
Gestão de Terceiro Setor e Políticas Públicas
Sobre o Curso
Especialização Lato Sensu Aulas on-line ao vivo Sem TCC
O curso forma especialistas capacitados(as) para a gestão estratégica de políticas públicas e organizações do Terceiro Setor, atuando de maneira integrada com governos, iniciativa privada e organizações da sociedade civil.
A formação proporciona conhecimentos aprofundados e aplicáveis em áreas-chave como captação de recursos, gestão de parcerias, planejamento de projetos sociais, indicadores de impacto e comunicação estratégica, além de consolidar a compreensão crítica sobre políticas públicas no Brasil.
Os(as) profissionais com formação em Gestão do Terceiro Setor e Políticas Públicas no Centro Universitário Assunção, são aptos(as) a atuar como formuladores(as), gestores(as), coordenadores(as) e consultores(as) em iniciativas que articulem e implementem parcerias intersetoriais, contribuindo para potencializar resultados e maximizar o impacto social de investimentos em diversos segmentos das políticas sociais — destacando-se áreas como assistência social, justiça, cultura, habitação, educação, saúde entre outras. A formação contempla ainda o domínio do marco legal do Terceiro Setor, a gestão de voluntariado e o desenvolvimento de ações alinhadas à equidade e às interseccionalidades, fundamentais para responder aos desafios contemporâneos da gestão pública e de interesse social.
Público-alvo
Profissionais interessados(as) em aprimorar seus conhecimentos na área social, por meio da atuação em diferentes organizações da sociedade civil ou órgãos governamentais.
São bem-vindos, profissionais com formações diversas, tais como assistentes sociais, psicólogos(as), administradores(as), cientistas sociais, advogados(as), jornalistas, educadores, entre outros.
Turmas e horários
Terças e quintas, das 19h10 às 22h45
Duração
3 semestres
Modalidade
O curso oferece aulas on-line ao vivo pela Plataforma Teams.
Carga Horária
360 horas
Observações
Depoimentos
Em pesquisa recente (set./2023) realizada junto a egressos(as) do curso de Gestão em Projetos Sociais e Políticas Públicas do Centro Universitário Assunção, identificamos que:
- 92% estão trabalhando na área de concentração da pós-graduação;
- 69% afirmam que conquistaram nova e melhores oportunidades de trabalho, após a conclusão do curso de especialização em Gestão de Projetos Sociais e Políticas Públicas;
- 92% afirmam que o curso de Gestão de Projetos Sociais e Políticas Públicas, cursado no Assunção, contribuiu para seu crescimento profissional;
- 85% afirmam que o curso de especialização feito no Assunção, contribuiu significativamente para qualificar sua atuação profissional;
- 69% afirmam que a conclusão do curso de especialização no Assunção, contribuiu para aumento de sua credibilidade profissional em relação a outros(as) colegas e chefia;
QUALIDADE, EXCELÊNCIA, CREDIBILIDADE, RECONHECIMENTO E INFRAESTRUTURA, são as expressões que, na ótica dos(as) egressos(as), melhor designam sua experiência no Assunção.
Matriz Curricular
ESTRUTURA CURRICULAR
Corpo Docente

Emanuel Jones Xavier Freitas
Doutor em Serviço Social (PUC-SP), mestre em Administração (Mackenzie), especialista em Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor (PUC-SP), graduado em Serviço Social (UNIFAI). Possui ampla e consistente experiência na docência em ensino superior nas modalidades presencial e a distância, nos cursos de graduação em Serviço Social, Administração e Tecnológicos. Acumula, igualmente, experiência em gestão acadêmica em graduação e pós-graduação. Como assistente social, tem experiência nas áreas Organizacional e Sociojurídica. As pesquisas acadêmicas sob sua liderança, concentram-se nas áreas de Formação e Trabalho Profissional. Atualmente, dedica-se a atividades como Assistente Social Auxiliar da Justiça e Assistente Técnico em Serviço Social, além da docência na graduação e coordenação em cursos de pós-graduação no Centro Universitário Assunção - UNIFAI, em São Paulo.
Corpo Docente Convidado

Beatriz Helena Ramsthaler Figueiredo
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Mestre em História Social (PUC-SP), pós-graduada em Consultoria Empresarial (Uni Ítalo), Arte e Cultura Barroca (Universidade Federal de Ouro Preto) e História das Artes (Faculdade Paulista de Artes) e graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Uni Santanna). Atua como produtora cultural e professora universitária e de cursos técnicos.

Camila Gibin Melo
Formada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), mestrado (2014) e doutorado (2022) em Serviço Social pela mesma instituição.Experiência como educadora popular, assistente social e coordenadora de serviços e projetos sociais em organizações da sociedade civil na área da assistência social, direitos humanos, crianças e adolescentes e sistema penal (juvenil e adulto), bem como na área de planejamento, monitoramento e avaliação. Compôs a direção estadual do Conselho Regional de Serviço Social do estado de São Paulo (CRESS 9 Região). Foi docente do curso de graduação em Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Faculdade de Mauá (UNIESP/FAMA). Dedica-se ao estudo da acumulação capitalista a partir da crítica das categorias trabalho, direito e políticas sociais. Tem como principais áreas de interesse: estudos marxista, trabalho, direitos e políticas sociais, crianças e adolescente e sistema político criminal.

Heloise Helena de Campos
Possui graduação no Curso de Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. É professora convidada do Curso de Especialização em Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor realizado pelo Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (NEATS), PUC-SP, onde também é pesquisadora. Atua profissionalmente na área de Comunicação, com ênfase em Terceiro Setor, principalmente nos seguintes temas: comunicação comunitária, comunicação e desenvolvimento local, cultura digital, economia da cultura. Atualmente integra a diretoria da Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê - ADRAT e do Instituto de Desenvolvimento Humano do Alto Tietê - IDEHAT. Pesquisa principalmente os temas: Comunicação, Cultura Digital, Desenvolvimento e Genero.

Joana Maria Gouveia Franco Duarte
Possui graduação (2002), mestrado (2012) e doutorado (2017) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É docente em cursos de graduação e pós-graduação em Serviço Social. Participação em grupos de pesquisa. Consultoria, assessoria e supervisão técnica. Experiência profissional nas políticas de Assistência Social, Habitação, Saúde, questões socioambientais e resíduos sólidos. Assistente Social no TJ-SP.

Ravena Zanotti
Assistente Social e mestranda em Serviço Social pela PUC-SP. Desenvolve pesquisas nas áreas de política social, parcerias público-privadas (PPPs) e assistência social. Possui experiência profissional no setor privado e no Terceiro Setor, com ênfase em projetos sociais, consultoria ESG, Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e responsabilidade social.

Tatiana de Fátima Domingues
Graduada em Serviço Social pela Universidade de Santo Amaro (2004), Doutora e Mestre pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Já atuou como gestora pública e coordenadora acadêmica de curso de graduação. Atualmente atua como consultora e assessora de Políticas Sociais no setor público e terceiro setor, docente de pós-graduação (convidada) e facilitadora de processos de educação profissional para trabalhadores sociais. Tem como foco dos estudos e trabalhos as políticas da Seguridade Social; Família, Estado e Políticas Públicas: relações de proteção e desproteção Social; Cuidado Domiciliar e as Metodologias do Trabalho Social. Sólida experiência no ensino superior.
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Clique aqui para conhecer as modalidades de política de desconto para o 2º Semestre de 2021