Religião e Diversidade Cultural | Unifai Pular para o conteúdo principal

Religião e Diversidade Cultural

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu

Aulas on-line ao vivo  Presencial

 

Aos que se dedicam à formação humano-religiosa, o curso oferece instrumentais teóricos para a percepção, análise e compreensão do fenômeno religioso e seu invólucro cultural diversificado na contemporaneidade. O intuito é dotá-los de referenciais para que possam se situar pessoal e profissionalmente face aos muitos desafios em nossos dias, como o avanço da tecnologia, o pluralismo religioso, a objetivação do humano e o laicismo, que potencializam o risco de ruptura entre homem e religião na busca de independência.

 

Porque fazer o curso no UNIFAI:  

A religião transforma o mundo. Como construto social e como potente expressão da cultura, ela traz as marcas da ambiguidade humana. Por isso precisa ser pesquisada, compreendida e interpelada, em vista do bem comum. Nossa instituição de ensino oferece um ótimo espaço e uma excelente estrutura para este processo de aproximação ao universo religioso, dentro de um contexto de diversidade cultural. Assim, apesar de sua identidade católica, o UNIFAI exerce seu ofício educativo pautado pelo acolhimento e pelo diálogo fecundo com as mais variadas confissões religiosas e com a sociedade plural que marca a atualidade. O curso conta com mestres e doutores altamente capacitados, que abordam a religião como um fenômeno cultural diverso, complexo e fascinante (portanto, não limitado ao universo católico), em diálogo com as mais variadas áreas de estudo: filosofia, teologia, psicologia, sociologia, entre tantas outras. 

 

Público-alvo

Profissionais advindos dos cursos de filosofia, serviço social, história, ciências sociais, psicologia, teologia e pedagogia e professores de ensino religioso; aposentados, membros de pastorais sociais, líderes religiosos de todas as confissões que já tenham ao menos uma graduação e que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o fenômeno religioso.

 

Turmas e horários

Sábados, das 7h30 às 14h30
 

Duração

3 semestres

 

Modalidade

O curso oferece duas opções de estudo para o aluno escolher. Com aulas ao vivo pela Plataforma Teams e/ou presencial.

 

Carga Horária

360 horas

 

Observações

Depoimentos

Matriz Curricular

Estrutura Curricular

clique aqui

Corpo Docente

Domingos Zamagna

Domingos Zamagna

Acesse o Lattes

Domingos Zamagna - Doutor em Ciência da Religião (PUC-SP), Mestre em Ciências Bíblicas (PIB, Roma), especialista em Ética da Comunicação (Universidade de Fribourg - Suíça), Mestre em História (USP), Licenciado em Filosofia, Teologia e Comunicação (PUC-SP). Jornalista profissional (TV Globo, ALESP, ACSP). Integrante do colégio de tradutores da Bíblia de Jerusalém (Paulus) e da Suma de Teologia de Santo Tomás de Aquino (Loyola). Membro titular da Academia Cristã de Letras. Atualmente leciona Filosofia na UNIFAI-PUC-SP e na Faculdade de São Bento.
Maria Cristina Soares Esteves

Maria Cristina Soares Esteves

Acesse o Lattes

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP (2009), mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC-SP (2001) e graduada em Pedagogia pela USJT. Especialista em Formação Humana (Escola de Formadores - CRB) pela Faculdade Vicentina/FAVI (2021). Especialista em Counseling (Formação Humana em Aconselhamento) pela Faculdade Vicentina/FAVI (2015). Especialista em Psicopedagogia, Didática do Ensino Superior, Administração Escolar pela USJT. Aperfeiçoamento em Counseling terapêutico pelo IATES (2009). É docente da graduação e pós-graduação no UNIFAI desde 2004.

Thiago Rodrigues

Thiago Rodrigues

http://lattes.cnpq.br/9987473970854660

Realizou pesquisa de Pós-doutorado (2020-2022) pela Universidade de São Paulo - USP sob a supervisão do professor Franklin Leopoldo e Silva. Doutor e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2018 e 2012, respectivamente). Especialista em Filosofia Contemporânea e História pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2010). Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção - UNIFAI (2008). Professor e coordenador dos cursos de pós-graduação Lato Sensu em "Filosofia Contemporânea", "História e Pensamento Medieval", "Pensamento Político Contemporâneo" (UNIFAI). Professor dos cursos de graduação em Filosofia, Pedagogia e História (UNIFAI). Autor dos livros "Fenomenologia crítica, filosofia e literatura: uma incursão nos primeiros textos de Sartre" (2014) e "A necessidade do ensaio: o ensaio como experiência filosófica" (2023). 

Corpo Docente Convidado

Antonio Alves de Almeida

Antonio Alves de Almeida

Acesse o Lattes

Antonio Alves de Almeida é professor, mestre em Ciências Sociais – Sociologia, doutor em História Social e pós-doutor em Educação: Currículo, pela PUC-SP. Atua no Centro de Apoio e Pastoral do Migrante (CAMI) e na Rede de Promoção do Trabalho Decente (RPTD), com o cargo Gestor de Estudos e Pesquisas. É professor no curso de pós-graduação Religião e Diversidade Cultural do Centro Universitário Assunção (UNIFAI).

Camila Mendonça Torres

Camila Mendonça Torres

Acesse o Lattes

Camila é doutora em Psicologia Social (2016) pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciências da Religião (2011) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui bacharelado (2008) e formação plena em Psicologia (2009) pela mesma instituição. Concluiu sua pesquisa de Pós Doutorado em 2023. Membro do Laboratório de Estudos Psicossociais: crença, subjetividade, cultura & saúde (Inter Psi - USP) e do Laboratório de Psicologia Social da Religião, ambos vinculados ao Programa de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. É participante do Grupo de Estudos Ci.CRESS: Ciência, Crença, Sentido e Saúde, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA USP). Psicóloga Clínica, Professora Universitária e Pesquisadora, atua com ênfase em Psicologia Social, Divulgação Científica, Psicologia da Religião e Psicologia da Crença. É professora da disciplina de Psicologia, Religião e Modernidade, do curso de Religião e Diversidade Cultural, do UNIFAI.

Luana Martins Golin

Luana Martins Golin

Acesse o Lattes

Teóloga, mestra e doutora em Ciências da Religião. Professora de teologia na Universidade Metodista de São Paulo. Professora do curso de pós- graduação em Religião e Diversidade Cultural, do Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Desenvolveu pesquisa doutoral interdisciplinar nas áreas de religião e literatura em Dostoiévski. Possui experiências nas seguintes áreas: linguagens da religião e seus desdobramentos teóricos; religião e literatura; Bíblia como literatura; teologia e História; teopoética. Integrante e participante do grupo de pesquisa TeoGeek (teologia, literatura e cultura pop). Envolvida no diálogo ecumênico entre católicos e pentecostais.

Roberson Augusto Marcomini

Roberson Augusto Marcomini

Acesse o Lattes

Roberson Marcomini é mestre em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (UNICAMP 2017); Doutorando em Sociologia (UfsCar 2020), membro do Grupo de Pesquisa NEREP (Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política) – UFSCAR, membro do Grupo de Pesquisa Ética e Justiça da Universidade Estadual UNICAMP. Professor no ensino médio e técnico e na Pós-graduação Religião e Diversidade Cultural, no UNIFAI.

Valter Luiz Lara

Acesse o Lattes

Doutor em Ciências da Religião pela UMESP – Universidade Metodista de São Paulo. Professor de teologia bíblica, filosofia, antropologia teológica, ética e cidadania no UNISAL – Centro Universitário Salesiano - e de Tópicos de história da religião na pós-graduação Religião e Diversidade Cultura, no UNIFAI.
Welder Lancieri Marchini

Welder Lancieri Marchini

Acesse o Lattes

Welder Lancieri Marchini é doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP, onde também fez o mestrado. É bacharel em Teologia pelo ITESP e em Filosofia pela PUC-Campinas. Atualmente é doutorando em Teologia pela PUC-Rio. É professor na pós-graduação Religião e Diversidade Cultural, no UNIFAI.

Ficou com dúvidas?