Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Acontece

Assunção participa de Seminário da ANEC sobre futuro da EAD

No dia 13 de junho, a Reitora do Centro Universitário Assunção, Prof.ª Dr.ª Karen Ambra, e a Procuradora Institucional, Luciana Savoy Rossi, estiveram presentes em Brasília para participar do Seminário da ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil), realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC). O evento teve como pauta central o novo Marco Regulatório da Educação a Distância (EAD) no Brasil, publicado em maio de 2025.

O encontro reuniu representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) católicas de todas as regiões do país em um espaço de diálogo, escuta e construção coletiva, com foco nas mudanças exigidas pela nova legislação e seus impactos diretos na oferta de cursos a distância. Estiveram presentes autoridades do MEC, incluindo o Diretor de Regulação da SERES/MEC, Dr. Daniel Ximenes, que apresentou aos participantes os principais pontos do novo marco e respondeu a dúvidas importantes das instituições presentes.

Durante a abertura do seminário, o presidente da ANEC, Padre João Batista, destacou a relevância das IES católicas na construção do ensino superior brasileiro, especialmente pelo compromisso com a oferta de vagas gratuitas a estudantes de baixa renda e pela parceria contínua com o MEC para garantir qualidade e inclusão na educação.

Em depoimento, a Reitora Karen Ambra ressaltou que, embora o decreto ainda traga muitas incertezas, ele também abre caminhos para a transformação:

“Há perguntas que ainda precisam ser respondidas e que vão servir de reflexão, para que modificações aconteçam. É preciso que sejamos protagonistas dessas mudanças, não apenas obedientes às regras”, afirmou, destacando a oportunidade de valorização da educação católica de qualidade neste novo cenário.

A Procuradora Institucional Luciana Savoy Rossi também pontuou os impactos diretos para o setor:

“O novo marco regulatório traz mudanças importantes para as instituições e para os alunos. O setor das instituições católicas é relevante dentro da educação e precisa ser ouvido. Isso nos traz tranquilidade em relação ao trabalho da ANEC, que tem nos representado de forma ativa e estratégica diante dessas transformações.”

O Centro Universitário Assunção, por meio de sua Reitoria e equipe administrativa, mantém um compromisso constante com a atualização e o acompanhamento das transformações no cenário educacional. Estar presente em eventos estratégicos, como este seminário da ANEC em parceria com o MEC, reforça o papel ativo da instituição na construção de uma educação superior de qualidade, alinhada aos princípios da educação católica.

Palestrante em pé, com microfone na mão, fala a um auditório durante o Seminário Presencial da ANEC sobre o novo marco regulatório da EAD e as IES Católicas. Ao fundo, uma tela de projeção exibe o título do evento. Participantes estão sentados, de costas, atentos à apresentação.
Diretor de Regulação da SERES/MEC, Dr. Daniel Ximenes, apresenta os principais pontos do novo marco regulatório da EAD durante o seminário da ANEC, em Brasília.

 

A Reitora Prof.ª Dr.ª Karen Ambra (ao centro), a Procuradora Institucional Luciana Savoy Rossi (à esquerda) e o Diretor de Regulação da SERES/MEC, Dr. Daniel Ximenes (à direita), posam sorridentes para a foto durante o seminário da ANEC, usando crachás do evento.
A Procuradora Institucional Luciana Savoy Rossi, a Reitora Prof.ª Dr.ª Karen Ambra e o Dr. Daniel Ximenes, do MEC, representando o Centro Universitário Assunção no seminário sobre o futuro da EAD nas IES católicas.