Para iniciar o semestre, UNIFAI organiza aulas magnas com convidados especiais

Primeira Aula Magna, voltada aos alunos do curso de Biblioteconomia, contou com a participação da Profa. Dra. Silvana Vidotti, da UNESP.

Aula Magna de Biblioteconomia com a participação da convidada especial, Profa. Dra. Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti, da Universidade Estadual Paulista – UNESP, contou com a presença de cerca de 50 alunos do referido curso, do Centro Universitário Assunção – UNIFAI, ontem (05/03), das 19h30 às 22h20, no auditório Maria Rosa Mística.

Professores da casa que lecionam Biblio, como Maria Cristina Palhares, Rogério Xavier, Fábio Moreira e Regina Fazioli, e a bibliotecária responsável pela Biblioteca Monsenhor Roberto Mascarenhas Roxo, Lilian de Oliveira Gentil Lopes, também prestigiaram o aulão.

Durante as quase três horas da aula magna, Vidotti, que também é coordenadora de Tecnologias Aplicadas do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia – IBICT, agradeceu a oportunidade em comandar o evento, deu as boas-vindas aos alunos ingressantes e discorreu sobre a tecnologia ligada à Biblioteconomia, sociedades da informação e do conhecimento, Cloud Computing, arquitetura da informação, acessibilidade digital, encontrabilidade da informação, evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Inteligência Artificial (ChatGPT), Web Semântica e muitos outros.

Graduada em Matemática, com mestrado em Computação e doutorado em Educação, Vidotti se encontrou na Ciência da Informação (Biblioteconomia), e já escreveu diversos livros, entre eles: “Arquitetura da Informação – Uma Abordagem Prática para o Tratamento de Conteúdo e Interface em Ambientes Informacionais Digitais”, da editora LTC.

“Tudo passa pela informação. No atual momento da sociedade, diante das fake news e desinformação, nós temos um papel fundamental por sermos responsáveis em fazer acontecer todo o fluxo de dados, sempre mostrando de onde veio e o que é, ou seja, fazendo toda a curadoria e processo de disseminação dessa informação, tornando o que for possível de acesso aberto ao público”, esclareceu Vidotti, explicando o papel do Bibliotecário no sentido de contribuir no combate às notícias falsas, por exemplo.

Profa Vidotti explicitou o conceito de Sociedades da Informação e do Conhecimento, às quais estamos todos inseridos por fazermos uso de tecnologias de informação e comunicação, e citou “gigantes” que apoiaram o seu processo de entendimento e compreensão dessas sociedades, como Ada Lovelace, primeira programadora a desenvolver um algoritmo, e Paul Otlet, o primeiro a pensar em organizar e humanizar todo o conhecimento produzido pelo mundo com aparato tecnológico.

Ela chegou a citar também a frase de Isaac Newton: “Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro dos gigantes”. Ou seja, para atuar na área e produzir conhecimento, Vidotti leu clássicos, estudou vários cientistas, como os citados, e procurou relacioná-los com a realidade prática.

Além de todo o conhecimento compartilhado, Vidotti apontou ainda a diferença entre ambientes informacionais analógicos, digitais e híbridos, exemplificando com a biblioteca do UNIFAI, que possui acervo físico, mas também disponibiliza um sistema digital para pesquisas, classificando-a como híbrida.

E finalizou destacando a importância da acessibilidade digital, que permite diferentes usuários, com diferentes necessidades, a usarem, de forma adequada, determinados ambientes informacionais, com respeito total à usabilidade, que deve estar alinhadas às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e International Organization for Standardization – ISO, promovendo inclusão, diversidade e livre acesso ao conhecimento.

Uma aula que ficará para sempre na memória dos alunos do UNIFAI, que agradece a participação da Profa. Dra. Silvana Vidotti e permanece de braços abertos para outras oportunidades como essa, de compartilhamento de conhecimento ao corpo discente e docente.

Próximas aulas magnas:

:: Dia 12 de março: SERVIÇO SOCIAL, com as palestrantes: Profa. Dra. Eliana Pereira, Profa. Me. Maria Luiza Abrantes e Profa. Me. Rosane Câmara.
:: Dia 15 de março: ADMINISTRAÇÃO, com as palestrantes: Profa. Dra. Edineide Maria de Oliveira, Prof. Me. Sérgio Serino e Prof. Me. Anísio Medeiros.

PARTICIPE!

Alunos se posicionam embaixo do palco com a palestrante, no final da aula magna.
Alunos de Biblioteconomia com a palestrante e demais docentes ao final da Aula Magna.

Bibliotecária responsável pela Biblioteca do UNIFAI, professores de Biblioteconomia e palestrante convidada para a aula magna posam para foto em frente ao palco do audiotório;
Da esq. para dir.: Lilian Lopes (Bibliotecária), Prof. Rogério Xavier, Profa. Silvana Vidotti (palestrante), Profa. Regina Fazioli, Prof. Fábio Moreira e Profa. Maria Regina Palhares.