UNIFAI sedia seminário “Envelhecer com futuro”

O Seminário: Envelhecer com futuro, a ser realizado presencialmente no dia 20 de outubro (sexta-feira), das 8h30 às 18 horas, no auditório do UNIFAI, apresenta pesquisas inéditas contempladas pelo Edital Acadêmico de Pesquisa 2022. Entre os temas a serem discutidos estão: violência financeira; meio ambiente, gênero e interculturalidade; velhices LGBTQIA+; transmasculinidades e envelhecimento; velhices negras; vulnerabilidades sociais e programáticas; e a intergeracionalidade nas organizações. As inscrições estão abertas e são gratuitas! (link).

O evento acadêmico é promovido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento – NEPE, da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde (FACHS), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e conta com o apoio do Itaú Viver Mais e Portal do Envelhecimento.

Edital Acadêmico

O Edital Acadêmico surgiu em um período de redução dos investimentos científicos, negacionismo e descaso com as políticas de ciência e tecnologia do País, em 2021, especialmente com temáticas que envolvem a longevidade, e concretiza uma nova modalidade de investimento social voltado à pesquisa acadêmica, ampliando nosso compromisso em colaborar para a construção de conhecimento, fator chave para a longevidade e a participação plena na sociedade.

O envelhecimento populacional é um dos fenômenos a ser enfrentado pela academia, governo e sociedade. Afinal, hoje são 32 milhões de pessoas idosas, representando 16% da população total do país.

As pesquisas a serem apresentadas no “Seminário: envelhecer com futuro” contribuem para ampliar o compromisso da própria Universidade em colaborar para a construção de conhecimento com grande impacto social, a fim de possibilitar maior dignidade às velhices de hoje e de amanhã.

Manhã:

8h - Credenciamento
9h - Abertura
9h30 - Mesa: Saúde financeira e segurança de internet

1) A violência financeira às pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social face às inovações tecnológicas (Belém/PA);
2) Os Impactos do Sistema de Regulação do Crédito Consignado no Enfrentamento a Violência Financeira Contra Pessoas Idosas (Paraíso do Tocantins/TO)

11h - Mesa: Desenvolvimento sustentável e solidário
1)  A percepção de problemas ambientais urbanos e suas influências nas vidas de mulheres mais velhas em Belém e em Curitiba: um choque entre o Brasil do Norte e o do Sul (Curitiba/PR)
2) Envelhecimento, educação ambiental e interculturalidade: por uma velhice virtuosa e feliz (Araraquara/SP)