Análise e Avaliação Ambiental (PUC-RJ). Habilitada no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pela Universidade Cândido Mendes. Atua na produção pedagógica de oficinas de artes para crianças, adolescentes e adultos e ministra cursos na área de Arte Africana Contemporânea. Membro do Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras, CERNe (USP).

Nirlene (Bebel) Nepomuceno

Nirlene (Bebel) Nepomuceno

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Pós-doutorado em Museologia Social na Universidade Federal da Bahia/UFBA (2015-2016). Possui doutorado (2011) e mestrado (2006) em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora visitante Fulbright no Centro de Estudos Africanos e Afro-americano da Universidade de Boston (Mar 08/Mai 09). Especialização em História da África pelo Centro de Estudos Afro-Asiáticos (CEAA) da Universidade Cândido Mendes (1997) e graduação em Comunicação Social (Jornalismo). 

Priscila Dias Carlos

Priscila Dias Carlos

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Historiadora, Licenciatura Plena e Bacharel pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Mestra e Doutoranda em História Social pela mesma instituição. Têm experiência em construções de Pedagogias Antirracistas; Afro-indígena e Decoloniais. Professora convidada no Centro Universitário Assunção- UNIFAI. Professora da Educação Básica II e Ensino Médio (PEB II e E.M.) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE/SP) e na Secretaria Municipal da Cidade de São Paulo (SME/SP). 

Rafael Gonzaga de Macedo

Rafael Gonzaga de Macedo

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Historiador, escritor e roteirista. Com mestrado e doutorado em História Social pela PUC-SP, é especialista em história da arte e história da arte africana. Tem atuado em diferentes áreas como produtor cultural e ativista social.

Weber Lopes Góes

Weber Lopes Góes

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Bacharel e Licenciado em História e Especialista em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Mestre em Ciências Sociais pela UNESP/Marília e Doutor em Ciências Humanas e Sociais (UFABC). Membro do Centro de Estudos Periféricos (CEP) da Universidade Federal de São Paulo. Tem se debruçado nos estudos sobre as bases ideológicas do racismo a partir dos teóricos Arthur de Gobineau, Francis Galton e outros. No Brasil, estuda a ideologia do racismo, eugenia no pensamento conservador brasileiro com ênfase nas ideias de Nina Rodrigues, Euclides da Cunha, Oliveira Vianna e Renato Kehl. 

Willian Robson Soares Lucindo

Willian Robson Soares Lucindo

Possui graduação em História pelo Centro Universitário FIEO (2007), mestrado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010) e Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2020). É professor de ensino fundamental II - Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: afrodescendente, pós-abolição, educação, associações negras e populações negras.

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