Ciclo de palestras do curso de administração | Unifai Pular para o conteúdo principal

Ciclo de palestras do curso de administração

MARCELO M. OLIVEIRA
LINDENBERG ISAC

O Curso de Administração participará novamente do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), e isto tem sido tema de algumas reuniões entre professores e coordenação de curso. Um dos objetivos do ENADE, que é realizado pelo governo por intermédio do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) é fornecer um parâmetro de avaliação dos cursos, para que se possa indicar pontos que necessitem de aprimoramento acadêmico dentro de cada IES (Instituição de Ensino Superior).

Analisando-se o resultado do último ENADE de Administração, verificou-se que o nosso aluno concluinte médio da época (aluno do último ano do curso que apresentou um resultado entre 40% e 60% no ENADE 2006 e 2009) necessitava de um melhor desempenho na parte de Formação Geral e Específica, quando comparado com o aluno ingressante daquele mesmo ano, e que agora participará do ENADE. Após algumas reuniões Coordenação e Professores julgaram que seria necessário um trabalho de motivação, explicando aos alunos a importância da avaliação em questão, além de um resgate dos conceitos vistos em anos anteriores, dentro do contexto atual, pós crise econômica do subprime americano.

A princípio, não pode-se afirmar que o mesmo acontecerá com os resultados das turmas dos próximos anos, mas seguindo um dos propósitos do próprio ENADE, que é o de servir como parâmetro de trabalho para as IES, decidiu-se discutir o assunto dentro da nossa comunidade acadêmica e, neste processo, o retorno fornecido pelos alunos foi fundamental para o entendimento das necessidades do corpo discente.

Durante as primeiras conversas com os alunos, verificou-se que dentre algumas opções de trabalho, as palestras durante a semana de vistas de prova seria a de melhor aceitação e, deste modo,  optou-se pela realização no período de 15 e 19 de junho.

O curso de Administração ofereceu várias palestras com temas importantes para a carreira do futuro Administrador. O objetivo foi propiciar aos alunos concluintes o desenvolvimento mais profundo de assuntos empresariais presentes na mídia nacional e internacional.

O ciclo de palestras aconteceu nas unidades do Ipiranga e Vila Mariana, foi organizado pela coordenadora Edineide Maria de Oliveira, pelos professores e alunos do Curso de Administração. Contamos com participação especial dos seguintes professores: Fernando Vidoi, Wendell Cristiano, Regiane Balestra, Antônio Laércio Perecin, Alvair Torres, Ademir Lamenza, Adriano Postal, Hellinton Takada, Sidney Proetti, Claudemir Gimenez, Marcelo Cunha, Flávia Rezende, Josemari Martos (Assessora da Pró-Reitoria Acadêmica), Marcelo Monte e Lindenberg Isac.

O Ciclo de Palestras promovido pelo Curso de Administração, obteve nível de excelência com a atuação brilhante dos professores que prepararam palestras inovadoras para os alunos, dentre elas destacaram-se os seguintes temas: sustentabilidade, responsabilidade social, ética nas empresas, mercado financeiro,  logística, cultura organizacional, empreendedorismo, marketing estratégico e tecnologia da informação.

Recebemos também alguns convidados como a professora Jandira, que proferiu a palestra sobre  a Crise Financeira e o Fluxo de Capital. A  consultora da São Paulo Omnium, Cristina Queiroz, falou sobre a Cultura Organizacional  nas Empresas, famílias, no governo e nas relações internacionais, ilustrou tais situações com filmes, dinâmicas, sua interação com os alunos foi um sucesso.

Agradecemos a participação de todos, e em especial ao trabalho das equipes de Audiovisual, Laboratório de Eventos, Coordenação e dos alunos que auxiliaram na organização. Espera-se aprimorar este evento para transformá-lo novamente em uma rica oportunidade de aprimoramento e troca de experiências junto a, comunidade acadêmica.