Dia do Orgulho Autista é comemorado neste domingo

Neste domingo, 18 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Orgulho Autista, data que busca celebrar a identidade autista e a diversidade do espectro. A criação do dia comemorativo foi uma iniciativa da organização Aspies for Freedom. No Brasil, a data passou a ser comemorada em 2005.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que em todo mundo, 70 milhões de pessoas vivem com alguma forma do Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Brasil, a estimativa é que 2 milhões de brasileiros sejam autistas.

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5, referência mundial de critérios para diagnósticos, pessoas dentro do espectro podem ser afetados em intensidades diferentes pelas seguintes dificuldades:

• Déficit na comunicação social ou interação social (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional);

• Padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos

• Hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais.

Por apresentarem intensidades diferentes, é necessário lembrar e reafirmar que cada indivíduo autista é único, precisando assim de cuidados e métodos de apoio distintos.

Pensando em orientar profissionais da educação sobre o seu papel na inclusão do aluno com TEA, o UNIFAI criou o Curso de Aperfeiçoamento em Transtorno do Espectro Autista, assim, profissionais fundamentais no desenvolvimento de crianças e adolescentes estarão mais preparados para facilitar o processo de aprendizagem do aluno com autismo. Para saber mais informações sobre o curso, clique aqui.