Pastoral Universitária | Unifai Pular para o conteúdo principal

Pastoral Universitária

A Pastoral Universitária do UNIFAI assume o desafio de testemunhar a fé em Jesus Cristo e os valores do Reino segundo as exigências próprias da vida acadêmica e comunitária nos termos da missão institucional, “[...] comprometida com a educação, inspirada nos valores evangélicos [...], atenta às diretrizes da Doutrina Social da Igreja», priorizando o atendimento aos alunos, professores e funcionários em suas necessidades religiosas, em sintonia com a Pastoral da Igreja no Brasil, especialmente da Arquidiocese de São Paulo.

 

Live - Religião e Estado: relações de poder / Relação entre Fé e Política

Live dezembro de 2020

Neste vídeo, a Pós-graduação de Religião e Cultura, em parceria com a Pastoral Universitária do UNIFAI, propõe duas reflexões que estão bastante relacionadas e dizem muito respeito ao nosso contexto atual. Num primeiro momento, o Prof. Dr. Jefferson Ramalho conversa conosco sobre o tema "Religião e Estado: relações de poder". Em seguida, toma a palavra o Prof. Dr. Valter L. Lara, que nos traz o tema "Relações entre fé e política".
O Prof. Pe. Leomar Nascimento, coordenador da Pós-graduação Religião e Cultura e da Pastoral Universitária é o mediador desta reflexão.

Assista aqui e Bom encontro!

 

 

MUITO OBRIGADO, Pe. Edelcio.

Abaixo, mensagens  de carinho e despedida dos membros participantes da Pastoral Universitária, ao nosso querido Pe. Edelcio Ottaviani.

 

Leomar

"Querido Pe. Edelcio, difícil encontrar palavras para expressar-lhe nossa gratidão pelo modo com que conduziu o Centro Universitário Assunção nestes oito anos de mandato com reitor. Espírito evangélico, respeito, competência, disponibilidade, dedicação, humildade, humanidade (entre tantos outros), sempre pautaram seu modo de presidir este árduo ofício.    Manifestamos-lhe um agradecimento especial por suas iniciativas, inspirações e apoio incondicional à Pastoral Universitária. Como coordenador atual, “peguei o bonde andando”, e sempre me impressionaram o seu carinho, cuidado e atenção para com este serviço pastoral tão necessário no contexto acadêmico. Seu olhar, ao mesmo tempo de pastor solícito e de acadêmico zeloso, fez sempre toda diferença neste precioso serviço eclesial, tanto em seu nível interno quanto no envolvimento da Pastoral Universitária com realidades ligadas à comunidade (de modo especial o Programa Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Imigrantes e Refugiados).  Que Deus e Nossa Senhora da Assunção o abençoem profusamente no novo horizonte que se abre diante de sua vida. Desejamos-lhe sucesso. Abaixo, alguns rostos e algumas vozes que, em uníssono, lhe dizem um MUITO OBRIGADO sincero e cheio de afeto!!! Pe. Leomar Nascimento."
 

Profª. Dra. Valéria Batista.

Valéria

"Querido Edelcio. Sua contribuição ao UNIFAI foi ímpar e muito do que eu sou e sei passou por momentos que partilhamos juntos. A palavra que fica é GRATIDÃO! Que Deus continue abençoando sua jornada! Beijos: Valéria Batista."

 

Ivanice S. Santana (Serviço Social)

Ivanice

"Querido Pe. Edelcio, sou testemunha da sua entrega, fidelidade no serviço sacerdotal, tanto na faculdade quanto na missão Evangelizadora, na Pastoral carcerária a qual você me apresentou na Paróquia São Paulo e depois de muitos anos nos encontramos na UNIFAI. Mesmo com atribuições bastante comprometidas e desafiantes, a sua essência sacerdotal a serviço do Evangelho apostou e sustentou a Pastoral Universitária. A mesma que culmina a nossa fé diante da Eucaristia, você nos motivava como se a capela ficasse lotada. Não media esforços para parar um vez por semana com tantos afazeres incentivando e sustentando na Fé a Pastoral, por meio da palavra libertadora do Evangelho e a Eucaristia. Obrigada, meu Bom Pastor, por cada bênção, por cada palavra por cada escuta... "Eis Me Aqui Senhor"...Tenho certeza que este chamado ecoa em seus ouvidos, se colocando sempre à disposição do Serviço. Que o Senhor renove a cada em seu coração esta resposta  gratuito que perpetua o seu Sacerdócio. Gratidão. Ivanice (Serviço Social)."
 

Natália Fernandes (Direito)
 

Natália

"Pe. Edelcio, muito obrigada por cuidar tão bem de todos nós do UNIFAI. Tenha a certeza que os valores e ensinamentos partilhados permaneceram. Natália R. Fernandes."
 

Sônia Regina Zillig S. Pedro (Serviço Social)

"Pe. Edelcio, serei eternamente grata pelo ensinamento que deixa registrado em nós. Esse momento da Eucaristia foi muito especial em minha vida, o qual o senhor realizou. Suas missas, às quintas-feiras, por muitas vezes trouxeram mensagens que me fizeram refletir e tomar decisões importantes em minha vida. Eterna gratidão. Que Deus o abençoe. Sônia Regina Zillig S. Pedro."
 

Profrª. Jô Camargo:

jo camargo

"Padre Edélcio, nossa eterna e imensurável gratidão, quando nos pegou pelas mãos e acalmou nossos corações na pior experiência já vivida. Jô Camargo e João Guilherme."

 

Margarida Carvalho (Serviço Social)

"Padre Edelcio, peço a Nossa Senhora da Assunção que dê forças às suas palavras como ministro da reconciliação entre Deus e os homens. Conte sempre com as minhas orações. Margarida Carvalho."

 

Ana Laura (Serviço Social)

Ana Laura

"Pe. Edelcio, obrigada por fazer parte da minha vida e da minha escolha em caminhar com Cristo, que Deus o abençoe. Ana Laura."

 

Rita Sol (Serviço Social)

Rita Sol

"Padre Edélcio, Deus seja louvado pela sua entrega, doação e serviço que com certeza ao longo desses anos fizeram a diferença. Agradeço pela sua acolhida carinhosa quando cheguei ao UNIFAI. Lembro-me de suas palavras "que sejam dias de aprendizado, alegria e amor, no seu curso e junto com essa Família que te acolhe!" Tive a honra de participar da minha primeira missa na instituição, alimentar-me da Palavra, ser orientada pelo Evangelho e conduzida pela Eucaristia. Muito obrigada! Que Deus te faça feliz em sua nova jornada e que continue sendo sinal do Cristo Ressuscitado para muitos corações. Te encontro na Palavra e na Eucaristia... Com carinho receba meu abraço e gratidão. Rita SOL."

 

Ir. Marivone dos Santos (Serviço Social)

Marivone

"Pe. Edelcio, obrigado pela partilha do teu SIM semeado em nosso meio com tanta generosidade e compromisso com a vida!!! Ir. Marivone Miranda."

 

Claive Cordeiro (Filosofia)

Claive

"Pe. Edelcio, obrigado por toda partilha de conhecimento, carinho e amizade. Um forte abraço! Claive"

 

Milene Queiroz (Eventos)

Milene

"Querido Pe. Edelcio, vou sentir muitas saudades suas, principalmente dos textos  “palavra do reitor”. Eu me orgulho e me alegro muito por ter tido a oportunidade de trabalhar com você. Que Deus te abençoe, você é especial. Milene Queiroz."

 

Flaviane Oliveira (Direito)

Flaviane

"Pe. Edelcio, gostaria de deixar meu agradecimento por todo ensinamento e por todo grande trabalho que fez na reitoria do UNIFAI. Como o senhor sempre disse: somos uma família. E é uma alegria fazer parte dela. Um abraço. Flaviane Oliveira."

 

Prof. Marcelo Monte

Marcelo

"Acessível, cioso com a justiça e com a remissão paternal do ofício, mesmo diante dos desafios do cargo. Marcelo Monte. Prof. Marcelo Monte."

 

Profª Wilma Deléo Pessoa

Wilma

"Pe. Edélcio: obrigada pelos anos de dedicação, competência e afeto. Seja feliz em sua caminhada. Com carinho, Wilma."

 

Amanda Gabira (Filosofia)

Amanda

"Pe. Edélcio, obrigada por sua gestão democrática e pela disponibilidade de sempre! O senhor nos fez e continuará fazendo-nos verdadeira companhia, então agradeço por roubar-nos a solidão! Sucesso em sua nova jornada! Deixo um abraço remoto e fraterno! Amanda Gabira."

 

Profª. Solange Magalhães.

Solange

"Padre Edelcio, compartilhar da sua companhia nestes anos foi um privilégio. Sua competência, dedicação e principalmente o caráter humano com o qual conduziu os processos em sua gestão reforçam cada vez mais o ideal de qualidade de nossa instituição. Sei que trilhará outros caminhos e com certeza serão de sucesso e seriedade. Agradeço cada momento partilhado com você e o carinho que teve comigo em todos os momentos que necessitei. Beijos. Profª Solange Magalhães."

 

Prof. Domingos Zamagna.

Domingos

"Querido Pe. Edelcio, sincera gratidão pela condução competente, respeitosa, serena e esperançosa que imprimiu em nossa UNIFAI. Queremos sua presença amiga bem perto de nós. D. Zamagna."

 

Eduardo G. Cachich (História)

Eduardo

"Pe. Edélcio, muito obrigado pela oportunidade de ter participado do projeto dos refugiados. Aprendi muito com ele. Eduardo G. Cachich (História)."

 

Gabriel José Moraes da Silva (Direito)

Gabriel

"Prezado irmão, Pe Edélcio, venho por meio desta lhe agradecer por todo serviço prestado nesse seu mandato à frente do UNIFAI. Damos graças a Deus pela sua vida e vocação. De modo particular, por acolher meus projetos como a Economia de Francisco e a palestra sobre a Campanha da Fraternidade 2019, juntamente com o Pe. Leomar e a Pastoral Universitária. Que Deus lhe conceda muitas bênçãos. Um abraço. Gabriel José Moraes da Silva - Curso de Direito."

 

Maria Auxiliadora Delgado Lima

Maria auxiliadora

"Caríssimo padre Edélcio, obrigada por tudo que tens contribuído na minha vida desde que te conheci e principalmente no UNIFAI, como diretor. Desejo-te tudo de bom, que a vida te retribua com todas as bênçãos e graças de Deus. Te abraço com minhas orações. Maria Auxiliadora D. Lima."

 

Luís Henrique Magalhaes (Direito)

Luís Henrique

"Pe. Edelcio, obrigado pelo apoio e força nos meus anos de estudos. De coração, felicidades de montão. Vichi. Não quis rimar mas, não pude evitar. Felicidades. Forte abc. Lúís H. Magalhães."

 

Prof. Valter Luiz Lara

Valter Lara

"Edelcio, você é dessas pessoas cuja singularidade virtuosa, transparente e autenticamente humana revela não só a força de um grande líder, mas um companheiro que sabe compartilhar, como ecônomo da Graça de Deus, os nossos dons e as nossas fragilidades.  Parabéns, meu irmão! Somos gratos por tua dedicação e empenho generoso em tudo o que fez por essa Instituição que tanto aprendemos a amar. Feliz aniversário!  Valter Luiz Lara."

 


Pe. Edelcio celebra sua última Missa como Reitor do UNIFAI

No dia 25 de Outubro de 2020, Pe Edelcio Ottaviani celebrou, às 11h00, a missa de despedida e agradecimento por seus oito anos de serviço à Comunidade Acadêmica do UNIFAI, na capela Imaculado Coração de Maria, situada à Rua Cel. Irulegui Cunha, n. 623,  junto à comunidade alocada no terreno que pertencia à antiga fábrica das Linhas Correntes, próxima à estação Oratório do Monotrilho (V. Prudente), onde realiza regularmente seu trabalho pastoral. 
Por causa da chuva forte que caiu nesse dia em São Paulo, com a consequente queda na transmissão, a celebração tem início com o Hino de Louvor (Glória). As menções ao UNIFAI se encontram na Homilia (a pregação logo após a leitura do Evangelho) e no agradecimento após a distribuição da Comunhão.
Por respeitar as orientações do distanciamento social, a celebração não foi realizada na capela do UNIFAI, mas nessa pequena capela onde ele celebra regularmente aos domingos. Em respeito às mesmas orientações da Organização Mundial de Saúde e das autoridades sanitárias competentes, estavam ali somente  12 pessoas (número máximo de participantes por celebração), guardado o espaçamento entre as cadeiras e o presbitério, onde se encontra o altar. Tanto ele quanto as leitoras e os cantores não usaram máscaras no momento das falas e dos cânticos. Todas as outras pessoas as utilizavam regularmente durante toda a missa.  Abaixo, postamos o link para quem se interessar em ouvir, nessa simples, mas tocante celebração, as palavras de reflexão do Pe Edelcio após o Evangelho e seu agradecimento final à Comunidade do UNIFAI, cujo teor associa as leituras da Palavra de Deus à sua “Última Palavra do Reitor”, postada também neste site.

Clique aqui e confira a celebração.

O Ser acima do Ter, sempre!

Em um momento de reflexão, o Reitor do UNIFAI, Pe. Edelcio Ottaviani nos traz uma mensagem para questionarmos onde temos depositado nossas esperanças, e que seres humanos temos sido neste período de Pandemia. 

Assista aqui!

A solidariedade em meio à Pandemia

Em mensagem, nosso Reitor, Pe. Edelcio Ottaviani no traz uma palavra de conforto e coragem para os tempos de COVID-19. 
Sejamos solidários uns com os outros, principalmente com os mais pobres e necessitados.

Assista aqui!


Missas e reflexões na capela do UNIFAI

Missas- Quintas-feiras, das 18h30 às 19h15 (quando foram retomadas as atividades presenciais)

Papo Fé e Cultura - Terças-feiras, das 18h30 às 19h15


Encontros às terças-feiras, sobre assuntos relacionados à fé e à cultura. Devido ao isolamento social provocado por conta da pandemia, os encontros estão ocorrendo via Plataforma Teams (de 15 em 15 dias).
Aos alunos, professores e funcionários que quiserem integrar o grupo, por favor, enviar e-mail para:
leomar.jesus@professor.unifai.edu.br

 

P.U 2020



Equipe litúrgica e membros da P.U. do UNIFAI

  • Ana Laura da Silva Santos
  • Carolina Gomes Fernandes
  • Claive Cordeiro
  • Filomena Anderick Mota
  • Flaviane Oliveira Silveira
  • Ir. Marivone Miranda dos Santos
  • Ivanice Silva Santana
  • Letícia Bernardo
  • Margarida Maria de Carvalho
  • Milene Queiroz
  • Natália Fernandes
  • Pe. Edelcio Ottaviani
  • Pe. Leomar Nascimento de Jesus
  • Prof. Claudemir Gimenez
  • Profª. Jô Camargo
  • Prof. Marcelo Monte de Oliveira
  • Profª Solange M. F. Magalhães
  • Rev. Aldo Menezes
  • Rita Solange Rodrigues
  • Sônia Regina F. Silva Pedro

"Projeto Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Imigrantes e Refugiados"

Voluntários

                                                                               Na foto, alguns membros que compõem a equipe.


Em 07 de março de 2020, foram retomados os trabalhos do programa “Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Imigrantes e Refugiados”, coordenado pela Pastoral Universitária (PU) do UNIFAI, em parceria com a Caritas Arquidiocesana, a Missão Paz e outras instituições.
Segundo Padre prof. Leomar do Nascimento de Jesus, coordenador da PU, o intuito é oferecer um serviço gratuito e de qualidade para que os irmãos, vindos das mais variadas nações, possam aprender a língua e se inserir mais facilmente no contexto brasileiro.

“Este serviço só é possível graças à dedicação, ao empenho de um grupo entusiasmado de voluntários, entre professores e ex-professores, alunos e ex-alunos, inclusive um do próprio projeto, e voluntários da comunidade”, diz o coordenador da PU.

“Infelizmente, por conta do isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, uma semana após o início das atividades do programa, tivemos que cessá-las. Tão logo, porém, voltem as atividades presenciais, retomaremos também este importante serviço aos nossos irmãos imigrantes e refugiados”, acrescenta o Pe. Leomar.



Equipe que compõem o Programa:

Pe. Leomar Nascimento de Jesus – Professor e coordenador da PU


Solange Maria F. Magalhães – Professora e coordenadora dos estágios

Luís Henrique Magalhães – aluno do Direito

Wilma Deléo Pessoa – ex-professora voluntária

Michelle Rocha Saloum – ex-aluna de História

Paloma Batista da Silva Farias – aluna de Biblioteconomia

Jeff Louis – voluntário externo.

Catherine Rojas Merchan - voluntaria externa

Joana D’Arc – aluna de História.

Amanda Almeida Gabira – aluna da Filosofia

Eduardo Gavranic Cachich – aluno de História

 


Encontro: Fraternidade e políticas públicas

No dia 25 de março de 2019 aconteceu o encontro promovido pela PU em torno do tema: “Fraternidade e políticas públicas”.
Os convidados para assunto tão urgente foram Dom Angélico Bernardino Sândalo, bispo emérito de Blumenau e grande referência no que diz respeito à luta social, e Pe. Paulo Sérgio Menezes, do clero de São Miguel Paulista, também atuante nos movimentos e lutas sociais.

dadasdfafafakaokaokaokao

 

Por cerca de três horas, estes dois ícones dos movimentos sociais mobilizaram a atenção dos cerca de 350 espectadores, que lotaram o auditório de nossa instituição.

 

RESUMO DAS ATIVIDADES DA PASTORAL UNIVERSITÁRIA DO UNIFAI - 2019

Até aqui nos sustentou o Senhor

O ano de 2019 foi um tempo de muitas realizações e belos encontros promovidos pela Pastoral Universitária (PU) do UNIFAI. Elevamos nossa gratidão ao Senhor que tem nos sustentado em nossa missão.

Antes de mais nada, vimos crescer o número de participantes e a qualidade dos serviços prestados pela pastoral. Várias foram as reuniões de organização e confraternização, com o intuito de promover e dinamizar o serviço de evangelização na faculdade. Também tivemos representantes nas reuniões e assembleias do Sínodos, do Natal dos Sonhos e do Vicariato Arquidiocesano da Pastoral Universitária. Iniciamos nosso encontro semanal intitulado “Papo Fé e Cultura”, às segundas-feiras, com temas muito interessantes e bem participados. Semanalmente, às quintas-feiras, houve a celebração da Eucaristia, contando sempre com a participação de alunos, professores, funcionários e visitantes.

Além das atividades semanais, houve duas missas de abertura do ano letivo fevereiro (de manhã e à noite), confiando a Deus todas as pessoas e atividades da faculdade. Em março, recebemos Dom Angélico e o Pe. Paulo Sérgio Meneses, que nos ajudaram a refletir sobre a Campanha da Fraternidade 2019 (Políticas Públicas). Em abril, nosso reitor presidiu a missa de Páscoa, celebrando aquela que é o mistério central de nossa fé: a ressurreição de Cristo.

No início do mês de junho a Pastoral Universitária promoveu o evento ecumênico e inter-religioso intitulado “Momento de oração pela unidade dos cristãos e pela paz entre as religiões”, em consonância com a “Semana de Oração pela Unidade Cristã”. Participaram do encontro membros das igrejas Anglicana, Batista, Católica e Assembleia de Deus, bem como membros da comunidade espírita. Foi um momento de paz e de união, permeado de cantos, orações e muita fraternidade.

Em agosto, além da celebração da Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, padroeira do UNIFAI, realizamos o evento intitulado: “Sarau: ‘Tua profissão também é um chamado’”, com o intuito de celebrar o mês vocacional adaptado à realidade das profissões promovidas pelo UNIFAI, através de seus cursos.

Em outubro, em consonância com o Sínodo da Amazônia e unidos ao Papa Francisco, promovemos o evento “Mística e Comunhão”. Esta atividade foi dividida em dois momentos. O primeiro foi marcado por um tempo de oração com músicas e preces, num clima de fraternidade e alegria. No segundo momento, na hora do intervalo e com o apoio da direção da faculdade, houve o teatro “Francisco de Assis, nossa missão na terra”, encenado por jovens e adultos da Paróquia São João Batista, Diocese de Santo Amaro. Muitos professores e alunos participaram do evento.

Em novembro, alguns membros da PU participaram de uma visita guiada ao Museu de Arte Sacra de São Paulo, no Mosteiro da Luz. Fomos muito bem recebidos pelo professor Marcos Horácio. Éramos 10 pessoas, entre alunos, professores e convidados. Tivemos, verdadeiramente, uma aula de teologia.

Em dezembro, celebramos com alegria a Primeira Comunhão de duas alunas do Serviço Social, Sônia e Ana Laura, que após um tempo de preparação pelo sistema Sacramentos On-line, receberam pela primeira vez a Eucaristia. Foi emocionante ouvir seu testemunho: “esperamos anos para isso acontecer, e nunca imaginamos que seria na faculdade.” Ainda em dezembro, foi celebrada uma missa, presidida por nosso reitor, o Pe. Edelcio, a pedido das

alunas (e do aluno) do programa “Universidade aberta à Maturidade”, quando se renderam graças ao Senhor pelo ano que passou, confiando-lhe o ano de 2020.

Por último, e não menos importante, no decorrer de todo o ano de 2019, o Programa Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Imigrantes e Refugiados (parte do trabalho da PU) recebeu uma média de 30 pessoas por mês, vindas de diferentes países, que se beneficiaram da capacidade e dedicação de professores, alunos, ex-professores e ex-alunos – todos voluntários - para o aprendizado de nosso idioma e para uma maior contado com nossa cultura.

Por tudo isso, rendemos graças ao Senhor, que até aqui nos sustentou e fazemos votos de que 2020 seja um ano de muita paz, alegria, justiça e saúde! Feliz Natal. Abençoado 2020.

 

Prof. Pe. Leomar Nascimento de Jesus

Coordenador da Pastoral Universitária – UNFIAI

Confira algumas fotos de Projetos atividades da Pastoral Universitária do UNIFAI.



"Tua profissão também é um chamado”: evento realizado no mês vocacional pela PU com músicas e mensagens refletindo sobre o ser humano como agente de transformação da realidade.

Alguns voluntários

 

Equipe


 

 

"Mística e Comunhão"

Mística e comunhão: momento oracional com músicas, orações e mensagens, seguido de um lindo teatro sobre a vida de São Francisco de Assis, preparados pelos jovens e adultos da Paróquia São João Batista – Diocese de Santo Amaro, em outubro de 2019.
 

MísticaMística 02Mística 03

 

Encontros e momentos celebrativos do nosso "Papo Fé e Cultura".

papo fé

 

papo fé 02

 

papo fé 03

 

Papo fé 04

 

Primeira Comunhão das alunas do curso de Serviço Social, e membras da P.U, Sônia e Ana Laura.

Em dezembro de 2019, celebramos com alegria a Primeira Comunhão de duas alunas do Serviço Social, Sônia e Ana Laura, que após um tempo de preparação pelo sistema Sacramentos On-line, receberam pela primeira vez a Eucaristia.

1ª Comunhão 01

 

1ª Comunhão 021ª Comunhão 031ª Comunhão 041ª Comunhão 05



Visita ao Museu de Arte Sacra de São Paulo: promovido pela PU em parceria com a coordenação do curso de Pós-graduação “Religião e Cultura
 

Museu



 

Participem!