Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Arquitetura da Informação e Experiência do Usuário

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu

Aulas on-line ao vivo Presencial

 

A área da Arquitetura da Informação compreende a estruturação, organização, representação e gestão da informação em ambientes digitais, com base nas necessidades e experiências do usuário.  São utilizadas metodologias orientadas para o desenvolvimento de taxonomias, sistemas de rotulação e buscas, infodesign, design interacional, prototipação, UX Writing, entre outros, que orientam a navegabilidade, usabilidade e acessibilidade de usuários a produtos e serviços digitais.

 

 

Porque fazer o curso no UNIFAI

O curso habilita profissionais para atuarem como Taxonomistas, UX Writer, Designer de Serviços, UX Designer, UX/User Interface.

 

Público-alvo

Profissionais de todas as áreas podem se especializar em Arquitetura da Informação, como: bibliotecários, arquivistas, publicitários, jornalistas, administradores, designers, advogados, pedagogos, entre outros, que buscam conhecimento especializado com ênfase na experiência do usuário, para o desenvolvimento de produtos e serviços digitais, desde a concepção, pesquisa, validação do protótipo, implantação à aplicação de testes de usabilidade.

 

Turmas e horários

Sábados, das 7h30 às 14h30
 

Duração

3 semestres letivos

 

Modalidade

O curso oferece duas opções de estudo para o aluno escolher. Com aulas ao vivo pela Plataforma Teams e/ou presencial.

 

Carga Horária

360h

 

Observações

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR:
clique aqui

Corpo Docente

Fabio Moreira de Oliveira

Fabio Moreira de Oliveira

Acesse o Lattes

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde é membro integrante do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura (CENCIB). Graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) e Letras pela Universidade Anhembi Morumbi. Desde 2013, atua como docente nos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Consultor técnico na FM treinamentos e palestras. No Instituto Colmeia a Serviço da Juventude e nas Faculdades Metropolitanas Unidades (FMU), ministrou disciplinas no campo da Comunicação. Atua nos seguintes temas: Comunicação, Mídia e racismo, Cibercultura, Biblioteconomia, Ciência da Informação e Relações Étnico-Raciais.

Regina dos Anjos Fazioli

Regina dos Anjos Fazioli

Acesse o Lattes

Mestra em Tecnologia: Gestão e Desenvolvimento da Formação Tecnológica pelo Centro Paula Souza - CEETEPS, 2010. Possui graduação em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESP, 1977 e Especialização em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela FespSP, 2000. Professora convidada de Pós Graduação - Mídias Sociais - Curso Gestão da Informação Digital (GID) - Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPSP) Professora Assistente - Graduação em Biblioteconomia - Centro Universitário Nossa Senhora da Assunção (UNIFAI). Professora Assistente - Pós Graduação - Perspectivas Tecnológicas - Curso de Gestão de Arquivos e Bibliotecas Escolares - Centro Universitário Nossa Senhora da Assunção (UNIFAI). Professora Assistente - Pós Graduação - Mídias Sociais - Curso de Arquitetura da Informação - Centro Universitário Nossa Senhora da Assunção (UNIFAI). Idealizadora e coordenadora da Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo - www.bv.sp.gov.br (1997 - 2021) Coordenadora do Grupo Técnico incumbido de proceder à adequação e integração de informações disponibilizadas pela Administração Direta e Indireta do Estado - RedeCIAPP: Rede de Integração dos Centros de Informação da Administração Pública Paulista. Membro da Associação Brasileira de Profissionais de Informação (ABRAINFO). Integrou a Comissão de Avaliação e Seleção Prêmio Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) 2014 e foi Jurada do Prêmio São Paulo de Literatura - Secretaria da Cultura do Governo SP, 2015. Proferiu Palestras nacionais e internacionais. Organizou Congressos Estaduais e Nacionais. Possui experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão de Conhecimento, Tecnologia Mobile, Mídias Sociais, Informação Pública, Gestão Pública e Formação do Cidadão.

Corpo Docente Convidado

Adriano Batista Rodrigues

Acesse o Lattes

Mestre em Artes Visuais pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas, Pós-graduação Lato Sensu em Comunicação Organizacional e Relações Públicas e Design em Computação Gráfica pela Universidade Anhembi Morumbi, Graduado em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atualmente é diretor de criação Doka Comunicação, professor adjunto da Faculdade Cásper Líbero e professor de Pós-graduação na Anhembi Morumbi, Universidade Cruzeiro do Sul e Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Tem experiência nas áreas de Publicidade e Propaganda, Design Gráfico e Publicações Digitais de revistas, entre outros. Membro do grupo de pesquisa InfluCom (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3823170183914648) na Faculdade Cásper Líbero.

Andrea Costa Garcia

Acesse o Lattes

Doutoranda e Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da USP na Área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares, Pós Graduada em Educação Infantil pela Faculdade de Educação da USP, em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP. Atuou como Supervisora Escolar na rede municipal de São Paulo, coordenadora pedagógica e professora de educação básica em instituições de ensino públicas e privadas; na formação continuada de professores como Diretora de Orientação Técnico-Pedagógica da SME -SP. Tem experiência no Ensino Superior, em Educação Infantil, Didática, Alfabetização e Letramento, como docente e coordenadora de estágios do Programa Ler e Escrever. Docente convidada na pós-graduação do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Pesquisadora do CIEI- Contextos Integrados de Educação Infantil, da Fac. de Ed. USP.

Elvis Alves Soares

Acesse o Lattes

Graduado em Design pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e especialista em Arquitetura da informação: Design de interação pelo Centro Universitário Assunção. Atualmente é Coordenador UX Designer da PagSeguro e professor convidado do curso de pós-graduação em Arquitetura da informação e Experiência do usuário no Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva.

Lygia Luzia Cordon Canelas

Acesse o Lattes

Bacharela em Biblioteconomia pelo UNIFAI; Especialista em Gestão da Informação Digital pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP; Especialista em Arquitetura da Informação e Design da Interação Digital pelo Centro Universitário Assunção - UNIFAI. UX Designer Sênior na Globo; criadora de conteúdo digital no portal Bibliothinking. Além da experiência em Bibliotecas convencionais, já atuou com o desenvolvimento de taxonomias para produtos digitais, gestão e fluxo de informações, scripts de atendimento e classificação de chamados para suporte técnico; realizou a ponte entre os setores Arquivo, Comercial e Projetos, atuando diretamente na organização e desenvolvimento de documentação de produto, provas de conceito, benchmarking, levantamento de requisitos e necessidades do cliente. Em 2018 criou o portal Bibliothinking com a missão de ajudar profissionais da informação a desenvolver competências em Gestão de Conteúdo e Informação Digital com foco na experiência do usuário.

Luciana Corts Mendes

Acesse o Lattes

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, linha de pesquisa Organização da Informação e do Conhecimento, com período sanduíche na University of California, Berkeley, School of Information, Estados Unidos (bolsista CNPq). Mestra pelo mesmo Programa de Pós-Graduação, na linha de pesquisa Organização da Informação e do Conhecimento. Foi membra do Grupo TEMMA de pesquisa (CBD-ECA-USP). Bacharela em Biblioteconomia pela ECA/USP, com período sanduíche na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal (set. 2007 - jul. 2008). É secretária do Special Interest Group on the History and Foundations of Information Science (SIG-HFIS) da Association for Information Science and Technology (ASIS&T) e bibliotecária na Prefeitura Municipal de Guarulhos e professora convidada no curso de pós-graduação do Centro Universitário Assunção – UNIFAI.

Priscilla de Cássia Silva

Priscilla de Cássia Silva

Acesse o Lattes

Graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Assunção (2012). Me especializei com a Pós em Arquitetura da Informação e Experiência do Usuário (UX) pela Faculdade Impacta e recentemente concluí a Pós em Direito Registral e Notarial na Damásio. Atualmente é coordenadora de registros de marketplace na Loft e professora convidada no curso de pós-graduação em Arquitetura da Informação do Centro Universitário Assunção - UNIFAI.

Ficou com dúvidas?