10 livros indispensáveis para quem quer seguir na Pedagogia

Os profissionais da Pedagogia são os que trabalham no planejamento, na execução e na coordenação de tarefas na área da educação.

No UNIFAI, o curso proporciona ao aluno o entendimento dos princípios e métodos de ensino, que são embasados em conhecimentos históricos, antropológicos, psicológicos, linguísticos, políticos, econômicos, filosóficos, sociológicos e ecológicos, estimulando e provocando reflexões no indivíduo para um posicionamento contra as desigualdades sociais e para entender o processo educativo como propulsor da garantia de oportunidades iguais a todos.

Se você pretende ingressar, está estudando ou já se formou nesta área, separamos aqui 10 livros que são indispensáveis para pedagogos e pedagogas. Essas obras irão ampliar os seus horizontes e trazer reflexões sobre práticas educativas, autonomia do aluno, métodos inovadores e muito mais!

Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire

Uma reflexão que vai além da experiência da sala de aula: como devemos construir uma sociedade mais justa, ética e democrática, na qual todos tenham oportunidades? O livro discute a importância da autonomia do aluno no processo de aprendizagem, abordando temáticas como a relação professor-aluno, a construção do conhecimento, a ética e os desafios da prática pedagógica.

Alfabetização e letramento, de Magda Soares

Um livro essencial para quem quer compreender os processos de alfabetização e a relação entre a leitura e a escrita. Magda Soares apresenta uma abordagem teórica consistente e propõe reflexões sobre as práticas pedagógicas relacionadas à alfabetização, considerando os diferentes contextos socioculturais.

Organização do currículo por projetos de trabalho, de Fernando Hernández e Montserrat Ventura

Os autores questionam a organização curricular de instituições de ensino, questionam sua eficácia e apresentam uma proposta pedagógica que valoriza a construção do conhecimento por meio de projetos educativos.

Metodologias ativas para uma educação inovadora, Lilian Bacich e José Moran

O livro aborda metodologias as quais a participação do aluno na construção do conhecimento é efetiva, de modo que o processo de aprendizagem aconteça no ritmo de cada um. São apresentados conceitos, exemplos práticos e reflexões sobre a implementação desses modelos, inspirando educadores.

Disponível na biblioteca digital.

Conversas com quem gosta de ensinar, de Rubem Alves

O livro é uma coletânea de diálogos entre Rubem Alves, um dos mais prestigiados educadores brasileiros, e professores de diferentes áreas. A obra é de extrema importância justamente por apresentar a perspectiva do ensino no Brasil. O autor se aprofunda na diferença entre o papel de um professor e de um educador no sistema acadêmico,  incentivando a busca por uma educação mais significativa e prazerosa.

Educar na esperança em tempos de desencanto, de Pablo Gentili e Chico Alencar

Uma análise crítica do ensino público brasileiro, como a perda de estímulo na atividade docente, a evasão escolar e a infraestrutura precária. Os autores propõem a construção de uma prática pedagógica baseada na esperança, discutindo possibilidades de transformação da educação em um mundo marcado por desigualdades e incertezas.

Educação não é privilégio, de Anísio Teixeira

Anísio Teixeira é um dos principais educadores brasileiros do século XX. O livro traz reflexões sobre a democratização da educação, destacando a importância de uma instituição de ensino pública inclusiva e de qualidade. Teixeira defende a ideia de que a educação deve ser um direito de todos, e para isso acontecer, as escolas precisam considerar a realidade individual de cada aluno.

Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire

O livro é o 3º mais citado no planeta em trabalhos na área de humanidades. Paulo Freire discute a importância de uma educação acessível a todos e o uso dela como instrumento de transformação.

A construção do conhecimento em sala de aula, de José Carlos Libâneo

A obra aborda a importância da interação entre o professor e o aluno no processo de construção do conhecimento. São apresentados fundamentos teóricos e práticas pedagógicas que estimulam a participação ativa dos estudantes, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais.

A Escola e o Conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos, de Mario Sergio Cortella

Cortella discute as concepções de conhecimento, os desafios da prática pedagógica contemporânea e a importância da escola na formação dos indivíduos e na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Disponível na biblioteca física e digital.