Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

História e Cultura da África – Educação e Relações Internacionais

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu Aulas on-line ao vivo Presencial Sem TCC

 

O curso contempla o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, em consonância às leis 10.639/03 e 11.645/08, promovendo e incentivando a formação docente continuada, por meio de instrumentos teóricos e metodológicos para os estudantes e profissionais das mais diversas áreas que estejam interessados na temática dos estudos africanos e afro-brasileiros. 

As disciplinas do curso fornecem aos estudantes subsídios e aprofundamento na história e na visão de mundo africana, habilitando-os a planejar e desenvolver conteúdos acerca da temática e capacitando-os para atuar como gestores e colaboradores em órgãos públicos, organizações não governamentais, empresariais ou sociais, principalmente nas áreas de educação, cultura e relações internacionais. 

 

PORQUE FAZER O CURSO NO ASSUNÇÃO

O curso conta com a chancela de uma instituição sólida e renomada e com profissionais docentes qualificados e dedicados, trabalhando em perspectiva interdisciplinar e decolonial.

 

Público-alvo

Professores da educação básica, estudantes de áreas diversas do conhecimento, gestores e trabalhadores de ONGs e demais profissionais interessados no tema.  

 

Turmas e horários

Sábados, das 7h30 às 14h30

 

Duração

3 semestres

 

Modalidade

O curso oferece duas opções de estudo para o aluno escolher. Com aulas ao vivo pela Plataforma Teams e/ou presencial.

 

 

Carga Horária

360 horas

 

Observações

Depoimentos

 

Reconhecimento dos Trabalhos


O curso possui proposta de trabalho aceito na UNESCO na 3ª CAMPANHA PARA A ERRADICAÇÃO DO RACISMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR:

  • ATUAÇÃO DAS IES, POLÍTICAS AFIRMATIVAS E O MERCADO DE TRABALHO: AVANÇOS E DESAFIOS
    Equipe: Nirlene Nepomuceno; Maria Aparecida Alves de Souza; Deivison Mendes Faustino; Rafael Gonzaga; Rivaldo Carlos de Oliveira
    Apoio: Pró-Reitoria de Pós-Graduação/Centro Universitário Assunção


Abaixo você pode assistir algumas das atividades realizadas para a 3ª CAMPANHA PARA A ERRADICAÇÃO DO RACISMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR


A apresentação do UNIFAI com o resumo e finalização dos trabalhos realizados
 

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

clique aqui

Corpo Docente

Foto da Profa. Kajali Lima Vitorio

Kajali Lima Vitorio

Acesse o Lattes

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestra em Serviço Social e Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Federal de São Paulo. Unifesp - Baixada Santista (2019). Possui graduação em Serviço Social pela Unesp - Franca. Possui especialização em " Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais" pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua como assistente social no Tribunal de Justiça de São Paulo. Docente no Centro Universitário Assunção.

Corpo Docente Convidado

Adriana Paris

Adriana Paris

Acesse o Lattes

Bacharelada em Direito pela Fundação Instituto de Ensino para Osasco, atual UNIFIEO (1993). Cursou Especialização em Direito com Ênfase em Processual Penal pela mesma instituição (1995/96) e Especialização em Conflitos Internacionais e Globalização pela UNIFESP (2017/2018). Atuou como professora na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo (1989/98). Professora de Teoria do Direito Penal no CEPAD (Curso Especializado para Exame da Ordem) em Osasco/SP (1998). Licenciatura em História pela Universidade Uniban/Bandeirante Anhanguera (2013). Tem contos publicados em livros e coletâneas.  Professora UNIFAI-SP (2023).

Amailton Magno Azevedo

Amailton Magno Azevedo

Acesse o Lattes

Atualmente é Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor do Curso de História e Cultura Africana do UNIFAI. Possui graduação (1988), mestrado (2000) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Possui Pós-doutorado pela Universidade do Texas em Austin-EUA (2011), com bolsa Capes. Desenvolveu pesquisa no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra como Investigador convidado, em 2015. Também cumpriu Estágio de Pós-doutoramento na Casa de Las Americas, em Havana, Cuba, em 2018-2019. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África e do Brasil. 

Isa Márcia Bandeira de Brito

Isa Márcia Bandeira de Brito

Doutora em Comunicação e Cultura (USP, 2017), Mestre em História e Historiografia da Arte (USP, 2012). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett e em Pintura pela Escola de Belas Artes (UFRJ). Especialização em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ) e Análise e Avaliação Ambiental (PUC-RJ). Habilitada no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pela Universidade Cândido Mendes. Atua na produção pedagógica de oficinas de artes para crianças, adolescentes e adultos e ministra cursos na área de Arte Africana Contemporânea. Membro do Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras, CERNe (USP).

Nirlene (Bebel) Nepomuceno

Nirlene (Bebel) Nepomuceno

Acesse o Lattes

Pós-doutorado em Museologia Social na Universidade Federal da Bahia/UFBA (2015-2016). Possui doutorado (2011) e mestrado (2006) em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora visitante Fulbright no Centro de Estudos Africanos e Afro-americano da Universidade de Boston (Mar 08/Mai 09). Especialização em História da África pelo Centro de Estudos Afro-Asiáticos (CEAA) da Universidade Cândido Mendes (1997) e graduação em Comunicação Social (Jornalismo). 

Priscila Dias Carlos

Priscila Dias Carlos

Acesse o Lattes

Historiadora, Licenciatura Plena e Bacharel pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Mestra e Doutoranda em História Social pela mesma instituição. Têm experiência em construções de Pedagogias Antirracistas; Afro-indígena e Decoloniais. Professora convidada no Centro Universitário Assunção- UNIFAI. Professora da Educação Básica II e Ensino Médio (PEB II e E.M.) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE/SP) e na Secretaria Municipal da Cidade de São Paulo (SME/SP). 

Weber Lopes Góes

Weber Lopes Góes

Acesse o Lattes

Bacharel e Licenciado em História e Especialista em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Mestre em Ciências Sociais pela UNESP/Marília e Doutor em Ciências Humanas e Sociais (UFABC). Membro do Centro de Estudos Periféricos (CEP) da Universidade Federal de São Paulo. Tem se debruçado nos estudos sobre as bases ideológicas do racismo a partir dos teóricos Arthur de Gobineau, Francis Galton e outros. No Brasil, estuda a ideologia do racismo, eugenia no pensamento conservador brasileiro com ênfase nas ideias de Nina Rodrigues, Euclides da Cunha, Oliveira Vianna e Renato Kehl. 

Ficou com dúvidas?