3º Campanha pela Erradicação do Racismo na Educação Superior

Imagem com montagem das fotos dos participantes em vídeo chamada da 3º Campanha pela Erradicação do Racismo

Neste ano de 2022, o curso de Pós-graduação em História e Cultura Africana: Educação e Relações Internacionais, do Centro Universitário Assunção – UNIFAI, nos deu o privilégio de ter aprovação da sua proposta, dentre as 20 selecionadas, pela Cátedra UNESCO em Educação Superior, Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina(ESIAL). Desta forma, participarmos da 3ª Campanha pela Erradicação do Racismo no Ensino Superior na América Latina, com o projeto intitulado “ATUAÇÃO DAS IES, POLÍTICAS AFIRMATIVAS E O MERCADO DE TRABALHO: AVANÇOS E DESAFIOS”. Essa campanha tem como objetivo estimular universidades da América Latina a criarem projetos que promovam debates contra o racismo, juntamente com outras universidades, institutos e organizações da Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Guatemala e México.

A primeira atividade promovida pelo Curso de Pós-graduação em História e Cultura Africana: Educação e Relações Internacionais e organizada pela coordenadora do curso, Profª. Drª. Nirlene Nepomuceno, foi a Mesa-Redonda sob o tema “As IES antes e depois das Ações Afirmativas”, ocorrida no dia 27 de setembro de 2022, das 14h às 16h (horário de Brasília). Com o objetivo de reunir representantes de IES e pesquisadores do campo das ações afirmativas, discutiram-se os avanços sociais e desafios postos a partir da implementação das políticas públicas, de ações afirmativas e cotas no ensino superior.

Participantes:

• Profª. Drª. Valéria Batista - Pró-reitora de Pós-graduação do Centro Universitário Assunção-UNIFAI;
  • Prof. Me. Pe. José Rodolfo Perazzolo – Secretário Executivo da Fundação São Paulo/FUNDASP e Pró-reitor Jurídico do Centro Universitário Assunção – UNIFAI, representado pela Gerente de Recursos Humanos, Angela Maria Renna, da Fundação São Paulo.
  • Profª. Drª Maria Nilza da Silva – Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Estadual de Londrina/UEL;
  • Prof. Dr. Amailton Azevedo – Assessor da Pró-reitoria de Relações Comunitárias e Cultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP;
  • Prof. Dr. Jorge Lúzio – Prof. da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB/Campus dos Malês.
  • Moderador: Prof. Dr. Weber Lopes