História e Sagrada Escritura

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu Aulas on-line ao vivo   Sem TCC

O curso apresenta o desenvolvimento da literatura bíblica pela diacronia, ou seja, através dos tempos. A partir da compreensão do conceito de Círculo Hermenêutico, a redação dos textos vai se tornando clara tanto para os textos do Antigo quanto do Novo Testamento. A literatura e a história oferendo chaves hermenêuticas que fundamentam a pesquisa e o ensino.

Matricule-se

Porque fazer o curso no ASSUNÇÃO

Somos uma instituição com mais de 50 anos, com ensino renomado e de excelência e contamos com professores doutores com domínio na área.

Público-alvo

Formados em Letras, Filosofia, História, Teologia, Ciências da Religião e interessados em geral.

Turmas e horários

4ªs e 6ªs feiras, a partir das 19h10.

Duração

3 semestres

Modalidade

O curso oferece aulas ao vivo pela Plataforma Teams

Carga Horária

Observações

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR
clique aqui para visualizar

Corpo Docente

Rodrigo Pires Vilela da Silva

Acesse o Lattes

Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação em História e Sagrada Escritura, Ciências patrísticas, Filosofia Medieval e Teologia da Vida Consagrada. Coordenador dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Filosofia do Centro Universitário Assunção; Coordenador da Pastoral Universitária da PUC-SP (2016 - atual); Professor de Patrologia, Latim e Grego na Faculdade de Teologia da PUC-SP (2016-atual), também de Grego Clássico, Filosofia Patrística e Filosofia Medieval do Centro Universitário Assunção (2016-atual); professor no curso de Especialização em História e Pensamento Medieval (2017-atual) no Centro Universitário Assunção. Na PUC-SP, membro do CONSUN (Conselho Universitário da PUC-SP), do CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da PUC-SP); do CECOM (Conselho Comunitário da PUC-SP); e do Comitê de Ética da PUC-SP. Tradutor de textos patrísticos e medievais em latim, grego, copta e siríaco, com pesquisa nessa área. Doutor em História da Ciência pela PUC-SP (2020), Mestre em Ciências Patrísticas pelo Instituto Patrístico de Roma (2015); Mestre em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade de São Paulo (2014); Bacharel em pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2002).

Corpo Docente Convidado

Karolayne Maria Vieira Camargo de Moraes

Lattes

Doutoranda em Teologia pela a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Mestre em Teologia pela PUC-SP (2023). Graduada em Teologia pela PUC-SP (2020). É sócia da Sociedade Brasileira de Teologia Moral (SBTM); Integrante do Grupo de Pesquisa PHAES (Pessoa Humana Ética e Sexualidade), da PUC-SP. Atualmente é Docente convidada no Curso de Especialização "Teologia e Ensino Religioso" na PUC-SP.

Adriana Barbosa Guimarães

Lattes

Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2021). Possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), graduação em Educación y Desarrollo - Universidad Anáhuac del Norte (2004), graduação em Ciências Religiosas - Ateneu Pontifício Regina Apostolorum (2013). Membro do Grupo de Pesquisa do Grupo Lepralise (Leitura Pragmático-Linguística da Sagrada Escritura e membro do Grupo de Trabalho e Pesquisa Bíblica São Jerônimo. Atualmente é doutoranda em Teologia na PUC-SP. É professora na pós-graduação História e Sagrada Escritura na Assunção.

Ficou com dúvidas?