Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Projetos: +Apoio

 

Projeto +Apoio

 

Objetivo

O objetivo do Projeto +Apoio é colocar o aluno em contato com uma atividade voluntária simples, temporária e sem vínculo, para que o mesmo tenha a vivência da ação antes de se decidir sobre um eventual projeto de voluntariado. 

 

Justificativa 

Este projeto tem como justificativa, por um lado, a necessidade de alguns alunos em buscar um primeiro contato com a atividade voluntária, por intermédio de ações orientadas e, por outro lado, a necessidade de apoio que algumas comunidades demandam para se organizarem durante o desenvolvimento de projetos do Unifai Social.

 

Escopo

Naturalmente, os projetos do Unifai Social tem como escopo o atendimento qualificado, como acompanhamento psicopedagógico de crianças, inclusão digital para adolescentes e atendimento social às famílias. 

Normalmente não são escopo dos projetos do Unifai atividades de manutenção da infraestrutura cedida pela comunidade (conserto, limpeza e organização) nem atividades de "cuidadores" (controle de entrada e saída dos espaços). Estas atividades não qualificadas são de responsabilidade das comunidades atendidas pelas parcerias do Unifai.  

Entretanto, dependendo do grau de maturidade da comunidade, alguns lugares necessitam de apoio para se organizarem nestas atividades básicas, muitas vezes demandando programas de conscientização e treinamento de novos voluntários da própria comunidade.  

Quando identificada esta situação, o Unifai procura desenvolver tais campanhas de divulgação e treinamento para que as comunidades apresentem voluntários para tais atividades, mas até que estas ações sejam negociadas e aplicadas, os projetos muitas vezes ficam carentes de apoio. 

O escopo do Projeto +Apoio, portanto, é suprir temporariamente esta carência de voluntários locais, fornecendo auxílio às comunidades nas atividades que seriam naturalmente de responsabilidade delas, mas que ainda não possuem elementos disponíveis para tal. 

 

Público-alvo

Alunos do Centro Universitário Assunção - Unifai, que estejam matriculados regularmente.

 

Pré-requisito

  • Estar regularmente matriculado nos cursos do Unifai 
  • Certificado de participação na palestra gratuita do CVSP - Centro de Voluntariado de São Paulo:  "Voluntariado e Transformação Social".
  • Ter mais de 18 anos. 

Obs. 1: agendar diretamente com o CVSP pelo telefone (011) 3284.7171

Obs. 2: as palestras ocorrem em vários horários e normalmente a cada 15 dias aos sábados, das 10h00 às 12h00.

Obs. 3: CVSP - Av. Paulista, 1294 - 19 andar - ao lado da Estação Trianon-Masp do Metrô (saída sentido Centro). Levar documento de identidade e chegar com no mínimo 15 minutos de antecedência,  pois a portaria exige um cadastro para entrar no prédio e minutos antes da palestra costuma ocorrer fila para tal operação.

 

Disponibilidade

Os alunos inscritos no projeto deverão participar de pelo menos três datas de atividades programadas em um semestre, concluindo assim a proposta de introdução à atividade voluntária. 

Dentro das ações do Unifai Social, os projetos que demandam participação de voluntários do +Apoio são: 

 

1. Parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Saúde - Pastoral do Menor 

Projeto Nsa. Sra. da Saúde

 

1.1 Localização e Horários

Aos sábados, das 14h00 às 16h00, na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, R. Domingos de Morais, 2387 (entrada pela R. Santa Cruz)

Obs.: estacionamento gratuito no local, porém sujeito à disponibilidade de vagas e circulação devido às missas das 15:30. Normalmente o portão abre as 14h00 e os carros estacionados no fundo do pátio ficam presos até o final da missa em decorrência do volume de veículos.

 
1.2 Atividades previstas pelo +Apoio neste projeto

  • Controle de corredor
  • Apoio logístico aos professores e alunos do Unifai em desenvolvimento de projetos do Unifai Social (Pedagogia, Serviço Social e Inclusão Digital)
  • Apoio à comunidade paroquiana nas atividades de organização do espaço durante as atividades do Unifai Social 

Obs.: as atividades são realizadas em um prédio externo, localizado ao lado da igreja, e não demandam a participação em cerimônias ou evangelização das crianças.

 

1.3 Datas disponíveis em 2012/2

 
Agosto:    04/08   11/08   18/08   25/08   
Setembro:    01/09   15/09   22/09   29/09
Outubro:    06/10   13/10*   20/10   27/10     
Novembro:    10/11   17/11*   24/11
Dezembro:    22/12*

 *Obs.: Os dias 13/10, 17/11 e 22/12 estão dentro de feriados e dependem de confirmação da Pastoral. As datas em azul já foram completadas.

 

1.4 Atividades Complementares

Para os cursos do Unifai que demandam Atividades Complementares, a composição de horas ficará:

  • 02 horas da palestra "Voluntariado e Transformação Social" (com a apresentação do Certificado)
  • 06 horas das três atividades programadas na comunidade
  • 04 horas de planejamento e elaboração de relatório

Total: 12 horas

 

1.5 Comentários Adicionais

  • Como este projeto envolve crianças e adolescentes em situação de risco social, as determinações do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, devem ser respeitadas; 
  •  Roupas leves, água e, para as mulheres com cabelos longos, levar algo para prendê-los se necessário; 
  •  Nem sempre existem locais fechados para a guarda de pertences, portanto evitar levar materiais que não possam ser guardados junto ao corpo.

 

Inscrições no projeto 

Entrar em contato com o Prof. Marcelo Monte, informando o interesse pelo projeto e as datas escolhidas. O retorno do contato será também por e-mail, informando uma data para apresentação do certificado da palestra e preenchimento de um cadastro. 


E-mail: prof.monte@uol.com.br

Obs.: colocar no assunto do e-mail: "Projeto Apoio" e responder ao anti spam do Uol.