Tá na hora de ser um Monitor. Topa o desafio? Inscreva-se já!

“Programa de Monitoria” está com inscrições abertas e você pode ser um dos selecionados.

Quer aperfeiçoar seus estudos, desenvolver habilidades para a carreira docente e ainda cooperar com alunos e professores, em sala de aula, contribuindo para ampliar ainda mais a qualidade do ensino? Então, o Programa de Monitoria, do Centro Universitário Assunção, é para você, cujas inscrições estão abertas de hoje (06/05) até a próxima sexta-feira (10/05). Inscreva-se já pelo “Portal do Aluno”, área de requerimento, serviço de Monitoria.

O objetivo principal do programa é assegurar e intensificar a cooperação didática ao corpo docente e discente nas funções universitárias, além de propiciar ao aluno oportunidade de desenvolver suas habilidades para a carreira docente, nas funções de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo com a supervisão docente na orientação em trabalhos de laboratório, biblioteca, de campo e outros compatíveis com seu grau de conhecimento e experiência.

“Eu superindico o programa, acho importantíssimo para nossa formação, me fez outra pessoa depois de ter atuado como monitora. É importante para nossa vivência profissional”, declarou a egressa Jéssica Silva dos Santos Pereira, bacharel em Serviço Social pelo Assunção, que considera “maravilhosa” a experiência, justamente para quem ambiciona atuar como docente: “Eu tenho muita vontade de dar aula, de mais para frente exercer a docência, então, [o programa de monitoria] foi uma experiência em que consegui, inclusive, entender o que era o Serviço Social e pude reproduzir esse aprendizado para os alunos que estavam iniciando”, esclareceu.

Para participar do programa, o(a) aluno(a) regularmente matriculado(a), em qualquer curso, no primeiro semestre de 2024 precisa comprovar aprovação na disciplina ou atividade em que atua, com nota igual ou superior a 07 (sete); não ter sido reprovado(a) em disciplina alguma do curso em que estiver frequentando; e fazer parte do “Projeto Vamos Sonhar Juntos”. Detalhes sobre o referido projeto, procure já a Central de Atendimento ao Aluno.

O processo de seleção será organizado e aplicado por uma comissão composta de, no mínimo, 02 (dois) professores, designados pela coordenação do curso, e os classificados participarão de entrevista com o(a) coordenador(a), que analisará as habilidades e histórico escolar do(a) candidato(a).

Ao todo, serão ofertadas 02 (duas) vagas por curso de graduação, e as atividades serão definidas junto às respectivas coordenações.

“O Assistente Social, por exemplo, trabalha diretamente com instruções aos usuários e essas orientações podem começar a ser colocadas em prática enquanto estamos no Ensino Superior. O programa ajuda muito nesse sentido. E, estando em um semestre mais adiantado, posso instruir os calouros, que estão cheios de dúvidas sobre as atribuições do profissional da área”, explicou Jéssica sobre o impacto profissional do Programa de Monitoria.

O(A) monitor(a) aprovado auxiliará o corpo docente do curso nas tarefas didático-científicas, trabalhos e atendimento a alunos; em atividades de pesquisa e extensão; trabalhos práticos e experimentais; relatar ao professor/coordenador as dificuldades dos colegas; e deverá ser assíduo e pontual em suas atividades, bem como apresentar ao docente-orientador o relatório de suas atividades.

“Se por acaso tenha surgido a oportunidade e convite para participar do ‘Programa de Monitoria’, só se joga, abrace e aproveite. Vá vivenciar essa experiência, porque, com toda certeza do mundo, todo aprendizado que adquirir durante esse período não será em vão. Aproveite sem moderação”, declarou Camila Rodrigues Santos, outra egressa do curso de Serviço Social, que também aproveitou a monitoria.

“A experiência foi muito válida. Aprendi e ainda aprendo muito com o que a Profa. Viviane [coordenadora do curso de Serviço Social] nos ensinou. Foi uma troca de conhecimento fantástica que, com certeza, levarei para a vida inteira”, compartilhou Camila.

PARTICIPE!

Acompanhe o cronograma e não perca essa oportunidade que dará um UP na sua carreira:

:: Inscrições: de 06 a 10/05/2024 – Portal do Aluno.
:: Análise das inscrições pelos coordenadores: de 13 a 15/05/2024.
:: Entrevista com os selecionados: de 16 a 20/05/2024
:: Divulgação dos selecionados: 20/05/2024
:: Início da Monitoria: a definir.