
Arquivologia
Sobre o Curso
Especialização Lato Sensu
Aulas on-line síncronas Presencial
O Curso de Especialização em Arquivologia do UNIFAI considera técnicas especializadas para tratamento, gestão e preservação do documento arquivístico em seus variados suportes, considerando procedimentos técnicos consequentes das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Essas técnicas e procedimentos são alinhadas à legislação em vigor relacionada a políticas arquivísticas, financiamento cultural e acesso e restrição de acesso a documentos.
Porque fazer o curso no UNIFAI:
O Curso enfatiza a prática, o saber fazer, as atividades arquivísticas e pautar-se por princípios teóricos e legislação específica que regem a área.
Os docentes do Curso possuem experiência prática dos conteúdos que ministram.
O Curso propõe uma formação ampla, que prepara os egressos para atuação em arquivos públicos, privados e eclesiásticos.
Público-alvo
Profissionais provenientes dos cursos de Biblioteconomia, História, Administração, dentre outros interessados em se especializarem na prática arquivística, a fim de atenderem às exigências contemporâneas relacionadas à gestão documental.
Turmas e horários
Terças e quintas, das 19h10 às 22h45
Início previsto das aulas: 17/08/2023
Prazo final de matrículas: 23/08/2023
Modalidade
Híbrido e modular.
Híbrido – aulas presenciais e, sincronicamente transmitidas via MS Teams;
Modular – possibilidade ingresso ao curso no início de cada semestre letivo.
Obs.: A critério do aluno, as aulas podem ser assistidas 100% on-line ou 100% presencialmente ou parte a distância e parte presencialmente.
Modular – possibilidade de ingresso ao curso no início de cada semestre letivo.
Duração
3 semestres
Carga Horária
360h
Observações
Matriz Curricular
ESTRUTURA CURRICULAR:
Corpo Docente

Carmem Lúcia Batista
Graduada em Biblioteconomia pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), em Letras (Português/Francês), pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), mestrado em Ciência da Informação pela ECA/USP e doutorado em Ciência da Informação pela ECA/USP, com estágio na Sorbonne (Paris/França), área de concentração apropriação social da informação, com estudos em direito de acesso à informação. Foi diretora do Núcleo de Documentação e Informação da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (GPEB-ECA/USP). É professora de graduação em Biblioteconomia, ministra as disciplinas Fontes de Informação II, Ação cultural em Bibliotecas, Conservação de documentos, Unidades de Informação. É professora das disciplinas Elaboração de projetos para Arquivos e Mediação e Difusão Cultural em Arquivos do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Arquivologia e de Mídias Sociais e Mediação do curso Mediação de Leitura Literária, ambos do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. É coordenadora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Arquivologia do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. É executiva pública do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Maria Cecília Rizzi Lima
Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1978). Doutoranda no Programa Educação: História, Política, Sociedade na PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Participante do Grupo de Pesquisa História das Instituições e dos Intelectuais da Educação no Brasil. Eleita Conselheira Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo. Especialista Gerência e Sistema de Informação. Profissional atuante em Unidades de Informação Jurídica e Gestão de Conhecimentos. Agraciada por duas vezes com o Prêmio "Laura Russo" em 2002 e 2018 pelo Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo e "Honra ao Mérito" pelos serviços prestados à Biblioteconomia de São Paulo, pela Câmara Municipal da cidade de São Paulo. Sócia- Diretora da empresa Indexar Consultoria e Assessoria Técnica Ltda, desenvolvendo inúmeros projetos de Organização, manutenção e automação, em acervos de Bibliotecas, Arquivos empresariais, públicos e privados. Foi durante 8 anos Instrutora do SENAC, ministrando cursos de Documentação Jurídica e Gestão de Conhecimentos para profissionais da Informação e cursos de curta duração em empresas públicas e privadas. Atualmente exerce o cargo de Professor Adjunto no Centro Universitário Assunção - UNIFAI em São Paulo, no Curso de Biblioteconomia, ministrando as disciplinas: Introdução à Ciência da Informação, Arquivística; Documentação Especializada e SRI - Serviço de Referência e Informação. Docente no Curso de Pós-Graduação/Especialização em Arquivologia, no Centro Universitário Assunção - UNIFAI, nas disciplinas: Políticas e Legislação para Arquivos e Diplomática e Produção de Documentos.
Corpo Docente Convidado

Andresa Cristina Oliver Barbosa
Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) e Mestrado (2013) em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou no ensino de História na rede pública e tem experiência no trabalho em Arquivo, nas áreas de preservação de acervos (restauro de documentos e ações de conservação), gestão documental e no desenvolvimento de atividades de difusão e educativas voltadas para o atendimento ao público escolar da educação básica e superior, produção de material pedagógico, mediação cultural e produção de eventos. É professora da disciplina Preservação de documentos textuais e bibliográficos do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Arquivologia do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Tem experiência na educação a distância como tutora e coordenadora de tutoria em cursos de especialização e extensão universitária. Atualmente desenvolve atividades na área de preservação e conservação de acervos documentais.

Isabel Cristina Ayres da Silva Maringelli
Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2016), Especialista em Bens Culturais: Economia e Gestão pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (MBA - EESP-FGV, 2009). Bacharelado em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP, 1993). Ampla experiência em biblioteca universitária. Gestão de biblioteca especializada e arquivo. Coordena a Biblioteca e Centro de Documentação da Pinacoteca de São Paulo. Docente no curso de Graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Sociologia e Política: Escola de Humanidade /FESPSP. É colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Catalogação (GEPCAT). Coordenadora de Informação da Seção de Bibliografia da IFLA (2021-atual). Secretária da Seção de Bibliotecas de Arte da IFLA (2012-2021). É professora da disciplina Avaliação e Classificação de Documentos do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Arquivologia do Centro Universitário Assunção – UNIFAI.

Jorge Leite Bittencourt
Graduado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Advogado, atuou como secretário executivo da Comissão Estadual de Acesso à Informação-CEAI. É diretor da Central de Atendimento ao Cidadão-CAC do Arquivo Público do Estado de São Paulo, unidade responsável pela orientação da aplicação da Lei de Acesso à Informação e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais nos órgãos e entes públicos do Poder Executivo do Estado de São Paulo. Atualmente é professor do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Arquivologia do Centro Universitário Assunção – UNIFAI.

Priscilla de Cássia Silva
Graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Assunção (2012). Me especializei com a Pós em Arquitetura da Informação e Experiência do Usuário (UX) pela Faculdade Impacta e recentemente concluí a Pós em Direito Registral e Notarial na Damásio. Atualmente é coordenadora de registros de marketplace na Loft e professora convidada no curso de pós-graduação em Arquitetura da Informação do Centro Universitário Assunção - UNIFAI.

Rogério Ferraz Garcia de Andrade
Graduado em Química pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Livro "Histórias da COVID-19": primeira onda no Brasil". Foi membro do Comitê Gestor do SPDoc, sistema de gestão de documentos digitais do Estado de São Paulo. Foi membro de dois Grupos de Trabalhos sobre definição do SPSemPapel, sistema informatizado de gestão arquivística na administração estadual de São Paulo. Foi instrutor do programa SPSemPapel na administração estadual de São Paulo. Projetou o Observatório de Acesso à Informação, dashboard sobre transparência e atendimento à Lei de Acesso à Informação administração estadual de São Paulo. É Executivo Público da Secretaria de Gestão e Governo Digital do Estado de São Paulo. Atualmente é professor da disciplina Sistemas informatizados e Preservação Digital do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Arquivologia do Centro Universitário Assunção – UNIFAI.

Solange de Souza
Graduada em História pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivos, memória, patrimônio arquivístico, tratamento documental e gestão documental. Desenvolve trabalhos na área de arquivística desde 1979, participando da equipe do Arquivo Público do Estado de São Paulo quando se transferiu para a Gazeta Mercantil Jornal S.A., exercendo a função de coordenadora de pesquisa textual e responsável pelo arquivo no Centro de Informações. No Arquivo Histórico Municipal de São Paulo chefiou a Seção Técnica de Manuscritos. Foi membro da Comissão Central de Avaliação de Documentos da Prefeitura Municipal de São Paulo. Implantou o Centro de Documentação e Memória da Central Única dos Trabalhadores - CUT, atuando como coordenadora. Orientou os projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Documentação e Memória do Partido dos Trabalhadores na área de organização e informatização de acervos e de informações. Na área de arquivos privados, destaca-se sua consultoria na implantação de diversos Centros de Documentação e Memória empresariais e institucionais, no desenvolvimento de sistemas de informações documentais e na organização de acervos. Destaca-se o Arquivo Wanda Svevo da Fundação Bienal, o Centro de Memória da Fundação Bunge e o Centro de Pesquisa do Masp. Integrou o corpo técnico do Centro de Documentação e Memória da UNESP desde 1990, atuando durante largo período na coordenação dos programas de gestão documental e desenvolvendo atividades de supervisão técnica na organização e na informatização dos acervos custodiados, na elaboração de convênios e projetos de captação de recursos e nas atividades de cooperação técnica do Centro. Atualmente é professora das disciplinas Sistemas de Arquivos e Representação e Recuperação da Informação do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Arquivologia do Centro Universitário Assunção – UNIFAI.
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Clique aqui para conhecer as modalidades de política de desconto para o 2º Semestre de 2021