Lançamento do livro “A era Vargas e o teatro: um estudo sobre peças teatrais vetadas”, de Valmir Mendes

No dia 20 de setembro, o curso de Serviço Social promoverá o lançamento do livro do Prof. Me. Valmir Mendes, que leciona no UNIFAI.

A obra “A era Vargas e o teatro: um estudo sobre peças teatrais vetadas” enfoca os expedientes utilizados durante o governo de Getúlio Vargas para controlar informações - nesse caso especificamente, os vetos a peças teatrais. O estudo foi feito a partir de um levantamento realizado no Acervo Miroel Silveira, da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo. Por meio da pesquisa, o autor buscou identificar quais fatores são apresentados nas peças teatrais que pudessem explicar os motivos dos vetos. No caso, as peças teatrais em questão são: Andaime, Gaspar o Serralheiro, Defesa Passiva e a Ladra.

A censura é um expediente recorrente na história de nosso país. Entender as estratégias e as ações dos órgãos de censura pode nos revelar não um Brasil do passado, mas um Brasil do presente. A leitura deste livro poderá ser interessante para entender as formas de controle social que haviam no passado, compreender o quão ardiloso era Vargas e por que ele foi tão adorado.

Durante o evento, será realizado um debate entre o autor e a Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Bia Ramsthaler, com a mediação do professor Sidnei de Vares, que por sua vez contribuiu com o prefácio do livro.

Para participar, inscreva-se neste link.

Obtenha o livro no site da Editora Dialética.