Psicopedagogia Clínica e Escolar proporciona experiência sensorial de PCDs

Alunos participam de aula vivencial que os instiga, na prática, a exercitar a empatia e compreensão às necessidades do referido público.

Vendados para que pudessem experimentar a sensação de depender de outros sentidos além da visão, 17 alunos do curso de pós-graduação “Psicopedagogia Clínica e Escolar”, do Centro Universitário Assunção, foram guiados pelo profissional de Orientação e Mobilidade, Jorge Sidnei de Andrade, que usou técnicas de guia-vidente para ajudá-los a se deslocarem com segurança.

Durante o percurso, em sala de aula, os participantes foram introduzidos às técnicas de uso da bengala e do cão-guia George, e foram imersos numa experiência sensorial única, que os fizeram considerar, na prática, o valor da empatia e compreensão em relação às necessidades das pessoas com deficiência visual (PCDs).

A experiência, uma iniciativa da aluna Andrea Bárbara de Araújo, que atua com deficientes visuais, na Fundação Dorina Nowil, ocorreu no último sábado (27/04), no Assunção, com o acompanhamento da Profa. Esp. Carla Santos Tenório, responsável pela disciplina “Cognição e Afetividade na Aprendizagem”, e da Assistente Social Ana Paula Ribeiro de Souza, com palestra especial conduzida pelo Prof. Dr. Marcelo Chacur.

Durante aproximadamente 01h30, o grupo vivenciou, de fora dinâmica, e com os olhos vendados, como jogar bola, tatear o piso e superar obstáculos com a bengala, um instrumento útil e necessário para quem tem deficiência visual.

Os estudantes também tiveram acesso a informações e orientações específicas referentes à reabilitação, resgate de autonomia e novos aprendizados a partir do vínculo afetivo e do treino cognitivo com o cão-guia, por intermédio da experiência pessoal do Prof. Marcelo, que é PCD visual. Em sua palestra, ele compartilhou sua vivência do antes e depois da aquisição do labrador George.

“Comecei a lincar a disciplina do curso com meu cotidiano profissional. Para mim, foi ótima a experiência, além do feedback das colegas do curso, o que foi contagiante, pois elas não sabiam o que era a vivência”, comentou Andrea, idealizadora da proposta pedagógica, que procurou pelo curso de pós-graduação do Assunção com o objetivo de aliar sua experiência na área a mais conhecimento técnico para aprimorar sua bagagem profissional.

“O foco de estudo e pesquisa da Psicopedagogia são as questões da aprendizagem humana. E esta atividade proporcionou uma experiência sensorial única. Agradeço a nossa aluna Andrea”, parabenizou a Profa. Dra. Luzia Faraco, coordenadora do curso.

Andrea Bárbara, além de atuar na Dorina Nowill – fundação que é referência no Brasil há mais de 70 anos no atendimento a pessoas cegas e com baixa visão – trabalha, também, como docente, na Associação de Deficientes Visuais e Amigos (ADEVA), lecionando para alunos PCDs do EJA – Educação para Jovens e Adultos –, antigo supletivo.

“Registro aqui meus agradecimentos a todos que possibilitaram, viabilizaram e participaram da vivência realizada no campus”, ressaltou a Profa. Carla.

OPORTUNIDADE IMPERDÍVEL!

Esta é a sua chance de dar um upgrade em sua carreira profissional. Estão abertas as inscrições para os cursos de pós-graduação do Assunção. Clique aqui e conheça nossos os mais de 20 cursos disponíveis.

CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO: ELEVE SEU CONHECIMENTO!

Três participantes, sentados. Dois deles olham para baixo, acompanhando a apresentação do cão-guia.
Participantes acompanham apresentação expositiva com cão-guia George.

Participantes.
Experiência sensorial com olhos vendados.

Cão-guia George deitado no chão da sala de aula.
Cão-guia George em ação.