Cinema, história, linguagem e interpretação
Sobre o Curso
Especialização Lato Sensu
Aulas on-line ao vivo Presencial Sem TCC
É absolutamente comum que a experiência do cinema se reduza à de um ingênuo entretenimento, assim como é corriqueiro que ela se converta informalmente em comentários, análises e juízos estéticos. Mas o fato é que o desconhecimento das especificidades da linguagem visual do cinema e de seus recursos narrativos sempre tornam a experiência fílmica mais superficial e parcial, o que acaba por se refletir nas costumeiras opiniões sobre as obras do gênero. O filme é bom ou ruim? Por quê? Essas perguntas muito simples podem ser respondidas para muito além do mero juízo pessoal de gosto, recebendo embasamento histórico, teórico e técnico. Assim como qualquer outro código, a linguagem do cinema pode ser compreendida de maneira adequada e esse processo pode ser aprendido. O curso pretende, a partir de sua abordagem da história e da teoria do cinema, proporcionar os elementos necessários para essa decodificação.
O curso oferece um panorama da história e da teoria do cinema tendo em vista principalmente a produção da crítica de obras cinematográficas. O desenvolvimento técnico do cinema e a pluralidade de teorias pensando essa evolução, estabeleceram variados recursos narrativos que formataram uma linguagem visual própria, apta à decodificação. Desse modo, o curso se propõe a oferecer as ferramentas necessárias para a capacitação leitora acerca da linguagem do cinema.
Porque fazer o curso no ASSUNÇÃO
O Curso oferece professores doutores com amplo conhecimento na área.
Público-alvo
De modo geral, qualquer pessoa interessada na realização e compreensão das obras cinematográficas. Mais especificamente, graduados na área de Comunicação, Cinema e Ciências Humanas; docentes, pesquisadores/pesquisadoras e demais interessados/interessadas no tema que possuam ensino superior.
Turmas e horários
Aos sábados - das 7h30 às 14h45
Duração
3 semestres letivos
Modalidade
O curso oferece duas opções de estudo para o aluno escolher. Com aulas ao vivo pela Plataforma Teams e/ou presencial.
Carga Horária
360h
Observações
Matriz Curricular
MATRIZ CURRICULAR
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Corpo Docente
Jean Rodrigues Siqueira
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017) e Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do ABC (desde 2020), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Licenciado em História pelo Centro Universitário Nove de Julho (2007) e Bacharel em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (2001). Atualmente é professor do curso de Graduação em Filosofia do Centro Universitário Assunção e dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em "Filosofia Contemporânea" e "História, Civilização, Pensamento Medieval" e “Pensamento Político Contemporâneo” da mesma instituição.
Thiago Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/9987473970854660
Realizou pesquisa de Pós-doutorado (2020-2022) pela Universidade de São Paulo - USP sob a supervisão do professor Franklin Leopoldo e Silva. Doutor e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2018 e 2012, respectivamente). Especialista em Filosofia Contemporânea e História pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2010). Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção - UNIFAI (2008). Professor e coordenador dos cursos de pós-graduação Lato Sensu em "Filosofia Contemporânea", "História e Pensamento Medieval", "Pensamento Político Contemporâneo" (UNIFAI). Professor dos cursos de graduação em Filosofia, Pedagogia e História (UNIFAI). Autor dos livros "Fenomenologia crítica, filosofia e literatura: uma incursão nos primeiros textos de Sartre" (2014) e "A necessidade do ensaio: o ensaio como experiência filosófica" (2023).
Vanessa Beatriz Bortulucce
Historiadora da imagem, da arte e da cultura. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui Pós-doutorado pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Atualmente é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Faculdade Casper Líbero e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nas áreas da cultura do século XX: Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, arte e política. No ensino e na pesquisa, também desenvolve estudos nas seguintes áreas : Educação (História da Educação, Sociologia da Educação), Cultura de Massa, História da Cultura, História Contemporânea. Pesquisadora e curadora independente. Membro da ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais) e do ICOM Brasil.
Corpo Docente Convidado
Camila Bozzo Moreira
Doutora em Estudos Literários pela UFPR (2023), Mestra em Estudos da Tradução pela USP (2017), Especialista em Ensino de Língua Alemã pelo ZfA em parceria com o Colégio Visconde de Porto Seguro (2018). Bacharela em Letras com ênfase nos Estudos da Tradução (2010) e Licenciada em Português e Alemão pela UFPR (2011). Diretora do Instituto Welt_Abaeté.
Diego dos Anjos Azizi
Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com ênfase em história da filosofia moderna e ética e filosofia política. Pós-graduado (especialista) em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP). Doutorando em Filosofia pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Atualmente é professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em "Filosofia Contemporânea" e "História, Civilização e Pensamento Medieval" e “Pensamento Político Contemporâneo” da mesma instituição. Diretor e professor do Instituto Welt_Abaeté.
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
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No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
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