Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Arquivologia e Gestão de Arquivos

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu

Aulas on-line ao vivo Presencial

 

O Curso de Especialização em Arquivologia do ASSUNÇÃO, tem como foco formar o especialista em Gestão de Arquivos e para isso considera técnicas especializadas para tratamento, gestão e preservação do documento arquivístico em seus variados suportes, considerando procedimentos técnicos consequentes das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Essas técnicas e procedimentos são alinhadas à legislação em vigor relacionada as políticas arquivísticas, no financiamento cultural e ao acesso e também na restrição de acesso aos documentos.

 

Inscreva-se

 

Porque fazer o curso no ASSUNÇÃO

O Curso enfatiza a prática e o saber fazer em atividades arquivísticas e pauta-se por princípios teóricos e legislação específica que regem a área.

 

Público-alvo

Profissionais provenientes dos cursos de Biblioteconomia, História, Administração, dentre outros interessados em se especializarem na prática arquivística, a fim de atenderem às exigências contemporâneas relacionadas à gestão documental.

Turmas e horários

Terças e quintas, a partir das 19h10
 

Duração

3 semestres

 

Modalidade

O curso oferece duas opções de estudo para o aluno escolher. Com aulas ao vivo pela Plataforma Teams e/ou presencial.

 

Carga Horária

360h

Observações

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR:

clique aqui

Corpo Docente

Foto da Profa. Dra. Carmem Lucia Batista

Carmem Lúcia Batista

Acesse o Lattes

Graduada em Biblioteconomia pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), em Letras (Português/Francês), pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), mestrado em Ciência da Informação pela ECA/USP e doutorado em Ciência da Informação pela ECA/USP, com estágio na Sorbonne (Paris/França), área de concentração apropriação social da informação, com estudos em direito de acesso à informação. Foi diretora do Núcleo de Documentação e Informação da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (GPEB-ECA/USP). É professora de graduação em Biblioteconomia, ministra as disciplinas Fontes de Informação II, Ação cultural em Bibliotecas, Conservação de documentos, Unidades de Informação. É professora das disciplinas Elaboração de projetos para Arquivos e Mediação e Difusão Cultural em Arquivos do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Arquivologia e de Mídias Sociais e Mediação do curso Mediação de Leitura Literária, ambos do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. É coordenadora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Arquivologia do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. É executiva pública do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Maria Cecília Rizzi Lima

Maria Cecília Rizzi Lima

Acesse o Lattes

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1978). Doutoranda no Programa Educação: História, Política, Sociedade na PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Participante do Grupo de Pesquisa História das Instituições e dos Intelectuais da Educação no Brasil. Eleita Conselheira Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo. Especialista Gerência e Sistema de Informação. Profissional atuante em Unidades de Informação Jurídica e Gestão de Conhecimentos. Agraciada por duas vezes com o Prêmio "Laura Russo" em 2002 e 2018 pelo Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo e "Honra ao Mérito" pelos serviços prestados à Biblioteconomia de São Paulo, pela Câmara Municipal da cidade de São Paulo. Sócia- Diretora da empresa Indexar Consultoria e Assessoria Técnica Ltda, desenvolvendo inúmeros projetos de Organização, manutenção e automação, em acervos de Bibliotecas, Arquivos empresariais, públicos e privados. Foi durante 8 anos Instrutora do SENAC, ministrando cursos de Documentação Jurídica e Gestão de Conhecimentos para profissionais da Informação e cursos de curta duração em empresas públicas e privadas. Atualmente exerce o cargo de Professor Adjunto no Centro Universitário Assunção - UNIFAI em São Paulo, no Curso de Biblioteconomia, ministrando as disciplinas: Introdução à Ciência da Informação, Arquivística; Documentação Especializada e SRI - Serviço de Referência e Informação. Docente no Curso de Pós-Graduação/Especialização em Arquivologia, no Centro Universitário Assunção - UNIFAI, nas disciplinas: Políticas e Legislação para Arquivos e Diplomática e Produção de Documentos.

Corpo Docente Convidado

Andresa Cristina Oliver Barbosa

Andresa Cristina Oliver Barbosa

Acesse o Lattes

Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) e Mestrado (2013) em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou no ensino de História na rede pública e tem experiência no trabalho em Arquivo, nas áreas de preservação de acervos (restauro de documentos e ações de conservação), gestão documental e no desenvolvimento de atividades de difusão e educativas voltadas para o atendimento ao público escolar da educação básica e superior, produção de material pedagógico, mediação cultural e produção de eventos. É professora da disciplina Preservação de documentos textuais e bibliográficos do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Arquivologia do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Tem experiência na educação a distância como tutora e coordenadora de tutoria em cursos de especialização e extensão universitária. Atualmente desenvolve atividades na área de preservação e conservação de acervos documentais.

Foto da Profa. Isabel Cristina Ayres da Silva Maringelli

Isabel Cristina Ayres da Silva Maringelli

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2016), Especialista em Bens Culturais: Economia e Gestão pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (MBA - EESP-FGV, 2009). Bacharelado em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP, 1993). Ampla experiência em biblioteca universitária. Gestão de biblioteca especializada e arquivo. Coordena a Biblioteca e Centro de Documentação da Pinacoteca de São Paulo. Docente no curso de Graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Sociologia e Política: Escola de Humanidade /FESPSP. É colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Catalogação (GEPCAT). Coordenadora de Informação da Seção de Bibliografia da IFLA (2021-atual). Secretária da Seção de Bibliotecas de Arte da IFLA (2012-2021). É professora da disciplina Avaliação e Classificação de Documentos do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Arquivologia do Centro Universitário Assunção – UNIFAI.

Priscilla de Cássia Silva

Priscilla de Cássia Silva

Acesse o Lattes

Graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Assunção (2012). Me especializei com a Pós em Arquitetura da Informação e Experiência do Usuário (UX) pela Faculdade Impacta e recentemente concluí a Pós em Direito Registral e Notarial na Damásio. Atualmente é coordenadora de registros de marketplace na Loft e professora convidada no curso de pós-graduação em Arquitetura da Informação do Centro Universitário Assunção - UNIFAI.

Rogério Ferraz Garcia de Andrade

Rogério Ferraz Garcia de Andrade

Acesse o Lattes

Graduado em Química pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Livro "Histórias da COVID-19": primeira onda no Brasil". Foi membro do Comitê Gestor do SPDoc, sistema de gestão de documentos digitais do Estado de São Paulo. Foi membro de dois Grupos de Trabalhos sobre definição do SPSemPapel, sistema informatizado de gestão arquivística na administração estadual de São Paulo. Foi instrutor do programa SPSemPapel na administração estadual de São Paulo. Projetou o Observatório de Acesso à Informação, dashboard sobre transparência e atendimento à Lei de Acesso à Informação administração estadual de São Paulo. É Executivo Público da Secretaria de Gestão e Governo Digital do Estado de São Paulo. Atualmente é professor da disciplina Sistemas informatizados e Preservação Digital do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Arquivologia do Centro Universitário Assunção – UNIFAI.

Ficou com dúvidas?