Entre os dias 15 e 18 de junho, o Centro Universitário Assunção realiza o XXVII Encontro de Pós-Graduação, com o tema Narrativas que Educam: Linguagens, Culturas e Saberes na Pós-Graduação.
Nesta edição, o evento retorna ao formato 100% presencial, proporcionando aos participantes uma experiência mais próxima de troca acadêmica, networking e vivência universitária. A programação reúne oficinas, palestras e atividades interdisciplinares voltadas às áreas de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil, TEA e ABA, Arquivologia, Biblioteca Educativa, Ciências Patrísticas, Cinema, Educação Especial e Inclusão, Filosofia, Finanças Bancárias e Estratégicas, Gestão Escolar, Gestão de Projetos Sociais, Gestão de Pessoas, História e Cultura da África, História e Sagrada Escritura, Mediação e Leitura Literária, Neurociência, Pensamento Político Contemporâneo, Psicomotricidade, Psicopedagogia, entre outras áreas do conhecimento.
Na noite de 15 de junho a partir das 19h, será realizada a abertura oficial no Auditório do Centro Universitário Assunção, reunindo estudantes, professores e profissionais para o início de quatro dias de atividades voltadas à reflexão, ao aprofundamento acadêmico e à construção de novos saberes.
A atividade propõe uma reflexão sobre o cinema como instrumento de construção de narrativas, disputas simbólicas e representação social. Com a participação da Prof.ª Dr.ª Vanessa Bortulucce, do Prof. Dr. Diego Azizi e do Prof. Dr. Jean Siqueira, o encontro irá explorar a cena de abertura do filme Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino, a partir das perspectivas do pensamento político, da filosofia e da linguagem cinematográfica.
Cursos: Cinema, Filosofia Contemporânea e Pensamento Político Contemporâneo.
Local: Auditório do Centro Universitário Assunção - 19h30 às 21h30
A oficina abordará estratégias de mediação de conflitos e práticas de gestão voltadas ao ambiente escolar, contribuindo para a construção de espaços educativos mais colaborativos e acolhedores.
Cursos: Gestão Escolar e Mediação de Conflitos
Local: Bloco 2 Sala 201 – 19h30 às 21h30
Palestra e oficinas abordando temas relacionados à organização da informação, bibliotecas, mediação da leitura e práticas contemporâneas da área.
Cursos: Arquivologia e Gestão de Arquivos, Biblioteca Educativa e Mediação de Leitura Literária
Local: Auditório do Centro Universitário Assunção – 19h às 21h30
A atividade promove uma reflexão interdisciplinar sobre o tráfico humano e a violência a partir de textos bíblicos, estabelecendo conexões com debates contemporâneos nas áreas de Direito, Sociologia, História e Ciências Humanas.
Cursos: História e Sagrada Escritura e Ciências Patrísticas
Local: Bloco 2 Sala 104 – 19h30 às 21h30
A programação inclui debates e oficinas voltadas à Educação Especial e Inclusiva, Psicomotricidade, Psicopedagogia, Neurociência e Educação Especial.
Cursos: Educação Especial e Inclusão, Neurociência Saúde Mental e Educação, Psicomotricidade e Psicopedagogia.
Local: Bloco 2 1º Andar – A partir das 19h
Roda de Conversa com a Prof.ª Esp. Daniela Dias de Carvalho e Prof.ª Dr.ª Valeria Batista Edo, que abordará práticas pedagógicas inclusivas, processos de alfabetização e estratégias voltadas ao atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Cursos: Alfabetização e Letramento, Educação Infantil, TEA e ABA
Local: Bloco 2 Sala 101 – 19h às 20h15
A oficina ministrada pelas Prof.ª Ma. Maria Luiza Marques de Abrantes e Prof.ª Regina Célia Valério Alvares da Silva, discutirá processos seletivos, entrevistas profissionais e aspectos comportamentais relevantes para o mercado de trabalho contemporâneo.
Cursos: Gestão de Pessoas, Liderança e Cultura Organizacional
Local: Bloco 2 Sala 102 – 19h às 20h15
A Roda de Conversa promoverá discussões sobre gestão social, políticas públicas e estratégias de intervenção voltadas à transformação da realidade social, com os convidados Agatha Araújo, Prof.ª Ma. Kajali Lima Vitório e Prof. Dr. Emanuel Jones Xavier Freitas.
Cursos: História e Cultura da África: Educação e Relações Internacionais, e Gestão de Terceiro Setor e Políticas Públicas
Local: Bloco 2 Sala 103 – 19h às 21h30
A oficina apresentará aplicações práticas da ferramenta Power BI para análise de dados, elaboração de indicadores e apoio à tomada de decisão na área financeira, com participação de Cristiano Vasconcellos, Prof.ª Dr.ª Edineide Maria de Oliveira e Mauro Messias Conceição da Silva.
Curso: Finanças Estratégica Financeira
Local: Bloco 2 Sala 104 – 19h às 20h15
As atividades são gratuitas e abertas aos estudantes da Pós-Graduação do Centro Universitário Assunção e ao público interessado nas temáticas abordadas. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas previamente por meio dos links correspondentes a cada atividade. Esperamos você no XXVII Encontro de Pós-Graduação!