Mediação de Leitura Literária | Unifai Pular para o conteúdo principal

Mediação de Leitura Literária

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu

 

Formar leitores no Brasil hoje tem sido um desafio que vem ultrapassando as salas de aula e convidando diversos profissionais a construírem ações que promovam encontros entre a literatura e os sujeitos. Isso porque de um lado a literatura é fonte de encantamento e de experiências estéticas, por outro lado ela também proporciona experiências no processo de humanização, construção de identidades e cidadania.  

Neste curso compreendemos a mediação como um processo de aprendizagem que, ao mesmo tempo, é informativo, comunicativo que visa à apropriação da prática da leitura e da interpretação e significação do texto literário. Dessa forma, a mediação de leitura literária é uma ação repleta de significados e referências, ressaltando a importância da formação continua do mediador, pois quanto mais amplia o seu gosto, mais expande seu repertório, mais vivencia a diversidade de experiências estéticas, mais enriquece a sua atuação. 

 

 

Inscreva-se

Porque fazer o curso no UNIFAI

O Curso de Especialização em Mediação de Leitura oferece aos pós-graduandos um aperfeiçoamento dentro de suas áreas de atuação para o planejamento, articulação, realização, divulgação e avaliação de projetos e ações de mediação de leitura literária para fins educacionais, terapêuticos, sociais etc. A abordagem inclui a discussão de conceitos, políticas públicas, além de compartilhar saberes e práticas no tocante ao processo de mediação literária, por meio de um corpo docente multidisciplinar formado por mestres e doutores que inclui artistas, pedagogos, bibliotecários, jornalistas etc. que favorece uma formação reflexiva e pratica em torno de temas essenciais para o processo de mediação de leitura literária. 

 

Público-alvo

Bibliotecários, professores orientadores de sala de leitura, professores em geral, coordenadores pedagógicos, agentes escolares, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, contadores de história, agentes culturais, assistentes sociais, profissionais do mercado editorial, escritores, programadores culturais e todos os demais interessados.

 

Turmas e horários

Sábados, das 7h30 às 14h45 
Início previsto das aulas: 25/02/2023
Prazo final de matrículas: 03/03/2023 

 

Modalidade

Presencial 

 

Duração

3 semestres 

 

Carga Horária

360 horas

 

Observações

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

clique aqui

Corpo Docente

Ana Cristina Dias Rocha

Curriculum Lattes:

Acesse o Lattes

Charlene Kathlen De Lemos

Curriculum Lattes:

Acesse o Lattes

Elisangela Alves Silva

Curriculum Lattes:

Acesse o Lattes

Jessica Balbino

Curriculum Lattes:

Acesse o Lattes

Isabel Dos Santos Silva Pizzingrilli

Curriculum Lattes:

Acesse o Lattes

Regina dos Anjos Fazioli

Regina dos Anjos Fazioli

Curriculum Lattes:

Acesse o Lattes

Thayame Silva Porto

Curriculum Lattes:

Acesse o Lattes

Tininha Calazanz

Curriculum Lattes:

Acesse o Lattes

Ficou com dúvidas?