Escola de Varejo ABLOS forma primeira turma de gerentes com grande sucesso

Banner Notícia Escola de Varejo ABLOS / UNIFAI

Curso gera sentimento de ganhos profissionais e pessoais, a importância da humanização da equipe interna e a visão geral do negócio, não mais focado apenas em números

Dia 26 de janeiro formou-se a primeira turma de gerentes da Escola de Varejo ABLOS, no UNIFAI – Centro Universitário Assunção – um dos braços educacionais da Fundação São Paulo, mesma mantenedora da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), na capital paulista. O curso foi realizado sob a coordenação de Edineide Oliveira, do UNIFAI.

“Como instituição de ensino precisamos responder às solicitações do mercado no tocante a conhecimento. Essa profissão de gestores que finalizamos agora foi trabalhada junto com a ABLOS que nos mostrou as necessidades do varejo. Após várias reuniões e visitas a lojas percebemos que é um segmento que demanda muitas necessidades profissionais e culturais”, explica a coordenadora. De acordo com ela o curso foi um sucesso, uma vez que ficou latente a diferença nos alunos durante o decorrer das aulas. Edineide destaca ainda que há a necessidade de se trabalhar contra a cultura vigente, de que trabalho em loja é transitório, mostrando que há inúmeras possibilidades de se galgar posições dentro de uma rede de lojas. “Nós, como professores e coordenadores, descobrimos coisas magníficas, estamos também ganhando um novo olhar. O curso possibilitou um aprendizado entre professores, alunos, lojistas, marcas, shoppings e todo o mercado,” justifica.

Ao todo foram 3 meses, contabilizando 129 horas/aula. Os alunos tiveram aulas teóricas e no fim, foi montada uma loja física dentro de uma das salas do centro de ensino para ministrarem as aulas práticas. “O curso teve como objetivo possibilitar que profissionais do mercado de varejo de moda desenvolvessem competências para as vendas e atividades voltadas para a realidade do dia a dia de loja, além de prepará-los para atuarem de forma satisfatória e estratégica, levando resultados tanto para a organização quanto para os alunos. Durante o curso foram abordados conteúdos teóricos e práticos a fim de possibilitar o aprimoramento de quem deseja uma carreira significativa e promissora” explica Daniela Archanjo, diretora executiva da ABLOS e uma das responsáveis pela elaboração do projeto.

Formandos da primeira turma de Gestão de Varejo entre o corpo docente do UNIFAI e diretoria da ABLOS

Relacionamento com a equipe e o cliente ganha novas conotações

Entre os alunos o resultado do curso promoveu sentimentos de gratidão, reconhecimento e valorização, uma vez que se sentiram mais motivados e seguros no trabalho. Tiago Rogério, gerente da loja Khelf em Santo André, destacou que as aulas forneceram elementos para se relacionar com a geração Y – nascidos entre 1982 e 1994 – que faz parte de seu público-alvo e também dos vendedores com os quais trabalha diariamente, melhorando os resultados de venda.

Marismar Nascimento, que gerencia a Remo Fenut tanto no ABC paulista como em Mauá foi incisiva: “O curso foi espetacular, especial para minha carreira profissional, mesmo já tendo 22 anos de trabalho com o varejo. Foi um grande diferencial, me adaptei bem, consegui aplicar o que aprendi nas lojas onde trabalho, tive um crescimento profissional, com melhor desempenho. Os donos da loja nos visitaram e perceberam que a vitrine e a composição de cores estão diferentes e mais atrativos. O curso agregou bastante”, disse.

Já Marcela Sousa, do Fly Studio do Shopping Metrô Santa Cruz explicou que o curso a fez observar a loja como um todo, deixando de focar apenas nas vendas do dia a dia. “Meu desempenho profissional foi aperfeiçoado, especialmente olhando as pessoas, pois muitas vezes só queremos resultado e esquecemos de como treinar a equipe, como fazer, ver as pessoas com outro olhar”, explica.

Maria Iva Diniz, que trabalha na Gregory há 30 anos e hoje está na unidade do Shopping Ibirapuera, ressaltou que as aulas a fizeram melhorar seu desempenho tanto com a equipe de trabalho, como com as clientes e a própria empresa. “O curso é tão bom que fiquei encantada, ele me trouxe diversos benefícios, além de fazer uma renovação gerencial muito grande. É muito completo, muito bom! Hoje percebo a importância tanto do capital financeiro como do capital humano. O que aprendi aqui levarei para a minha vida toda”, conclui.

Andrea Duca, executiva à frente da Gregory, enfatizou a diferença que a diretoria sentiu em relação à loja gerenciada por Maria Iva durante os últimos 3 meses, em que a gerente colocou em prática tudo o que foi colocado no curso. “Notamos que o trabalho dela, que já era bom, foi aperfeiçoado e isso se refletiu em um faturamento notadamente maior da loja,” disse.

Dois outros cursos, também focados no cotidiano do Varejo, estão em processo de desenvolvimento na parceria entre ABLOS e UNIFAI: Planejamento de Compras e Visual Merchandising (VM). Em breve serão colocados na grade de cursos de extensão.

As inscrições para a próxima turma dos cursos “Formação em Atendimento de Varejo” e “Formação em Gestão de Varejo” já estão abertas e devem ser feitas nos links abaixo:

Formação em Atendimento de Varejo em Shopping Centers e lojas de rua

Formação em Gestão de Varejo – Shopping Centers e lojas de rua