Entre os dias 17 e 21 de agosto de 2026, o curso de História do Centro Universitário Assunção realizará a I Jornada Acadêmica de História, com o tema "O Fascismo Nosso de Cada Dia". O evento acontecerá das 19h30 às 22h30, no Auditório do Centro Universitário Assunção, reunindo pesquisadores de importantes instituições de ensino superior para discutir as diferentes manifestações do fascismo e do autoritarismo na sociedade contemporânea.
Voltada a estudantes e docentes do curso de História, à comunidade acadêmica do Centro Universitário Assunção e ao público externo interessado na temática, a Jornada busca promover uma reflexão crítica sobre as raízes históricas do fascismo, suas permanências na atualidade e as diferentes formas de resistência democrática.
Ao longo de cinco noites, a programação contará com palestras ministradas por pesquisadores do Centro Universitário Assunção, PUC-SP, UNICAMP e da UFRRJ, abordando temas como as origens do fascismo brasileiro, os regimes autoritários, a relação entre empresariado e fascismo, a produção artística em contextos autoritários, os movimentos de resistência e os impactos do fascismo italiano no Brasil.
Palestrante: Prof. Dr. Antônio Raggo (PUC-SP)
As inscrições devem ser realizadas previamente por meio dos links de cada palestra. Participe e aprofunde seus conhecimentos sobre um dos temas mais relevantes para a compreensão da história e dos desafios da democracia na atualidade.
CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO: ELEVE SEU CONHECIMENTO!