Tarefas do Mundo Acadêmico | Unifai Pular para o conteúdo principal

Tarefas do Mundo Acadêmico

Cibele Tombolato[1]

Muitos alunos, no início dos estudos universitários, enfrentam dificuldades para o cumprimento das várias tarefas solicitadas pelos professores. São tarefas próprias do mundo acadêmico que exigem um sistemático trabalho intelectual tais como: Resumo, Fichamento, Resenha, Síntese.  

Quando os alunos percebem que para executar essas tarefas devem seguir algumas normas, pois delas depende grande parte de seu aprendizado, entram em desespero, ficam angustiados, pois não conseguem entender exatamente o que os professores esperam deles.

Esse trabalho tem como objetivo oferecer aos alunos subsídios para auxiliá-los nessas tarefas. Inicialmente, lembramos que os textos devem ser lidos, interpretados e sistematizados. Para tanto, existem técnicas de leitura que também são técnicas de pesquisa e aprendizado. São recursos complementares que auxiliam na organização do entendimento da leitura, agilizam a realização das pesquisas e a revisão dos conteúdos. 

Muitos professores utilizam esses recursos como avaliação de leitura e compreensão de textos e de livros.  Tendo em vista a dificuldade de definir cada um desses exercícios, apresentamos uma proposta, alertando, porém, que antes de tudo é preciso que o estudante esteja seguro a respeito do que o professor realmente deseja que seja feito.

Resumo - É a “apresentação concisa das idéias de um texto” (Norma NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas). Resumir, neste sentido, consiste numa apresentação sucinta de um texto ou conteúdo de livro. Para se fazer o resumo de um texto científico o aluno deve dedicar-se a uma primeira leitura rápida, a fim de conhecer o conteúdo e identificar o assunto principal. Em uma segunda leitura, deverá reconhecer as principais idéias.

O texto deverá ser lido várias vezes e, ao encontrar dificuldades com os vocábulos, o dicionário deverá ser consultado.  Se o texto não for muito extenso, divida-o em parágrafos; já os textos maiores devem ser resumidos atendo-se aos subtítulos. O resumo deve ser produzido com as palavras do aluno, sem descaracterizar a idéia do autor.

Cabe lembrar que resumo de livro não existe; nesse caso, estamos diante de uma sinopse.

      Resenha é uma “apreciação crítica sobre determinada obra” (tese, dissertação, livro, artigo) Para realizar uma resenha o primeiro passo é a leitura; depois, prepara-se um resumo, seguido de uma análise crítica e formulação de um conceito permeado por juízos de valor. Resenha é, portanto, um resumo com um comentário crítico. A resenha ideal, também como o resumo, é sempre curta.
      Fichamento instrumento de trabalho para o pesquisador que manipula muito material bibliográfico. Fundamental para trabalhos em grupo, elaboração de resenhas, trabalhos científicos e monografias.
      Síntese refere-se à sintética apresentação do pensamento ou da doutrina de um autor, contida em um determinado texto ou obra. Parte-se dos elementos mais simples, criando as condições para se chegar à essência do pensamento ou da doutrina. 
      Sinopse (do latim Synopsis: igual forma em grego sym, junto; opsis, vista: vista de conjunto), visa a apresentar em conjunto uma obra ou uma doutrina. A sinopse é uma apresentação mais panorâmica do pensamento de determinado autor ou uma visão de conjunto, de determinada doutrina.
 


[1] Professora do Centro Universitário Assunção – UNIFAI desde 2005, graduada em Sociologia e História, com especialização em Psicopedagogia e Mestrado em Planejamento e Gestão em Turismo e Lazer.