Psicomotricidade Clínica e Escolar | Unifai Pular para o conteúdo principal

Psicomotricidade Clínica e Escolar

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu

Presencial

 

O curso de Psicomotricidade Clínica e Escolar tem como objeto de estudo o ser humano por meio do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. O Psicomotricista atua nas áreas de Educação (Educação Infantil (creche) e Ensino Fundamental e médio), em atendimento clínico (criança, adulto e idoso) e em pesquisa, avalia, previne e trata os transtornos da relação corpo e mente.

 

Porque fazer o curso no UNIFAI

O curso do UNIFAI se propõe a oferecer ao profissional as ferramentas para atuar em diferentes etapas do desenvolvimento humano nos aspectos físico, psíquico, intelectual e social, auxiliando o indivíduo na construção psicomotora (Eu corporal). Os professores são psicomotricistas com experiência comprovada pela Sociedade Brasileira de Psicomotricidade - SBP.

Público-alvo

Pedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, médicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e profissionais envolvidos com educação e saúde.

 

Turmas e horários

2ª e 4ª feiras, das 19h10 às 22h45
 

Sábados, das 7h30 às 14h30
 

Duração

3 semestres

 

Modalidade

Curso Presencial 

 

Carga Horária

360 horas

 

Observações

Depoimentos

Após o termino do curso o aluno terá a possibilidade de fazer um curso de Aperfeiçoamento em Psicomotricidade – FORMAÇÃO DO PSICOMOTRICISTA PARA O ATENDIMENTO CLÍNICO no Núcleo de Pesquisa e Estudos em Psicomotricidade (NUPEP). O curso tem como objetivo oferecer a Prática da clinica psicomotora e a Formação Pessoal para os Especialistas em Psicomotricidade interessados em atuação clínica, por meio da aprendizagem de práticas e atividades de supervisão clínica. 

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

clique aqui

 

Corpo Docente

Foto da Profª Dra. Vania Ramos

Vania Ramos

Acesse o Lattes

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Grande ABC (1981), Mestrado em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Pós-graduação em Psicomotricidade (1998), Psicopedagogia (1997) e Gestão e Implantação em EaD (2020). Atualmente é Coordenadora dos cursos de Pós-graduação em Psicomotricidade e Gerontologia Social do Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Professora titular nos cursos de Pedagogia e Serviço Social da mesma instituição, professora convidada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e dos cursos de Pos-graduacao da UNIP e UniPaulistana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Psicomotora, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, arte e movimento corporal, aprendizagem, gerontopsicomotricidade, envelhecimento e educação.

Corpo Docente Convidado

Ana Maria Garcia de Mello

Ana Maria Garcia de Mello

Acesse o Lattes

Graduação em Educação Física - UNISA (1990). Extensão Universitária em EFA (Educação Física Adaptada) - USP (1992). Pós-Graduação em Psicomotricidade - UNIP (2000). 2001 - 2014: Educadora Física e Psicomotricista na área Educacional, ministrando aulas, cursos e palestras. Assessoria Educacional em Psicomotricidade.

Andréa Moreno Pacheco

Andréa Moreno Pacheco

Acesse o Lattes

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), especialista em Psicomotricidade pela Universidade São Camilo (1994), mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006), Terapeuta Neurocognitiva pelo método Perfetti (2019). Atualmente é professora da disciplina de Clínica Psicomotora e coordenadora da supervisão clínica na pós-graduação em Psicomotricidade; professora das disciplinas de Neurociências e Motricidade e Síndromes, Transtornos, Distúrbios na pós-graduação em Neurociências, Saúde Mental e Aprendizado no Centro Universitário Assunção-UNIFAI; atua como Fisioterapeuta nas áreas de Ortopedia, Neurologia, Pediatria e Geriatria; como Terapeuta Psicomotora e Neurocognitiva, como consultora na área de Educação Inclusiva e como supervisora em Terapia Psicomotora na abordagem neurofuncional.

Foto da Profa. Esp. Carla Santos Tenório

Carla Santos Tenório

Acesse o Lattes

Psicóloga clínica CRP 114655 (2013 - atualmente). Professora do curso de Pós-graduação em Neurociências, saúde mental e educação, Psicopedagogia Clínica e Escolar e Psicomotricidade, todos no UNIFAI. Psicóloga com especialização em Psicologia Junguiana pela FACIS (2015). Docente em cursos de formação técnica profissional - Global Mackenzie (2015 - 2020) Autora do livro: Sobre viver o combo da vida (2019). Atuação na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, em projetos que foram publicados em congressos e em livro e sobre Treinamento, Desenvolvimento e educação de pessoas (2008-2015), Autora do cap. 1 do Livro: Temas em educação corporativa - "Perfis Psicológicos no treinamento e desenvolvimento de pessoas" (2014) Colunista de artigos voltados para a educação corporativa e a saúde dos trabalhadores na revista digital Norminha (2014-2017) Parceria com uma consultoria que atua em treinamentos na área de Psicologia e Gestão por competências (2009-2015) Atuação por 06 anos em HSE (Higiene, saúde & segurança do trabalho e meio ambiente), diretamente envolvida no projeto (2011) e implantação (2012) do sistema de gestão ambiental e certificação ISO14001 (2014). 

Foto do Prof. Me. Carlos Eduardo Vieira

Carlos Eduardo Vieira

Acesse o Lattes

Coordenador e professor da Pós-Graduação em Neurociências, Saúde Mental e Educação do Centro Universitário Assunção - Unifai. Professor do Unifai: Psicopedagogia e Psicomotricidade. Extensão em Maturidade. Professor do Unisal: Centro Universitário Salesiano/SP: Pós-graduação em Neurociências e Educação, Cursos de Extensão e da Idade Ativa. Professor Centro de Estudos do Colégio Santa Maria - Prisma - Formação de Professores nas áreas de Neurociências, Saúde Mental e Educação. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento: Mackenzie. Psicanalista: Formação pelo IBP/SP. Especialização em Medicina Tradicional Chinesa: Acupuntura. Extensão Universitária e Aperfeiçoamento em: Pilates, RPG, Hidroterapia, dentre outros. Graduação em Educação Física. Graduação em Fisioterapia. Atendimentos clínicos em psicanálise, acupuntura, rpg. Áreas de pesquisa: Neurociências, Saúde Mental, Educação.

Foto da Profa. Esp. Janaina Pavani Sarabando

Janaina Pavani Sarabando

Acesse o Lattes

Graduada em Educação Física pela Faculdade Integrada de Ribeirão Pires, Especialista em Psicomotricidade Institucional pela FMU, Especialista em Psicomotricidade Clínica pela Faculdade Unifai, Especialista em Neuropsicologia da Aprendizagem e Transtornos pelo Instituto Irene Maluf, Pós-graduada em Deficiência Intelectual e Deficiência Motora pela Faculdade de Jabuticabal, Pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada na Educação de Pessoas com TEA pela Faculdade Rhema Educação. Possui experiência como professora de Pós-graduação em cursos de Psicopedagogia Institucional e Clínica ministrando aulas relacionadas sobre a psicomotricidade e a aprendizagem, em aulas e em cursos de Pós-graduação em Psicomotricidade Institucional e Clínica ministrando aulas sobre ética profissional na psicomotricidade e avaliação psicomotora. Atuou quatorze anos na instituição APAE de Ribeirão Pires, foi assessora pedagógica de um colégio da Rede Objetivo. Atualmente é psicomotricista de um colégio particular na cidade de São Paulo, faz parte do Núcleo de Inclusão escolar do mesmo colégio. Realiza atendimento em terapia psicomotora em clínica particular. É assessora na Rede Solar colégios da área psicomotora.  

Ficou com dúvidas?