Manuscritos do Mar Morto - 75º aniversário de descoberta

Há exatamente 75 anos foram descobertas centenas de manuscritos (quase todos compostos em hebraico) no deserto da Judeia, em cavernas nas falésias próximas ao mar Morto, principalmente nos sítios arqueológicos de Hirbet Qumran, Wadi Murabba‘at, Nahal Hever e Massada, quando a região ainda pertencia ao reino da Jordânia. A principal descoberta de manuscritos ocorreu nas onze cavernas da localidade de Hirbet Qumran (geralmente mais conhecida apenas como Qumran) em 1947. Hoje é território pertencente ao Estado de Israel.

Tal descoberta deu início a um longo e aventuroso itinerário envolvendo arqueólogos, historiadores, exegetas, linguistas, religiosos, comerciantes de antiguidades e governos.

A Pastoral Universitária da PUC-SP, Cátedra judaica, com o apoio da FUNDASP, da Sociedade bíblica do Brasil (SBB), do Museu da Bíblia, da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção e do Centro Universitário Assunção (UNIFAI), realizarão uma exposição sobre os 75 anos da descoberta dos escritos do mar Morto. Confira todos os detalhes:

Exposição “Escritos do mar Morto: 75º aniversário do Descobrimento”

Data: De 1º a 30 de setembro de 2023
Horário de visitação: Das 8h às 22h
Local: Hall de entrada da Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Programação com palestras: www.pucsp.br/manuscritos-do-mar-morto