Terceira Aula Magna no UNIFAI recebe calouros do curso Serviço Social

Docentes compartilharam conhecimento sobre “Métodos e Técnicas de Estudo para a Vida Acadêmica” e defenderam a Língua Portuguesa

Mais uma Aula Magna para recepcionar bem os calouros do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Dessa vez, o foco esteve centrado nos alunos do curso de Serviços Sociais, que contaram com palestras das professoras mestras Maria Luiza Abrantes e Rosane Câmara e da professora doutora Eliana Pereira, as quais compartilharam muito conhecimento acerca dos principais “Métodos e Técnicas de Estudo para a Vida Acadêmica”.

As palestras foram enriquecedoras ao ponto de contar com estudantes das turmas de outros cursos da casa, como os de Filosofia e Ciências Contábeis.

Logo na abertura, o Prof. Dr. Emanoel Jones, que leciona no curso de Serviço Social, deu as boas-vindas aos calouros, dizendo que a aula magna é uma “celebração à turma do primeiro semestre”, e explicou o porquê do evento, esclarecendo que ele “nasceu da demanda expressa dos alunos das turmas anteriores, que enfrentaram desafios para se organizarem frente aos métodos e técnicas de estudos ao longo do curso”.

Na sequência, cedeu a palavra à primeira palestrante da noite, a Profa. Rosane, formada em Letras, e docente dos cursos de Serviço Social, Filosofia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Administração, Pedagogia, Direito e História, do UNIFAI. Como profissional de Língua Portuguesa, ela está presente em praticamente todos os cursos do centro universitário, e fez uma defesa apaixonada por nosso idioma: “O que uma professora de Letras faz no curso de Serviço Social? Nós temos em comum nossa querida Língua Portuguesa. E ela não pertence aos gramáticos, mas, sim, a todos nós”.

Rosane continuou sua apresentação enaltecendo o objetivo de se lecionar Português e Produção de Texto no curso de Serviço Social: “Instrumentalizar os alunos, acadêmicos em formação e futuros profissionais, para que possam se comunicar bem, de forma clara, coesa e coerente”, assimilando todo o conteúdo de qualidade ministrado pelos docentes. Ela acrescentou: “Vocês estão aqui por vocês. Queiram sempre o nosso melhor, e tenham certeza de que todos nós, professores, entregamos o melhor, porque é isso o que desejamos. Tornem-se leitores críticos e não passivos”.

A próxima a falar com os cerca de 150 alunos presentes foi a Profa. Maria Luiza, graduada em Psicologia, que centrou sua apresentação explicando a importância da teoria e dos tipos de teorias existentes, fazendo um paralelo entre teoria e prática, uma vez que, segundo ela, “é olhando para a prática que a gente tece a teoria”. “Na hora em que vocês perceberem essa lógica, começarão a amar a teoria. Se não há teoria, não há nada”, acrescentou.

Maria Luiza expôs as teorias Vark, de Kolb, Gregorc, Felder e Silverman e Dunn e Dunn, todas necessárias para ajudar e facilitar o dia a dia dos estudos acadêmicos, ou seja, com técnicas e métodos para assimilação de conteúdos de forma estruturada, passo a passo. Tudo para contribuir sobremaneira com o aprimoramento da aprendizagem, em prol de uma Educação que transforma realidades.

Como mensagem motivacional, Maria Luiza citou Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira: “Se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

E, por fim, mas não menos importante, a Profa. Eliana Pereira focou no significado da formação intelectual para o Assistente Social. Ela relacionou algumas questões apresentadas pelas demais professoras, enfatizando dois aspectos: “a linguagem como instrumento fundamental da prática do profissional de Serviços Sociais” e “a dimensão política do estudo, pensando as possibilidades de transformação social”.

Uma aula que ficará para sempre na memória dos alunos, de cujas técnicas e métodos explicitados serão lembrados durante toda a vivência acadêmica na elaboração de trabalhos e estudos para as provas.

O Centro Universitário Assunção – UNIFAI agradece às professoras pelo compartilhamento de conhecimento aos estudantes, e já convida o corpo discente a participar das próximas aulas magnas:

:: Dia 15 de março: ADMINISTRAÇÃO, com as palestrantes: Profa. Dra. Edineide Maria de Oliveira, Prof. Me. Sérgio Serino e Prof. Me. Anísio Medeiros. CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A SUA INSCRIÇÃO.

:: Dia 18 de março: HISTÓRIA e FILOSOFIA, com os palestrantes: Prof. Dr. Thiago Rodrigues e Prof. Dr. Sidnei Ferreira de Vares. Ambos lançarão os livros: “Algo Sobre Como Criar Pássaros” e “Émile Durkheim e a Política”. CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A SUA INSCRIÇÃO.

PARTICIPE!

Três fotos em uma contendo na ponta esquerda a Profa Rosane Câmara discursando. No meio, a plateia de alunos, e, no final, a professora Maria Luiza discursando.
Profa. Rosane Câmara à esquerda; à direita, Profa. Maria Luiza.