Unifai de braços abertos aos calouros

Recepcionados pela Reitora, Profa. Dra. Karen Ambra, os cerca de 200 calouros ingressantes dos cursos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito, Filosofia, História, Pedagogia e Serviço Social iniciaram o ano letivo em 04 de março, às 19h30, no auditório Maria Rosa Mística, com as boas-vindas tanto da Profa. Karen quanto do Vice-Reitor, Prof. Dr. Alessandro Fuentes Venturini, e demais profissionais e docentes do UNIFAI.

Antes de entrarem no auditório, todos os alunos ganharam um kit especial do UNIFAI e outro mimo: pipoca, servida bem quentinha, diretamente do carrinho da pipoqueira contratada, na área de convivência-alimentação, Espaço Cultural.

“É uma alegria ver o auditório cheio com carinhas novas”, sinalizou a Reitora no início de sua recepção aos alunos. Emocionada, ela fez uma apresentação toda voltada às oportunidades e desafios que aguardam o corpo discente, destacando que todos são vitoriosos.

Na sequência, foi a vez do Prof. Alessandro se dirigir ao público, deixando uma mensagem motivacional baseada numa experiência que teve com ex-alunos: “Ninguém larga a mão de ninguém. Esse era o lema de uma das turmas que tive o prazer de lecionar. E por que isso? Porque pensamentos de desistência povoam a nossa mente, o desânimo, e, quando isso ocorre, a rede de apoio entre os próprios alunos é essencial para que isso não aconteça. Por isso o lema”, explicou, enfatizando: “Ninguém larga a mão de ninguém”.

Para apresentar ainda mais toda a excelência acadêmica do UNIFAI, a bibliotecária responsável por nossa Biblioteca Monsenhor Roberto Mascarenhas Roxo, Lilian de Oliveira Gentil Lopes, explicou, em detalhes, tudo o que está disponível para os alunos, panorama de serviços, convidando-os a consultar o acervo que conta com mais de 100 mil e setecentos exemplares, mais de 58 mil títulos físicos e quase 14 mil e-books, além de títulos de revistas nacionais e internacionais, revistas de tribunais on-line para consultas e obras raras e antigas, que datam o século XVIII.

Profa. Dra. Carla Montuori Fernandes, que leciona nos cursos de Pedagogia e Serviço Social, também se pronunciou, mas trouxe como temática a “Inteligência Artificial”, alertando a todos sobre os perigos e, sobretudo, os benefícios e oportunidades que facilitam nossa vida advindos da tecnologia, como a do ChatGPT.

Já o Prof. Me. Thiago de Bórgia Mendes Pereira, do curso de Direito, centrou sua fala acerca da importância do “primeiro passo dado” pelos estudantes em busca de qualificação profissional e mergulho no conhecimento, sinalizando a longa jornada pela frente, que também passará pela pós-graduação para aperfeiçoamento e aprimoramento do aprendizado a ser adquirido no UNIFAI.  “Hoje é apenas o primeiro dia. Hoje é o dia em que estão dando o passo mais importante na vida de vocês. Parabéns!”, saudou a todos.

O próximo a falar foi o Prof. Me. Valmir Mendes dos Santos Jr., de História, Pedagogia e Serviço Social, que enalteceu o poder transformador da Educação na vida das pessoas, principalmente quando se está no Ensino Superior. “Quando vocês iniciam uma graduação, aí começam a ter racionalidade maior e entender o que se passa à sua volta para tomar decisões que sejam fundamentais para seu futuro. E Educação é fundamental. Não desistam dela! Tenham certeza de que vão engrenar [nas aulas] e conseguirão mais essa conquista em suas vidas”, declarou.

Profa. Dra. Angélica Miyuki Farias, de Biblioteconomia e Pedagogia, a última a se pronunciar, trouxe o assunto dos nivelamentos de conteúdos disciplinares, projeto disponível a todos os alunos com alguma dificuldade em acompanhar as disciplinas da grade curricular dos cursos. Mais um facilitador, um benefício à disposição do alunado.

O projeto de nivelamentos envolve aulas de Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Matemática, História do Brasil, entre outras, com o objetivo de auxiliar todo e qualquer aluno com dificuldades em acompanhar determinadas disciplinas regulares do curso ao qual está matriculado.

As inscrições ocorrem sempre no início dos semestres, e as aulas para o noturno acontecem no pré-aula; matutino, pós-aula.

Nesta noite de recepção aos calouros, o Núcleo Brasileiro de Estágios – NUBE, parceiro do UNIFAI, também fez uma apresentação sobre estágios remunerados e instigou os novatos a já se cadastrarem na plataforma para que fiquem atentos às oportunidades profissionais.

Em um determinado momento, a Profa. Me. Rosane Friedrich Câmara, que leciona Língua Portuguesa e Interpretação de Texto em vários cursos do UNIFAI, abriu a palavra à plateia para que compartilhassem alguma experiência acerca da escolha dos cursos, e muitos contribuíram com relatos emocionantes, como esse:

“Quero deixar registrada a nossa gratidão de encontrar professores que você percebe que são apaixonados pelo que fazem. Nós estamos num período da História que precisamos de inspiração, de pessoas que são verdadeiras. Por isso, professores, muito obrigado. Nenhum salário do mundo é capaz de retribuir ao professor que decide entregar boa parte da sua própria existência para deixar um legado na vida do outro”.

“Vocês nos acolheram assim como nós os acolhemos neste momento. Desejo a todos um ótimo semestre, e que se tornem pessoas melhores do que hoje, amanhã e depois de amanhã, e assim por diante. Obrigada pela acolhida!”, encerrou a Profa. Dra. Karen Ambra.

BEM-VINDOS ALUNOS E ALUNAS! BONS ESTUDOS!

Professores e alunos, juntos, na recepção aos calouros 2024.
Professores, calouros e a Reitora Profa. Dra. Karen Ambra no auditório.