Coordenador do curso de Filosofia do UNIFAI é recebido pelo Papa Francisco

No dia 24 de novembro de 2023, o Pe. Rodrigo Pires Vilela, coordenador do curso de Filosofia do UNIFAI e da Pastoral Universitária da PUC-SP, participou do Congresso da Pastoral das Universidades Católicas, em Roma.

Durante dois dias, o Papa Francisco recebeu cerca de 200 pessoas para a conferência, cujo tema central era “Rumo a uma visão poliédrica das instituições”. Na ocasião, o Pontífice afirmou que o papel dos capelães e demais líderes é acompanhar a comunidade universitária, sobretudo os mais jovens, com cuidado e valorizando a história de cada um, pois para muitos o direito de estudar ainda representa um privilégio inacessível.

Ao final do encontro, o Padre Rodrigo Vilela foi recebido pelo Papa: "No encontro de Pastoral Universitária com o Papa, o Pontífice nos fez memória do nosso papel junto à Universidade e nos deu critérios para uma ação que seja mais coerente com o Evangelho: usando a imagem geométrica do poliedro, Francisco diz que nosso olhar deve estar pronto para reconhecer a especificidade de cada cenário, respeitando nosso interlocutor em sua vida e história, e dar as respostas segundo às demandas que forem sendo apresentadas, sem imposição, mas no diálogo. Disse também que na Universidade, não deve haver espaço para posturas apologéticas. Ao invés, a busca por estabelecer pontes que favoreçam a dignidade e a vida na Casa Comum. No fim, tendo nos ouvido,  nos admoestou ao serviço junto às nossas comunidades acadêmicas e que não desanimássemos perante os desafios. Teremos muito trabalho pela frente!", comentou para o Jornal da PUC-SP.