 
  A I Jornada Filosófica Estudantil do Centro Universitário Assunção foi realizada nos dias 20, 21 e 22 de outubro, oferecendo aos alunos dos cursos de Filosofia, bacharelado e licenciatura, um espaço de diálogo, reflexão e troca de ideias sobre temas fundamentais da área.
O evento teve como objetivo despertar a curiosidade dos estudantes, fomentar a pesquisa e o diálogo interdisciplinar, contribuindo para uma formação mais plural e crítica. Foram acolhidos trabalhos de diversas áreas da Filosofia como: História da Filosofia, Filosofia da Mente, Estética e Filosofia da Arte, Filosofia Política e Filosofia Medieval.
A Jornada contou com intensa participação dos alunos em mesas de comunicação e debates sobre as palestras principais, nas quais foram apresentados novos autores, perspectivas e interpretações.
Durante os três dias de evento, foram realizadas três palestras com professores convidados. Na segunda-feira, o Prof. Dr. Diego Fonti, da Universidad Católica de Córdoba, abriu a programação com o tema “Libertad, secularismo y religión – ¿Una tensión insuperable? Un abordaje desde Hans Joas.” Na terça-feira, o Prof. Dr. Álvaro Valls, da UNISINOS, apresentou a palestra “Kierkegaard entre os filósofos alemães.” Para encerrar a Jornada, na quarta-feira, o Prof. Dr. Ângelo Antônio Pires de Oliveira, da Universidade Católica de Santos, apresentou a palestra “Educação do caráter em Aristóteles.”
“Acredito que iniciativas como esta são fundamentais para fortalecer o espaço da pesquisa e do debate crítico na graduação, estimulando nos estudantes uma postura investigativa e reflexiva diante dos temas filosóficos. As jornadas representaram um momento essencial para consolidar o trabalho que vínhamos desenvolvendo em menor escala, agora ampliado pela participação coletiva e pelo compromisso acadêmico dos envolvidos”, afirmou a Prof.ª Dr.ª Laura Elizia Haubert.
A participação dos alunos a I Jornada Filosófica foi fundamental. Confira alguns depoimentos de participantes:
“Poder apresentar uma comunicação na I Jornada Filosófica foi um passo fundamental para a minha formação. Estar diante dos colegas, dos professores, da comunidade acadêmica para compartilhar abordagens sobre um texto tão marcante quanto a Apologia de Sócrates, e ouvir as contribuições da audiência para a pesquisa iniciada, tudo isso fortaleceu os laços com outros pesquisadores, que pude conhecer ali. Para usar um termo central na comunicação que fiz, foi realmente inesquecível". - Jaynnoã Fernando, aluno de Filosofia do Assunção.
“Participar da I Jornada Filosófica foi incrível, uma experiência ímpar. O que mais me marcou foi ter apresentado minha pesquisa sobre um filósofo e um quadrinista que estudo, mesmo sendo aluno do curso de História. Isso também representou uma grande contribuição para o meu arcabouço teórico e prático. Acho que a jornada promoveu um espaço muito bom para compartilhar conhecimentos diversos, por meio de intersecções com outras áreas. Eu mesmo falei sobre erotismo e filosofia estética, enquanto outros colegas trataram de temas como religião, beatitude, entre outros.” – Felipe Araújo, aluno de História do Assunção.
O Centro Universitário Assunção destaca a importância do desenvolvimento acadêmico e da pesquisa filosófica para a formação crítica e reflexiva dos estudantes, e parabeniza alunos e professores que participaram do evento.
CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO: ELEVE SEU CONHECIMENTO!






