A importância do pedagogo no processo de alfabetização

Nesta terça-feira (14), celebramos o Dia Nacional da Alfabetização! Os pedagogos e pedagogas, responsáveis pelo ensino na educação básica, são profissionais que devem ser lembrados e celebrados neste dia.

Há alguns destaques que tornam esse trabalho tão importante no processo de alfabetização:

1. O pedagogo sabe o que fazer no momento certo

Além de conhecer diferentes métodos de alfabetização, ele compreende cada fase do desenvolvimento da aprendizagem, sendo capaz de adaptar suas abordagens e atender às necessidades de cada aluno.

2. O pedagogo estimula a curiosidade e a imaginação

Por meio de atividades lúdicas e estratégias pedagógicas, o pedagogo pode tornar o processo de aprendizagem da leitura e da escrita uma experiência prazerosa.

3. O pedagogo pode contribuir para elevar o índice de alfabetização

O Brasil ainda tem 9,6 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que ainda não foram alfabetizadas. Os dados são de 2022, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

É importante lembrar que a alfabetização é processo no qual o ser humano aprende a ler e a escrever, e embora alfabetizado, o indivíduo não necessariamente é letrado. O letramento vem quando o indivíduo torna-se capaz de interpretar e analisar o que leu, respondendo de forma adequada às demandas sociais da leitura e escrita.

Agora que você já sabe da importância do trabalho desse profissional na alfabetização, te convidamos a conhecer o curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento do UNIFAI! Confira mais informações neste link.