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Mediação de Leitura Literária

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu Aulas on-line ao vivo Presencial

 

Formar leitores no Brasil hoje tem sido um desafio que vem ultrapassando as salas de aula e convidando diversos profissionais a construírem ações que promovam encontros entre a literatura e os sujeitos. Isso porque de um lado a literatura é fonte de encantamento e de experiências estéticas, por outro lado ela também proporciona experiências no processo de humanização, construção de identidades e cidadania.

O Curso de Especialização em Mediação de Leitura oferece aos pós-graduandos um aperfeiçoamento dentro de suas áreas de atuação para o planejamento, articulação, realização, divulgação e avaliação de projetos e ações de mediação de leitura literária para fins culturais, educacionais, terapêuticos, sociais. A abordagem inclui a discussão de conceitos, políticas públicas, compartilhamento de saberes e práticas no tocante ao processo de mediação literária, elaboração de projetos para editais por meio de um corpo docente multidisciplinar formado por mestres e doutores que inclui artistas, pedagogos, bibliotecários, jornalistas etc. que favorece uma formação reflexiva e pratica em torno de temas essenciais para o processo de mediação de leitura literária.

 

PORQUE FAZER O CURSO NO ASSUNÇÃO

A mediação de leitura literária como um processo múltiplo precisa estar integrada ao circuito cultural do livro, da leitura e da literatura, de forma dinâmica e inclusiva, para isso é preciso o domínio de metodologias, técnicas e ferramentas para ter confiança no processo de mediação de leitura, escrever e estruturar projetos, inscrever-se em editais, apresentar portfólio, ofertar o projeto para parceiros e instituições, articular em rede, divulgar e avaliar projetos.

O curso de Especialização em Mediação de Leitura Literária, além de se aprofundar em aspectos teóricos e metodológicos da área pretende proporcionar ferramentas para inserção e inclusão no circuito e mercado cultural do livro, leitura, literatura.

 

Público-alvo

Bibliotecários, professores orientadores de sala de leitura, professores em geral, coordenadores pedagógicos, agentes escolares, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, contadores de história, agentes culturais, assistentes sociais, profissionais do mercado editorial, escritores, programadores culturais e todos os demais interessados.

 

Turmas e horários

Sábados, das 7h30 às 14h30

 

Duração

3 semestres

 

Modalidade

O curso oferece duas opções de estudo para o aluno escolher. Com aulas ao vivo pela Plataforma Teams e/ou presencial.

 

Carga Horária

360 horas

 

Observações

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

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Corpo Docente

Foto da Profa. Dra. Carmem Lucia Batista

Carmem Lúcia Batista

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Graduada em Biblioteconomia pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), em Letras (Português/Francês), pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), mestrado em Ciência da Informação pela ECA/USP e doutorado em Ciência da Informação pela ECA/USP, com estágio na Sorbonne (Paris/França), área de concentração apropriação social da informação, com estudos em direito de acesso à informação. Foi diretora do Núcleo de Documentação e Informação da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (GPEB-ECA/USP). É professora de graduação em Biblioteconomia, ministra as disciplinas Fontes de Informação II, Ação cultural em Bibliotecas, Conservação de documentos, Unidades de Informação. É professora das disciplinas Elaboração de projetos para Arquivos e Mediação e Difusão Cultural em Arquivos do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Arquivologia e de Mídias Sociais e Mediação do curso Mediação de Leitura Literária, ambos do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. É coordenadora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Arquivologia do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. É executiva pública do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Regina dos Anjos Fazioli

Regina dos Anjos Fazioli

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Mestra em Tecnologia: Gestão e Desenvolvimento da Formação Tecnológica pelo Centro Paula Souza - CEETEPS, 2010. Possui graduação em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESP, 1977 e Especialização em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela FespSP, 2000. Professora convidada de Pós Graduação - Mídias Sociais - Curso Gestão da Informação Digital (GID) - Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPSP) Professora Assistente - Graduação em Biblioteconomia - Centro Universitário Nossa Senhora da Assunção (UNIFAI). Professora Assistente - Pós Graduação - Perspectivas Tecnológicas - Curso de Gestão de Arquivos e Bibliotecas Escolares - Centro Universitário Nossa Senhora da Assunção (UNIFAI). Professora Assistente - Pós Graduação - Mídias Sociais - Curso de Arquitetura da Informação - Centro Universitário Nossa Senhora da Assunção (UNIFAI). Idealizadora e coordenadora da Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo - www.bv.sp.gov.br (1997 - 2021) Coordenadora do Grupo Técnico incumbido de proceder à adequação e integração de informações disponibilizadas pela Administração Direta e Indireta do Estado - RedeCIAPP: Rede de Integração dos Centros de Informação da Administração Pública Paulista. Membro da Associação Brasileira de Profissionais de Informação (ABRAINFO). Integrou a Comissão de Avaliação e Seleção Prêmio Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) 2014 e foi Jurada do Prêmio São Paulo de Literatura - Secretaria da Cultura do Governo SP, 2015. Proferiu Palestras nacionais e internacionais. Organizou Congressos Estaduais e Nacionais. Possui experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão de Conhecimento, Tecnologia Mobile, Mídias Sociais, Informação Pública, Gestão Pública e Formação do Cidadão.

Corpo Docente Convidado

Ana Cristina Dias Rocha Lima

Ana Cristina Dias Rocha Lima

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Pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicado ao Autismo pela UFSCAR; Pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação da Unicamp/SP, Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp/Marília/SP. Foi professora de educação especial do Centro de Atendimento à Síndrome de Down Bem-te-vi, nos anos de 2007 a 2010 em Jundiaí. Foi professora de Educação Básica na Prefeitura de Jundiaí/SP. Trabalhou em outro Centro de Atendimento à Educação Especial. Tem trabalhos publicados em nível nacional e internacional sobre diversos assuntos na área. Atua principalmente nos seguintes temas: necessidades educacionais especiais, práticas e teorias, aprendizagem, surdez, autismo, método, avaliação e intervenção, leitura, musicalidade, educação, sistema braille e dificuldades, educação de jovens e adultos e formação de profissionais para atuar no trabalho com inclusão. Ministra palestras, cursos, workshops, oficinas em Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Formação de Professores. A profissional tem livro publicado pela Editora Vozes e Baraúna.

Prof. Me. Beto Silva

Beto Silva

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Pedagogo, psicopedagogo e mediador de leitura literária, especialista em educação socioemocional, inovação educativa e entusiasta em estudos sobre o futuro da educação. Há mais de 20 anos tem atuado como formador, consultor e coordenador em projetos e programas em diversas organizações, públicas e privadas, nas áreas de educação, cultura e na assistência social com ênfase em leitura, literatura, juventude, metodologias ativas e futurologia. Foi assessor do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A, educador do Projeto Criança Fala, assessor técnico da A Cor da Letra, coordenador do Projeto AdoLêSer, agente de formação no Programa Jovem Monitor Cultural, coordenador geral da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Ministério da Cultura, líder de projetos e formador do Instituto Crescer para Cidadania, coordenador de inovação educativa no CIEDS, coordenador de Projetos do Instituto Clio e professor da pós graduação do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, formador no projeto Rotas e Redes Literárias da Associação Escola Aprendiz, educador na Associação Vaga Lume e especialista em implementação e desenvolvimento no Itaú Educação e Trabalho com a agenda da Educação Profissional. Atualmente é fundador e coordenador geral do grupo Simbora! Educação e Cultura, Articulador da Fundação Dorina Nowill, Formador no programa Parceria pela Valorização da Educação e professor da pós graduação em mediação de leitura do Centro Universitário Assunção.

Elisangela Alves Silva

Elisangela Alves Silva

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Bibliotecária, Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela ECA/USP - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, concluídos em 2010 e 2003, respectivamente. Pós- graduanda em Livro para a infância: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação na Casa Tombada - FACON. Tem especialização em Gestão Pública pela Universidade de Mogi das Cruzes, concluído em 2012. É Professora das disciplinas "Mediação de Leitura: conceitos e abordagens" e "Clubes de Leitura" do Curso de Pós-Graduação em Mediação de Leitura Literária da UNIFAI-SP. É Coordenadora da Biblioteca Pública Hans Christian Andersen (temática em contos de fadas), São Paulo/SP e trabalhou também como bibliotecária na Biblioteca Pública Paulo Duarte (temática em cultura afro-brasileira), São Paulo/SP. Foi Supervisora de Atendimento da Biblioteca Mário de Andrade, onde também foi Supervisora de Acervo até abril de 2014. Foi coordenadora do Centro de Documentação e Memória da Fundação Abrinq (Nov/2004 a Dez/2008), com atuação em diferentes instituições na área de documentação. Também foi bolsista do Programa The Jay Jordan IFLA/OCLC Early Career Development Fellowship Program em 2007 e do 76. IFLA World Library and Information Congress em 2010.

Profa. Me. Helena Simões Miranda

Helena Simões Miranda

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Helena Simões Miranda licenciou-se em Letras – Português-Inglês pela Unicid com bolsa acadêmica pelo CNPq. É mestra em Língua Portuguesa pela PUC-SP, onde estudou como bolsista Capes. Especializou-se em Revisão de Textos na PUC-MG e em Escrita Criativa na Faculdade Novoeste. Possui pós-graduação em Literatura, Artes e Filosofia pela PUC-RS. É revisora freelancer e presta serviços para a Editora Blucher como produtora editorial, revisora e preparadora de textos. Também dedica-se à escrita, principalmente resenhas e crônicas – este último, o gênero sobre o qual se debruçou durante o mestrado. Escreve semanalmente em sua newsletter, cujo acesso é gratuito (meiocopodeveneno.substack.com), e produz conteúdo relacionado a suas áreas de atuação para o Instagram (@hsimoesmiranda). Além disso, é resenhista da área cultural na Revista Artes do Multiverso. Seu primeiro livro solo, Memórias de uma moça nada comportada, será publicado este ano pela Ópera Editorial.

Jessica Balbino

Jessica Balbino

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Jéssica Balbino é cria da rua é do hip-hop, jornalista, mestre em comunicação pela Unicamp, colunista do Estado de Minas e produtora de conteúdo para a revista TPM. Escreve sobre corpo, diversidade, literatura e periferia. É autora dos livros "Gasolina & Fósforo" e "Traficando Conhecimento". Atua também como curadora de literatura, diversidade e conteúdo. Acredita que as narrativas em disputa podem transformar o mundo. Nas horas "vagas", é psicanalista.

Thayame Silva Porto

Thayame Silva Porto

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Thayame Silva Porto é artista, e pesquisadora da palavra. Atua na perspectiva do Letramento e participação social. Iniciou seus estudos no campo da Educação no curso técnico do Magistério em 2003. Deu continuidade e concluiu curso de Letras, especialização em Psicopedagogia. É Mestre pela Universidade Federal de São Paulo (Campus Guarulhos). Escritora, contadora de histórias e mediadora de leituras. Aplica formações sobre o comportamento leitor e processos de mediação de leitura. Fundou em 2016 uma biblioteca itinerante na sua kombi e percorreu o Brasil e América Latina lendo com crianças. É curadora de coleções de acervos de livros ilustrados. Seu conhecimento acadêmico aliado a ações práticas de educação no interior da sociedade, permitiram a ela construir sua metodologia de Educação extra formal na rua A rua como território educativo multidisciplinar e artístico.

Tininha Calazanz

Tininha Calazanz

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Palavra e corpo; voz e letra; experiência, memória e imaginário; a expressão e a fruição, o ser sensível; o ato de maravilhar-se; o reencantamento da vida; o singular e o coletivo, o pensamento mágico, os símbolos e ritos; as cosmo-percepções dos povos; os encontros e convívios, a linguagem como nutrição e bálsamo são as paisagens que venho percorrendo ao longo desta travessia que já colore de prata os fios de meus cabelos. Na década de 80 dediquei-me as artes da cena e do corpo como artista e professora e a projetos de educação cultura e memória. Em 1993, tomei como coração de meu fazer a arte de ouvir e contar histórias. Como artista-educadora realizo formações voltadas aos contos maravilhosos e as histórias de vida, à expressão oral e escrita. Como artista, crio e conto histórias. Como pesquisadora, investigo o campo da narração e da expressão artística. As trilhas acadêmicas me levaram à Licenciatura em Artes Cênicas (UNB-1985); à Especialização em Teatro e Dança (ECA/USP - 1990) e Narração Artística (A Casa Tombada - 2022). ao “Mestrado profissional em Artes da Cena: turma especial | Laboratório em Artes e Mediação Cultural (Escola de Teatro Célia Helena e Escola Itaú Cultura- ) e da Pós- Graduação “A caminhada como método para a arte e a educação” (A Casa Tombada), ambos sendo cursados.

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